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Indy: Ericsson supera O’Ward e vence GP de São Petersburgo

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  • Publicado: 05/03/2023
  • Atualizado: 05/03/2023 às 19:30
  • Por: Ana Oliveira

Marcus Ericsson venceu, neste domingo (5), o GP de São Petersburgo, primeira etapa da temporada 2023 da Indy. O piloto da Chip Ganassi apertou o então líder Pato O’Ward até as últimas voltas, quando foi beneficiado por um erro do mexicano da McLaren.

Ericsson venceu primeira prova da Indy em 2023 (Foto: IndyCar)

O’Ward acabou ficando com a segunda posição, seguido pela Chip Ganassi de Scott Dixon. A McLaren conseguiu também o quarto lugar com Alexander Rossi. A quinta posição ficou com o britânico Callum Ilott. O piloto da Juncos havia largado em 22º.

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Graham Rahal, da Rahal Letteman, foi o sexto colocado, enquanto Will Power cruzou a linha de chegada em sétimo. Alex Palou, mais um piloto Ganassi, ficou em oitavo, seguido por Christian Lundgaard com o carro da Rahal Letterman. O top-10 foi encerrado por David Malukas, piloto da Dale Coyne.

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A corrida contou com muitos incidentes: em dois deles, carros acabaram decolando na pista. Além disso, no final, Romain Grosjean e Colton Herta perderam a chance da vitória ao exagerarem na disputa e acabarem presos em uma das barreiras de pneus.

A Indy retorna no dia 2 de abril para o GP do Texas. Veja como foi a prova em São Petersburgo:

Romain Grosjean conseguiu manter a posição na pole. Na parte de trás do grid, a primeira curva contou com um acidente envolvendo Helio Castroneneves, Simon Pagenaud, Devlin De Francesco e Benjamin Pedersen causou a primeira bandeira vermelha da prova.

A batida veio após Santino Ferrucci tocar o carro de Castroneves, que rodou, batendo nos carros de Pagenaud e De Francesco. Em seguida, Pedersen acabou batendo forte no carro de De Francesco, que pegou impulso e decolou pela pista. Todos os pilotos saíram de seus carros bem, apesar de Castroneves mancar um pouco.

Abandonaram a prova: Castroneves, Pagenaud, Ferrucci, De Francesco, Pedersen e Felix Rosenqvist.

Os carros retornaram para a pista com bandeira amarela. Josef Newgarden, da Penske, voltou para os boxes para tentar uma estratégia diferente com os pneus.

Quando a bandeira verde foi retomada, Grosjean conseguiu se manter na frente, enquanto Herta e O’Ward continuaram logo atrás. Já Marcus Armstrong teve seu pneu furado e enfrentou problemas na volta 7.

Nas primeiras dez voltas, esse era o top-10: Grosjean, Herta, O’Ward, Ericsson, Palou, Kirkwood, McLaughlin, Dixon, Power e Rossi.

Nas voltas seguintes, Grosjean e Herta passaram a abrir vantagem sobre o pelotão os carros da Andretti chegaram a ter cinco segundos de distância entre o terceiro colocado, que era O’Ward com a McLaren.

Na volta 22, Herta passou a ter uma grande desgaste de pneus. O piloto tentou segurar, mas três voltas depois O’Ward encostou e ultrapassou para garantir a segunda posição. Em seguida, Ericsson e Palou também ultrapassaram Herta, seguidos por McLaughlin. Na volta 28, Herta finalmente foi para os boxes.

A partir daí, a janela de pit stops começou a ser utilizada pelas equipes, com vários pilotos se dirigindo aos boxes em momentos diferentes. Grosjean, líder, foi para a troca na volta 32. Ele retornou em 10°.

McLaughlin e Grosjean brigaram pela liderança na volta 36. Os carros chegaram a se tocar, e o piloto da Penske levou a melhor.

A bandeira amarela foi acionada em seguida após Conor Daly bater na barreira. Com isso, Scott Dixon assumiu a ponta da corrida. Daly conseguiu retornar para a pista. Dixon precisou devolver a posição para McLaughlin no realinhamento. Ele precisou voltar para a quinta posição.

A relargada veio na volta 42. McLaughlin conseguiu se manter. Na parte de trás do grid, Veekay passou reto na curva 4 e bateu na barreira. Harvey e Kirkwood acabaram se envolvendo no incidente, com o carro de Kirkwood decolando. A bandeira amarela foi acionada.

A prova retornou na volta 50. Dixon aproveitou para fazer a ultrapassagem sobre Ericsson pelo quarto lugar. Porém, a volta não durou muito: Herta bateu sua Andretti na barreira de contenção após uma disputa com Will Power.

A volta 55 trouxe novamente os carros para a corrida. McLaughlin manteve a ponta, seguido por Grosjean, O’Ward, Dixon, Ericsson, Rossi, Palou, Newgarden, Ilott e Lundgaard.

Nas voltas seguintes, Grosjean passou a seguir McLaughlin de perto. Na volta 66, mais uma janela de pit foi iniciada. O piloto da Andretti tentou a ultrapassagem pela vantagem nos pits, mas McLaughlin voltou na frente.

A disputa entre os dois se acirrou, eles ficaram lado a lado, se tocaram e acabaram na barreira. A liderança provisória passou a ser de David Malukas, que ainda não havia ido para sua segunda parada.

A corrida foi retomada com 22 voltas para o fim. Pato O’Ward ficou na liderança, seguido por: Ericsson, Dixon, Rossi, Ilott, Palou, Rahal, Newgarden, Power e Lundgaard no top-10.

Nas últimas voltas, Ericsson e Dixon tentaram se aproximar de O’Ward, mas o piloto da McLaren conseguiu se proteger por boa parte do tempo.

Com seis voltas para o fim, o carro de Newgarden começou a pegar fogo na parte do motor. Ele conseguiu levar o equipamento até os boxes, onde o fogo foi extinto.

Duas voltas depois, O’Ward errou na entrada da reta, entregando a liderança para Ericsson, que manteve a posição até receber a bandeirada final.

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