Card image
Fórmula 1
F1: Pérez domina ruas de Baku e vence GP do Azerbaijão

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/04/2023
  • Atualizado: 30/04/2023 às 9:39
  • Por: Ana Oliveira

Sergio Pérez venceu neste domingo (30), a prova principal do Grande Prêmio do Azerbaijão, no circuito montado nas ruas de Baku. O mexicano da Red Bull partiu da terceira posição e foi beneficiado por uma entrada do Safety Car no começo da prova. Ele também venceu a corrida sprint no sábado.

Pérez conquistou a vitória nas duas corridas do fim de semana no Azerbaijão (Foto: Red Bull Content Pool)

Max Verstappen, que chegou a ficar na liderança, foi prejudicado pelo Safety Car e acabou em segundo. Já a terceira posição ficou com Charles Leclerc, que precisou lidar com uma Ferrari sem ritmo de corrida. Fernando Alonso colocou sua Aston Martin em quinto, enquanto Carlos Sainz foi o quinto com a outra Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lewis Hamilton fez uma prova de recuperação e garantiu pontos com a sexta posição para a Mercedes. Ele foi acompanhado pela Aston Martin de Lance Stroll em sétimo e a Mercedes de George Russell em oitavo, com a volta mais rápida da prova. Lando Norris garantiu a nona posição para a McLaren, enquanto Yuki Tsunoda finalizou em décimo com a AlphaTauri.

LEIA MAIS:
Pérez comemora vitória na Sprint, mas espera corrida difícil no domingo
Leclerc fica satisfeito com segundo lugar na Sprint em Baku
Russell: “Não vou deixá-lo passar só porque ele é o Verstappen”

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no dia 7 de maio, no circuito de Miami, nos Estados Unidos. Confira como foi a corrida no Azerbaijão:

Leclerc conseguiu se defender de Max Verstappen na largada, mantendo a dianteira. A primeira curva não contou com incidentes. Kevin Magnussen foi quem mais ganhou posições, subindo três lugares com a Haas até chegar em 13º. Já Valtteri Bottas perdeu cinco, caindo para 18º.

Na segunda volta, o carro de Leclerc já estava perdendo ritmo de corrida. Verstappen se aproximou e conseguiu a ultrapassagem pouco tempo depois. Em seguida, Pérez já partiu para o ataque também, enquanto Sainz, em quarto lugar, começou a se distanciar do top-3.

A ultrapassagem de Pérez em Leclerc veio na sexta volta da prova. A partir daí, a Red Bull passou a abrir vantagem com seus dois carros na liderança.

A primeira parada de troca de pneus foi de Valtteri Bottas, na volta sete. Trocou os pneus médios pelos duros. Ele retornou para a pista na última posição. Na volta seguinte foi a vez de Alexander Albon, que fez a mesma escolha e também retornou no final do grid.

Fernando Alonso conseguiu alcançar Lewis Hamilton na nona volta e partiu para o ataque. Mas sua tentativa foi frustrada, já que a Mercedes chamou o heptacampeão mundial para sua troca de pneus. Enquanto isso, Pérez começou a se aproximar de Verstappen.

A bandeira amarela foi acionada na volta 10 após Nyck De Vries quebrar na pista entre os setores 1 e 2. Com isso, as equipes começaram a fazer suas paradas estratégicas. Verstappen foi um dos pilotos que parou antes do Safety Car entrar na pista e acabou se prejudicando, já que Pérez entrou depois. Com isso, o bicampeão perdeu posições para o companheiro de equipe e para Leclerc, ficando em terceiro.

A prova foi retomada na 14ª volta. Todos os pilotos estavam com pneus duros. Pérez conseguiu se manter na liderança, enquanto Verstappen partiu para cima de Leclerc e conseguiu tomar a segunda posição. Já Alonso não poupou Sainz e tirou a quarta posição da Ferrari.

No meio do pelotão Hamilton, que caiu para a décima posição, passou a se recuperar e chegou até mesmo a ultrapassar seu companheiro de equipe, Russell, pela sétima posição. Algumas voltas depois, ele também conseguiu ultrapassar Lance Stroll e subiu para sexto.

A corrida se estabilizou após a volta 20, sem muita ação acontecendo em pista. Dos 20 pilotos, apenas Nico Hulkenberg e Esteban Ocon, que largaram dos boxes, não haviam parado para trocar pneus.

Sergio Pérez se manteve na liderança sempre mantendo mais de dois segundos de diferença para Verstappen. Já Leclerc, em terceiro se encontrava a 16 segundos de distância para o bicampeão holandês.

Na volta 37, Hamilton conseguiu se aproximar de Sainz na disputa pela quinta posição. Já Guanyu Zhou viu sua prova acabar após um problema no carro relatado pela Alfa Romeo.

A prova terminou sem mais grandes movimentações, com Sergio Pérez conseguindo a vitória em Baku.

Deixe seu Comentário

Comentários