Max Verstappen conquistou neste sábado (29) a pole position para a corrida Sprint para o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1. Em um Shootout semelhante a classificação da sexta-feira, com início na pista molhada e final no asfalto seco em Spa-Francorchamps, o piloto da Red Bull registrou 1min49s056 para garantir a posição de honra.
A segunda posição ficou com Oscar Piastri, piloto da McLaren que foi apenas 0s011 mais lento em relação a Verstappen. Carlos Sainz, com a Ferrari, vai largar da terceira posição, dividindo a segunda fila com Charles Leclerc, seu companheiro de equipe. O grupo dos cinco melhores ainda contará com Lando Norris, da McLaren.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Pierre Gasly, com o carro da Alpine, vai largar da sexta posição com a Alpine, enquanto Lewis Hamilton, da Mercedes, partirá da sétima colocação, dividindo a quarta fila do grid com Sergio Pérez, da Red Bull. Esteban Ocon, da Alpine, ficou com a nona posição, e George Russell, da Mercedes, completa a lista dos dez melhores.
LEIA MAIS:
F1: Leclerc se beneficia de punição de Verstappen e herda pole em Spa
F1: Sainz lidera treino marcado pela chuva na Bélgica
Veja a programação e onde assistir ao GP da Bélgica de F1
A sessão ainda contou com uma bandeira vermelha. No final do Q2, Lance Stroll, que arriscou colocar pneus slicks médios, perdeu o controle de sua Aston Martion no segundo setor do circuito belga, viu o carro sair de frente e acertar a barreira de proteção. O lance encerrou a segunda rodada da classificação em Spa-Francorchamps.
A corrida Sprint será disputada ainda neste sábado, às 12h05. O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 será realizado no domingo (30), com largada às 10h.
Confira como foi a Sprint Shootout
Q1
A classificação para a corrida Sprint em Spa-Francorchamps sofreu um atraso em seu início por conta da chuva. Após um longo trabalho de secagem da pista e 35 minutos de atraso, a sessão foi iniciada com os pilotos partindo para a pista com pneus intermediários nos carros. O primeiro a marcar tempo foi Lewis Hamilton, com 2min02s297 com a Mercedes.
Lando Norris se colocou em segundo com a McLaren, enquanto Charles Leclerc tomou a ponta com seis minutos, sendo batido por Oscar Piastri pouco depois, com o australiano marcando 2min01s311. No minuto seguinte, Max Verstappen marcou 2min00s352 para assumir a liderança, enquanto George Russell avançou ao segundo lugar, seguido por Sergio Pérez.
Os tempos seguiram caindo, e Carlos Sainz anotou 1min59s981 com a Ferrari quando restavam quatro minutos para o final do Q1, sendo superado por Verstappen no minuto seguinte, com 1min58s958. Pérez tomou o segundo lugar, seguido por Hamilton, enquanto Daniel Ricciardo, com a AlphaTauri, pulou para o sexto lugar.
A rodada inicial do Shootout chegou aos dois minutos finais com os pilotos sem se dirigir aos boxes, já que a pista seguia melhorando. Pérez pulou para a segunda posição, enquanto Logan Sargeant se colocou em sexto, caindo um posto após Alexander Albon subir para o segundo lugar. Verstappen melhorou seu tempo para 1min58s135, ampliando a liderança.
A sessão terminou com Verstappen na frente, seguido por Hamilton, e Alonso. Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, GuanYu Zhou e Nico Hülkenberg foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com a maior parte dos pilotos partindo para a pista após alguns minutos, sempre com os pneus intermediários. O primeiro a registrar tempo foi Ricciardo, com 1min57s687, sendo superado pouco depois por Norris. Restando menos de cinco minutos, apenas os dois haviam feito tempo.
Sargeant rodou com a Williams, mas logo retornou ao traçado. Gasly chegou a tomar a ponta, mas logo foi superado por Hamilton, que cravou 1min55s823, marca que foi superada por Verstappen pouco depois, com 1min55s200. Pérez aparecia em terceiro, seguido por Gasly e por Leclerc. Lance Strooll foi para a pista com pneus slicks médios, e abriu uma volta rápida, batendo e causando bandeira vermelha, encerrando o Q2.
Verstappen foi o mais veloz, seguido por Hamilton e Pérez. Ricciardo, Albon, Sargeant, Stroll e Alonso foram eliminados.
Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos partindo para a pista com pneus slicks macios, aproveitando a pista mais seca. O primeiro a marcar tempo foi Leclerc, com 1min52s525, marca que logo foi superada por Norris, com 1min51s546. Piastri pulou para o terceiro lugar, caindo um posto após Hamilton cravar 1min51s198. Verstappen se colocou em segundo com a Red Bull.
Os pilotos seguiram na pista com os pneus macios, e Ocon anotou o quarto tempo, e todos abriram uma nova volta nos segundos finais do treinamento. Pérez tomou a ponta com 1min50s303, mas foi superado por Gasly, que cravou 1min49s700. Sainz avançou para a ponta, mas Piastri o superou. No último giro, Verstappen marcou 1min49s056 para faturar a pole.
Deixe seu Comentário