Card image
Fórmula 1
FIA anuncia mudanças em procedimentos após polêmicas no Japão

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/10/2022
  • Atualizado: 21/10/2022 às 18:13
  • Por: Ana Oliveira

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo), anunciou nesta sexta-feira (21), uma série de mudanças em procedimentos após as falhas polêmicas que aconteceram durante o Grande Prêmio do Japão, prova que contou com muita chuva e reclamações dos pilotos.

Procedimentos em Suzuka foram alvos de críticas (Foto: Divulgação/F1)

A federação revisou o incidente com os tratores na pista durante o safety car, alvo de reclamações de boa parte do grid e do público em geral. O presidente, Mohammed Ben Sulayem, se encontrou com diversos pilotos, incluindo George Russell, que é presidente da Associação de Pilotos, e Pierre Gasly, protagonista do incidente.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

“O painel de revisão reconheceu que ter guindastes de resgate na pista em Suzuka durante as condições climáticas é um assunto delicado em vista dos trágicos incidentes do passado”, disse a FIA em comunicado oficial. A federação se refere ao incidente de 2014, quando Jules Bianchi bateu em um trator, justamente em Suzuka. O piloto entrou em coma e faleceu no ano seguinte.

LEIA MAIS:
Sainz lidera primeiro treino da F1 em Austin

“O painel determinou que, em retrospectiva, como as condições climáticas estavam mudando, seria prudente atrasar a implantação dos veículos de recuperação na pista”, admitiu a organização.

Com isso, novas medidas passam a ser adotadas a partir do Grande Prêmio dos Estados Unidos:
– A FIA notificará as equipes sobre a presença de tratores na pista. As equipes devem informar seus pilotos;
– Uma janela de monitoramento de VSC/Safety Car será desenvolvida, seguindo cada carro para saber onde eles estão;
– O diretor de corridas irá conversar com os pilotos durante a reunião pós-treinos na sexta-feira;
– Uma nova função permitirá a alteração da velocidade delta necessária para o piloto seguir antes e nos setores onde houver um incidente. Isso ajudará os pilotos a saberem onde os incidentes foram declarados;
– Haverá uma revisão dos precedentes de penalidades para os pilotos que não respeitarem as regras relativas às condições amarelo, amarelo duplo, VSC e SC;
– Será feita uma avaliação da aplicação atual dos painéis publicitários, sua construção, localização e materiais utilizados para evitar a possibilidade de serem arrancados e jogados na pista.

Deixe seu Comentário

Comentários