Card image
Fórmula 1
Leclerc domina segundo treino livre da F1 nos Estados Unidos

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/10/2022
  • Atualizado: 21/10/2022 às 20:35
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc foi o piloto mais rápido do segundo treino livre para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, 18ª etapa da temporada da Fórmula 1. Em uma atividade que contou com 1h30min de duração por conta dos testes de pneus para 2023, o monegasco da Ferrari anotou 1min36s810 com os pneus médios nesta sexta-feira (21).

Charles Leclerc
Leclerc foi dominante em Austin. (Foto: Scuderia Ferrari)

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo que foi 0s715 mais lento em relação a Leclerc. Daniel Ricciardo, com a McLaren, fechou a sessão com o terceiro tempo, sendo seguido por Carlos Sainz, quarto com a outra Ferrari do grid. O grupo dos cinco melhores foi completado por Mick Schumacher, da Haas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lando Norris, com a McLaren, terminou a sessão com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Max Verstappen, atual campeão do mundo e piloto da Red Bull. Lewis Hamilton colocou a Mercedes na oitava posição, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi o nono. Sergio Pérez, com a Red Bull, fechou a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Carlos Sainz lidera primeiro treino da F1 em Austin

A programação da Fórmula 1 em Austin terá sequência no sábado (22), primeiro com o terceiro treino livre do final de semana, às 16h, e depois com a classificação, às 19h. O BandSports mostra as duas atividades com exclusividade. O Grande Prêmio dos Estados Unidos será disputado neste domingo, a partir das 16h, com transmissão da Band.

Confira como foi o treino

A segunda sessão de treinos livres começou com sol forte no Circuito das Américas, com temperatura em 29°C e umidade do ar em apenas 30%. O asfalto estava em 37°C. Logo que os boxes foram abertos, diversos pilotos partiram para os boxes. Logo com quatro minutos de sessão, Valtteri Bottas marcou 1min40s655 com a Alfa Romeo.

Pouco depois, Daniel Ricciardo tomou a ponta com a McLaren, sendo superado por Charles Leclerc pouco depois, que marcou 1min38s856 usando pneus macios. Os tempos seguiram caindo e, na sequência, Carlos Sainz tomou a liderança usando os pneus protótipos, que serão usados na F1 em 2023. Por este motivo, a sessão contou com 1h30min de duração.

Com oito minutos de treino, Leclerc voltou para a ponta ao cravar 1min37s614. Por outro lado, Lewis Hamilton passava pela reta com a asa móvel abrindo e fechando intermitentemente, o que poderia ser um teste ou um problema com o dispositivo. Com 15 minutos de sessão, o monegasco acertou uma volta em 1min36s810, com pneus médios.

A McLaren começou a chamar atenção com 20 minutos de treino, com Daniel Ricciardo aparecendo em quarto, seguido por Lando Norris. No fechamento do primeiro terço da sessão, o australiano avançou ainda mais na atividade, tomando o segundo lugar, sendo superado por Bottas pouco depois. Quem também melhorou seu tempo para se colocar entre os cinco melhores foi Mick Schumacher, com a Haas.

A partir dos 40 minutos de treino, os pilotos passaram a trabalhar com os pneus protótipos para a próxima temporada, o que fez com que os tempos não caíssem. Desta forma, Leclerc se mantinha na liderança com uma volta 0s715 melhor em relação a Bottas. O grupo dos cinco melhores ainda contava com Ricciardo, Sainz e Schumacher. Campeão do mundo, Max Verstappen vinha em sétimo.

Os pilotos partiram para a meia hora final ainda trabalhando com os pneus para o próximo ano, sem pensar em usar os compostos da atual temporada. Alguns pilotos optaram por não retornar à pista, casos de Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Max Verstappen. Com 15 minutos para o encerramento da sessão, apenas Leclerc, Bottas, Schumacher, Magnussen, Russell e Stroll estavam na pista.

Sem mudanças nas posições da frente, o treinamento foi encerrado com Leclerc na frente, seguido por Bottas e Ricciardo.

Deixe seu Comentário

Comentários