Card image
Fórmula 1
Verstappen lidera terceiro treino livre da F1 na Arábia Saudita

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/03/2023
  • Atualizado: 18/03/2023 às 11:33
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã deste sábado (18) no circuito de Jedá, o piloto da Red Bull, que já havia liderado as primeiras duas sessões do final de semana, marcou 1min28s485, usando pneus macios em seu melhor giro.

Max Verstappen
Verstappen melhor nos três treinos do final de semana. (Foto: Getty Images)

A Red Bull ainda viu Sergio Pérez ficar com o segundo melhor tempo, ficando 0s613 distante do tempo de Verstappen. Fernando Alonso, com a Aston Martin, ficou com o terceiro lugar na folha de tempos, sendo seguido por Lance Stroll, seu companheiro de equipe. O grupo dos cinco melhores foi completado por Lewis Hamilton, piloto que defende a Mercedes.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Charles Leclerc, da Ferrari, foi o sexto melhor na última volta da atividade, ficando à frente de Lando Norris, piloto da McLaren que foi o sétimo. Oscar Piastri, com a outra McLaren, fechou o a sessão com o oitavo tempo, enquanto Pierre Gasly, da Alpine, foi o nono. Carlos Sainz, da Ferrari, marcou o décimo tempo, enquanto George Russell, com a outra Mercedes, foi o 11º.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen comanda segundo treino na Arábia Saudita
F1: Verstappen domina primeiro treino para o GP da Arábia Saudita

Logo mais, a partir das 14h, será realizada a classificação que determinará as posições de largada para a segunda etapa do campeonato. O Grande Prêmio da Arábia Saudita será disputado no domingo (18), também às 14h. A Band mostra tanto a definição do grid quanto a prova ao vivo.

Confira como foi o treino

A terceira sessão de treinos livres em Jedá começou com temperatura em 27°C e asfalto em 43°C. A umidade do ar estava em 59% no momento em que a atividade começou. Após dois minutos, o primeiro a visitar a pista foi Lance Stroll, que saiu com a Aston Martin equipada com pneus médios. O time fez a mesma coisa com Fernando Alonso na sequência.

Enquanto a Aston Martin chamou seus dois pilotos aos boxes para trocar os pneus médios pelos duros, as outras equipes mantinham seus carros nos boxes. Depois, mesmo o time dos carros verdes chamou o canadense e o espanhol aos boxes. O silêncio na pista foi quebrado apenas com nove minutos de sessão, quando Oscar Piastri foi para suas voltas com a McLaren.

Pouco tempo depois, a AlphaTauri revelou por meio de suas redes sociais que Nyck de Vries não participaria da atividade desta manhã. De acordo com o time de Faenza, a unidade de potência do carro do holandês apresentou um problema, impedindo a participação do campeão da Fórmula E de 2021 na sessão livre.

Após 13 minutos, o australiano foi o primeiro a completar volta na atividade, cravando 1min32s531 usando pneus médios. A partir daí, os tempos passaram a cair. Primeiro, Nico Hulkenberg colocou a Haas na frente, sendo superado por Pierre Gasly, piloto da Alpine que marcou 1min30s718 com os pneus macios. Max Verstappen, com a Red Bull de pneus duros, foi 0s003 mais lento que o francês.

Com 16 minutos de treino, a Mercedes tomou a liderança ao ver George Russell marcar 1min30s476, marca apenas 0s016 melhor em relação a Lewis Hamilton, o segundo colocado. Já Charles Leclerc se colocou na quinta colocação com a Ferrari. Gasly retomou a ponta por alguns segundos, pois Verstappen, com os compostos de faixa branca, registrou 1min29s882 para tomar a ponta da classificação.

Hamilton melhorou seu tempo e pulou para o terceiro lugar na abertura do segundo terço da atividade, ainda ficando 0s539 atrás de Verstappen. Gasly também melhor tempo, mas viu Verstappen marcar 1min29s417, ampliando a diferença. Sergio Pérez, por sua vez, deu uma volta com pneus macios e tomou a ponta da tabela de tempos com 1min29s417.

Verstappen seguia dando voltas com pneus duros, e melhorando seu tempo, ainda que tenha ficado 0s132 distante do tempo de Pérez. Após 30 minutos, a classificação apontava os dois pilotos da Red Bull na frente, com o mexicano ponteando a tabela de tempos. Gasly aparecia em terceiro, seguido por Esteban Ocon, seu companheiro de Alpine, e George Russell.

Leclerc, que perderá dez posições no grid, seguia fazendo voltas com os pneus médios com 34 minutos de atividade, enquanto a maior parte dos pilotos estava nos boxes. Ocon e Gasly, ambos com pneus macios, melhoraram seus tempos, mas mantiveram suas posições. Hamilton voltou à pista com pneus macios e se colocou em quarto, ainda 0s402 atrás do melhor tempo.

Três pilotos chamavam atenção pelos bons desempenhos: Kevin Magnussen, que vinha em sétimo com a Haas na abertura do terço final do treino, Alexander Albon e Logan Sargeant, pilotos da Williams que vinham em oitavo e décimo, respectivamente. Pérez voltou à pista com pneus macios e marcou 1min29s127, melhorando seu tempo. Alonso avançou para o terceiro lugar pouco depois.

Restando 15 minutos para o final do treino, Verstappen tomou a ponta da sessão com o tempo de 1min28s756. Quem também melhorou foi Piastri, que pulou para o quinto lugar, enquanto Hamilton subiu para o terceiro posto. Logo na sequência, o bicampeão do mundo baixou ainda mais seu tempo, alcançando 1min28s660, ainda com os macios.

Alonso voltou também melhorou seu tempo, voltando ao terceiro lugar, 0s823 distante do tempo de Verstappen. Enquanto Leclerc saía para a pista com pneus macios pela primeira vez, o holandês da Red Bull voltou a melhorar seu tempo, agora com 1min28s485. Já a dupla da Ferrari não foi bem, com Sainz subindo para décimo, uma posição à frente do monegasco.

A atividade chegou ao final com Verstappen na frente, seguido por Pérez e Alonso.

Deixe seu Comentário

Comentários