Card image
Fórmula 1
Russell supera Verstappen e vence corrida Sprint agitada em Interlagos

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/11/2022
  • Atualizado: 12/11/2022 às 17:10
  • Por: Leonardo Marson

George Russell venceu neste sábado (12) a corrida Sprint para o Grande Prêmio de São Paulo, penúltima etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O piloto da Mercedes travou ótima batalha com Max Verstappen, conseguindo a ultrapassagem na 15ª das 24 voltas para vencer e faturar a pole position no domingo.

George Russell
Russell venceu uma Sprint pela primeira vez. (Foto: Jiri Krenek)

A segunda colocação ficou com Carlos Sainz, piloto da Ferrari que travou bom duelo com Lewis Hamilton e superou Verstappen no final da prova. O espanhol, porém, terá de pagar cinco posições de de grid por conta de uma troca de componente de motor e largará em sétimo. Hamilton, com a Mercedes, foi o terceiro, sendo seguido por Verstappen, que apostou em usar pneus médios, ante macios dos rivais, terminou a corrida em quarto com a Red Bull danificada na asa dianteira. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Charles Leclerc, da Ferrari, completou a prova com a sexta colocação, sendo seguido por Lando Norris, sétimo com a McLaren. A zona de pontos foi completada por Kevin Magnussen, que largou da pole position e terminou em oitavo com a Haas. Sebastian Vettel, da Aston Martin, e Pierre Gasly, da AlphaTauri, completaram o top-10.

LEIA MAIS:

Ocon comanda segundo treino livre para o GP de São Paulo em Interlagos
Magnussen surpreende e fatura pole para a Sprint do GP de São Paulo
Magnussen sobre pole em Interlagos: “é incrível, não esperava”
Sainz perde cinco posições no grid do GP de São Paulo

O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 será disputado neste domingo (13), a partir das 15h. A corrida terá transmissão da Band.

Confira como foi a corrida

A prova em Interlagos começou com Kevin Magnussen mantendo a primeira colocação, sendo seguido por Max Verstappen e George Russell, que duelavam pelo segundo lugar. O inglês passou a atacar mais fortemente o campeão do mundo logo na segunda volta, enquanto o dinamarquês da Haas se mantinha na ponta.

Na abertura da terceira volta, Lewis Hamilton passou por Esteban Ocon para tomar a sexta posição, enquanto Verstappen tomou a ponta no final da reta ao superar Magnussen. O piloto da Haas caiu para a terceira colocação no complemento do giro ao ser superado por Russell, e despencou para o quarto posto no giro seguinte, ultrapassado por Carlos Sainz.

Hamilton entrou no top-5 ao ultrapassar Lando Norris, enquanto Fernando Alonso perdeu um pedaço da asa dianteira ao ser tocado por Ocon, seu companheiro de Alpine, com o espanhol indo aos boxes. Enquanto isso, o heptacampeão do mundo seguiu rápido e deixou Magnussen para trás na sexta volta, avançando ao quarto posto.

Na oitava volta da prova, Pérez passou opor Norris para tomar a sexta colocação, passando a atacar Magnussen imediatamente, conseguindo a ultrapassagem no nono giro. Na frente, Verstappen abriu um segundo sobre Russell. Mais atrás, Sebastian Vettel tentou superar Lance Stroll, e acabou pisando na grama. Na volta seguinte, o tetracampeão fez a ultrapassagem e tomou o 11º posto.

Russell voltou a se aproximar de Verstappen na volta 11, ficando meio segundo atrás do piloto da Red Bull, abrindo ataque no giro seguinte. O piloto da Mercedes tentou novamente no giro 13, sem sucesso. Enquanto isso, Alexander Albon escapou da pista e deixou a disputa da prova com sua Williams.

De tanto insistir, Russell conseguiu a ultrapassagem na 15ª volta, tomando a liderança de Verstappen na reta oposta. Na disputa pelo terceiro lugar, Hamilton passou a atacar Sainz, sem conseguir a ultrapassagem. Stroll, por sua vez, foi punido em dez segundos por conta do incidente com Vettel na primeira metade da corrida.

Mesmo pressionado por Hamilton, Sainz se aproximou de Verstappen, conseguindo a ultrapassagem no S do Senna na 19ª volta. O holandês perdeu um pedaço da asa dianteira e passou a ser atacado por Hamilton, que superou o campeão do mundo no início da 20ª volta. Mais atrás, Vettel tomou o nono lugar ao passar por Pierre Gasly.

Na frente, Russell seguiu para vencer a prova, sendo seguido por Sainz e Hamilton.

Deixe seu Comentário

Comentários