Card image
Fórmula 1
F1: Leclerc se beneficia de punição de Verstappen e herda pole em Spa

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/07/2023
  • Atualizado: 28/07/2023 às 14:33
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc conquistou nesta sexta-feira (28) a pole position para o Grande Prêmio da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no início desta tarde no circuito de Spa-Francorchamps, o piloto da Ferrari marcou 1min46s988, foi superado em 0s820 por Max Verstappen, mas contou com uma punição de cinco posições contra o holandês para ficar com a posição de honra para o domingo.

Charles Leclerc
Foto: Scuderia Ferrari

A segunda posição no grid ficou com Sergio Pérez, piloto da Red Bull que foi 0s057 mais lento em relação a Leclerc. Lewis Hamilton, com a Mercedes, vai largar da terceira posição, dividindo a segunda fila com Carlos Sainz, quarto com o outro carro da Ferrari. O grupo dos cinco melhores ainda contará com Oscar Piastri, da McLaren.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Punido, Verstappen vai largar da sexta posição com o carro da Red Bull, enquanto Lando Norris, da McLaren, partirá do sétimo posto, dividindo a quarta fila do grid com George Russell, da Mercedes. O grupo dos dez melhores será fechado pela dupla da Aston Martin, equipe que terá Fernando Alonso em nono, e Lance Stroll em décimo.

LEIA MAIS:

F1: Sainz lidera treino marcado pela chuva na Bélgica
Veja a programação e onde assistir ao GP da Bélgica de F1

A programação da Fórmula 1 terá prosseguimento neste sábado (29) com o Sprint Shootout, a partir das 7h, e a Sprint, marcada para 11h30. O Grande Prêmio da Bélgica será disputado no domingo, às 10h.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação em Spa-Francorchamps começou com a direção de prova atrasando o início da sessão em dez minutos. A chuva já não atingia mais a região do circuito, mas a pista seguia molhada. Logo que a pista foi liberada, os pilotos partiram para a pista. George Russell foi o primeiro piloto a marcar tempo, com 2min02s360, usando pneus intermediários.

Pouco depois, Lewis Hamilton tomou a ponta, sendo superado na sequência por Lando Norris, que cravou 2min01s874. Russell tomou a ponta pouco depois, com 2min01s485, enquanto Max Verstappen se colocou na segunda colocação. Com dez minutos para o final da primeira rodada da classificação, Oscar Piastri recolocou a McLaren na frente com 2min01s438.

Norris escapou da pista e quase bateu o carro da McLaren, conseguindo retornar à pista. Carlos Sainz, com a Ferrari, avançou para o primeiro lugar com 2min00s536 na metade do Q1. Na Williams, Logan Sargeant deixou os boxes para suas primeiras voltas. Sainz melhorou seu tempo, mas foi superado por Verstappen, que cravou 1min58s932.

Enquanto Piastri subia para o terceiro lugar, Hamilton tomou a liderança com 1min58s841, enquanto Russell avançou ao quarto posto. O trilho começava a se formar na pista, enquanto os pilotos que apareciam mais no final da classificação preparavam uma nova volta para buscar a classificação para a sequência da disputa pela pole position.

Verstappen chegou a tomar a liderança, mas viu Leclerc marcar 1min58s300 para liderar a sessão. Alexander Albon, GuanYu Zhou, Logan Sargeant, Daniel Ricciardo, que teve sua volta excluída por extrapolar os limites de pista, e Nico Hülkenberg, foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo para a pista ainda com pneus intermediários. Hamilton foi o primeiro a marcar tempo, mas logo viu Valtteri Bottas cravar 1min57s657, marca que foi batida por Kevin Magnussen pouco depois. Oscar Piastri, então, se colocou na ponta com 1min56s370 com a McLaren.

A Red Bull mandou seus pilotos para a pista e viu Verstappen cravar 1min55s535 com nove minutos para o final da sessão, enquanto Pérez avançou ao segundo lugar. Pouco depois, os pilotos todos foram aos boxes para colocar pneus slicks macios. Esteban Ocon bateu sua Alpine, mas conseguiu levar o carro aos boxes, impedindo o acionamento da bandeira vermelha.

O primeiro a melhorar o tempo foi Pérez, que acabou superado em sequência por Russell e por Norris, que marcou 1min54s051. Yuki Tsunoda tomou o melhor tempo, mas viu Piastri cravar 1min51s534. Verstappen marcou o décimo tempo. Os eliminados foram Tsunoda, Gasly, Magnussen, Bottas e Ocon.

Q3
A decisão da classificação começou com os dez pilotos partindo para a pista novamente com os pneus macios. Piastri se colocou na ponta, mas acabou superado por Verstappen. Segundos mais tarde, foi a vez de Leclerc cravar 1min47s931 para tomar a liderança, enquanto Sainz avançou para a terceira colocação.

Após uma rápida passagem pelos boxes, os pilotos retornaram à pista para buscar melhorar os tempos. Leclerc melhorou seu tempo para 1min46s988, enquanto Sainz tomou o segundo lugar. A McLaren viu Piastri ficar à frente de Norris, enquanto Verstappen tomou a ponta com 1min46s168. Com a punição do holandês, Leclerc ficou com a pole position.

Deixe seu Comentário

Comentários