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GWM inicia produção nacional em 1º de maio de 2024

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  • Publicado: 28/04/2023
  • Atualizado: 28/04/2023 às 19:57
  • Por: Willian Teixeira

A chinesa Great Wall Motors (GWM) oficializou 1º de maio de 2024 como a data para o início oficial das atividades na fábrica localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo. Trata-se da antiga fábrica da Mercedes-Benz, comprada pelos chineses em 2021.

O anúncio foi feito ontem (27) em um evento na própria fábrica que contou com a presença da imprensa e de autoridades, como o Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e James Yang, CEO da GWM Américas.

A unidade instalada no município que fica a cerca de 160 km da capital paulista será a quarta da marca chinesa no mundo e a primeira fora da Ásia – as demais estão em China, Rússia e Tailândia. Além disso, a fábrica da GMW será a primeira do Brasil dedicada exclusivamente à produção de veículos híbridos e elétricos.

Segundo a marca, a planta paulista ficará encarregada de produzir dois novos modelos: a Poer (pronuncia-se “póuer”), sua primeira picape híbrida flex do Brasil, além de um SUV que compartilhará a mesma plataforma. A picape foi exibida aos presentes com uma camuflagem parcial, indicando que já está em fase de desenvolvimento de projeto para atender à legislação do país e às exigências do mercado local.

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Quando for lançada comercialmente, a GWM Poer será a primeira picape híbrida produzida no Brasil. A montadora também confirmou que o modelo será flex, podendo ser abastecido com etanol para reduzir ao máximo sua pegada de carbono. A picape será também o primeiro veículo híbrido flex do mundo desenvolvido pela GWM, ou seja, terá um motor elétrico combinado a outro impulsionado por etanol ou gasolina – ou uma mistura de ambos combustíveis.

“Esse é mais um passo importante da história da GWM no Brasil, com o anúncio do início das operações da sua fábrica em Iracemápolis, cujos veículos híbridos, com gasolina e etanol, estarão à disposição dos consumidores brasileiros e da América Latina a partir do próximo ano”, diz James Yang, CEO da GMW Americas, durante a cerimônia.

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Poer, picape média da GWM que será fabricada em Iracemápolis (SP) a partir de 2024 (Foto: Divulgação)

Alckmin ainda deu outros detalhes sobre a operação da fábrica. A partir do primeiro semestre deste ano será iniciado o processo de modernização e ampliação da linha de montagem, para possibilitar não apenas a produção de veículos com um alto nível de conectividade e eletrificação, mas também um aumento da sua capacidade instalada.

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“A neoindustrialização do Brasil passa necessariamente pela descarbonização e pela inovação, pela criação de meios de produção mais sustentáveis e eficientes. Há uma sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro”, afirmou o Vice-Presidente da República.

GWM, Geraldo Alckmin, Iracemápolis
Visita do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, à fabrica da GWM em Iracemápolis (SP) (Foto: Divulgação)

A GWM planeja que a fábrica de Iracemápolis tenha sua capacidade ampliada dos atuais 20.000 veículos por ano para o limite de 100.000 unidades anuais, o que vai possibilitar a geração de aproximadamente 2.000 empregos diretos.

O primeiro modelo comercializado no Brasil será o SUV híbrido Haval H6, atualmente em fase de pré-venda e suportado pela inauguração dos 50 pontos de venda e serviços da GWM Brasil, que será feita ao longo deste ano.

RACING teve a oportunidade de testar o Haval H6 GT em Interlagos! Confira a avaliação no vídeo abaixo:

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