Card image
Notícias
Al-Attiyah vence especial, e Sainz mantém liderança do Dakar nos carros

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/01/2023
  • Atualizado: 02/01/2023 às 13:34
  • Por: Leonardo Marson

Atuais vencedores do Dakar, Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel venceram nesta segunda-feira (2) a segunda especial da edição deste ano. Competindo com um Toyota da Gazoo Racing, a dupla completou os 431 quilômetros cronometrados entre Sea Camp e Al Ula, na Arábia Saudita, em 5h00min26s, ficando com a vitória, a primeira em 2023.

Nasser Al-Attiyah
Al-Attiyah venceu pela primeira vez neste Dakar. (Foto: Marcelo Maragni)

Erik van Loon e Sébastien Delauney, com um Toyota da Overdrive, ficaram com a segunda posição, apenas 14 segundos distantes de Al-Attiyah e Baumel. Vencedores no domingo, Carlos Sainz e Lucas Cruz levaram a Audi ao terceiro lugar, sendo seguidos por Mathieu Serradori e Loic Minaudier, quartos com um Century. Lionel Baud e Rémi Boulanger, com um Toyota da Overdrive, foram os quintos.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Único brasileiro na disputa do Dakar entre os competidores dos carros, Lucas Moraes, que corre ao lado de Timo Gottschalk, mais uma vez bateu na trave do grupo dos dez melhores. Correndo com um Toyota preparado pela Overdrive, o atual vencedor do Sertões ficou com a 11ª colocação do dia, distante 30min51s dos vencedores.

LEIA MAIS:

Sainz fatura primeira especial do Rally Dakar nos carros com um Audi
Mattias Ekstrom vence prólogo do Dakar na Arábia Saudita

A classificação geral aponta Sainz e Cruz na liderança do Dakar após duas especiais, com 8h34min26s acumulados. Os espanhóis estão 2min12s à frente de Al-Attiyah e Baumel, os segundos colocados. Serradori e Minaudier completam a lista dos três primeiros com um atraso de 24min55s em relação aos ponteiros. Moraes e Gottschalk ocupam a 11ª posição, 41min44s atrás dos líderes.

Punição muda vencedor nos caminhões

Nos caminhões, a vitória ficou com Ales Loprais, Petr Pokora e Jaroslav Valtr Jr., trio que compete com um Praga e que completou o percurso em 5h38min18s. Os tchecos foram os segundos colocados inicialmente, mas uma punição de 15 minutos contra Janus van Kasteren, Darek Rodewald e Marcel Snijders, os alçou ao primeiro posto, relegando o trio da Iveco ao segundo lugar. Martin Vandenbrink, Rijk Mouw e Erik Kofman, com um Iveco, foram os terceiros.

Loprais, Pokora e Valtr Jr. aparecem na liderança da prova, somando 9h40min37s, marca 12min17s melhor em relação a Van Kasteren, ERodewald e Snijders. Jaroslav Valtr, Rene Kilian e Tomas Sikola completam a lista dos tr~es melhores após a disputa de duas especiais.

O Dakar segue nesta terça-feira (3), quando os competidores deixam Al Ula e seguem em direção a Ha’il, também na Arábia Saudita. Dos 668 quilômetros totais, 447 deles serão cronometrados.

Deixe seu Comentário

Comentários