Stoffel Vandoorne conquistou neste sábado (25), a pole position para o primeiro ePrix de São Paulo, sexta rodada do campeonato mundial de Fórmula E, que acontece no Sambódromo do Anhembi. O piloto da DS Penske teve um bom desempenho durante todo o classificatório e conseguiu superar o português António Felix Da Costa.
Da Costa, que é piloto da Porsche, também mostrou bom ritmo ao longo da sessão, mas não conseguiu bater o tempo do belga. Edoardo Mortara, da Maserati, vai largar na terceira posição. O quarto lugar ficou com Nick Cassiy, da Envision, enquanto Mitch Evans colocou seu carro da Jaguar na quinta posição.
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Jake Hughes vai largar da sexta posição com a McLaren, seguido por Jean-Éric Vergne, da DS Penske. Norman Nato garantiu o oitavo lugar para a Nissan, enquanto Maximilian Günther foi o nono com a Maserati. Por fim, René Rast larga em décimo com o segundo carro da McLaren.
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A Fórmula E realiza a prova do primeiro ePrix de São Paulo neste sábado (25), às 14h00. A Band, Bandsports e o YouTube transmitem a prova.
RACING acompanha o ePrix de São Paulo de Fórmula E direto do Anhembi com os jornalistas Ana Oliveira, Leonardo Marson e Venício Zambelli.
Confira como foi o ePrix de São Paulo:
Grupo A
O grupo A foi composto por Jean-Éric Vergne (DS Penske), Stoffel Vandoorne (DS Penske), Pascal Wehrlein (Porsche), René Rast (McLaren), Edoardo Mortara (Maserati), Andre Lotterer (Andretti), Nick Cassidy (Envision), Jake Hughes (McLaren), Sérgio Sette Câmara (NIO 333), Oliver Rowland (Mahindra) e Nico Müller (ABT).
Os primeiros minutos do classificatório foram utilizados para os pilotos sentirem as condições de pista com algumas voltas antes de prosseguirem para as voltas de classificação para a próxima fase.
Durante esse início, Sette Câmara acabou passando reto em uma curva e parando na pista causando a primeira bandeira vermelha da sessão. O carro voltou para os boxes em poucos minutos, com o treino retornando ao normal e os pilotos já seguindo para as voltas rápidas. O brasileiro também conseguiu retornar.
Se classificaram: Vandoorne, Cassidy, Mortara e Hughes.
Grupo B
O segundo grupo foi composto por Jake Dennis (Andretti), António Felix Da Costa (Porsche), Lucas Di Grassi (Mahinda), Sam Bird (Jaguar), Maximilian Günther (Maserati), Sébastien Buemi (Envision), Mitch Evans (Jaguar), Norman Nato (Nissan), Sacha Fenestraz (Nissan), Dan Ticktum (NIO 333) e Robin Frijns (ABT).
A sessão começou novamente com os pilotos aproveitando os primeiros minutos para algumas voltas rápidas, mas ainda sem tempo competitivo.
Robin Frijns causou uma breve bandeira vermelha após seu carro ficar parado na reta principal da pista do Anhembi. Porém, o piloto holandês conseguiu que seu carro voltasse a andar e o treino prosseguiu. Lucas Di Grassi não voltou para o classificatório após bater seu carro da Mahindra.
Após uma disputa acirrada, se classificaram: Bird, Günther, Da Costa e Evans.
Quartas de final
Mortara e Cassidy foram os primeiros a duelarem. O piloto da Envision abriu vantagem sobre Mortara, mas o suíço conseguiu recuperar e garantiu a melhor volta com 1m12s132, passando de fase. Cassidy ficou com 1m12s150.
O segundo duelo foi entre Jake Hughes e Stoffel Vandoorne. O piloto da McLaren não conseguiu uma boa volta, deixando Vandoorne conseguir um bom tempo de diferença. O belga da DS Penske se classificou com 1m11s920 contra 1m12s657 de Hughes.
Da Costa e Günther protagonizaram o terceiro embate. O português começou na frente, mas Günther passou a melhorar seu tempo e se aproximar. Mesmo assim, não foi suficiente para o piloto da Maserati se classificar, deixando a vaga para Da Costa, que fechou com 1m11s982.
Companheiros de equipe, Evans e Bird fizeram o quarto duelo. Bird começou na vantagem, mas logo foi superado por Evans, que conseguiu melhorar ainda mais sua volta, garantindo a vaga com 1m11s843.
Semifinal
Mortara e Vandoorne participaram do primeiro duelo da semifinal. Os pilotos tiveram uma disputa acirrada, mas Vandoorne conseguiu 1m11s929, superando o rival da Maserati em 0s180.
Da Costa e Evans seguiram para a segunda semifinal. O português fez sua volta em 1m11s982 e viu Evans conseguir chegar muito perto de seu tempo nas curvas finais. Porém, o piloto da Jaguar acabou sendo 0s040 mais lento, fazendo com que Da Costa se classificasse.
Final
Da Costa começou com vantagem, mas foi superado por Vandoorne, que continuou a melhorar seu tempo. Enquanto o português ficou com 1m11s967, o belga conseguiu 1m11s904, garantindo a pole para a DS Penske.
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