Card image
Capa da Semana
WEC: Alpine vence batalha épica nas 6 Horas de Monza contra a Toyota

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/07/2022
  • Atualizado: 10/07/2022 às 23:43
  • Por: Venicio Zambeli

A Alpine Team ELF conquistou uma vitória memorável nas 6 Horas de Monza. Em condições desafiadoras de muito calor e sol, os pilotos André Negrão, Matthieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre duelaram com a dupla de Toyota Gazoo Racing Hypercars na segunda fase da corrida para saírem vitoriosos. Foi a segunda vitória do time francês na temporada 2022 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

Alpine vence 6 Horas de Monza com André Negrão
Capa Destaque da Semana RACING – Alpine vence 6 Horas de Monza da WEC com André Negrão – Foto: Alpine Signatech / divulgação

A conquista foi por apenas 2s782 de vantagem. O modelo Alpine A480 número 36 superou o Toyota GR010 Hybrid Hypercar número 8 depois de algumas emocionantes batalhas roda a roda que colocaram a grande multidão presente no circuito italiano de pé.

Alpine vence 6 Horas de Monza com André Negrão
Alpine travou briga direta contra a Toyota e levou a melhor na Itália – Foto: Alpine / divulgação

Um dos momentos cruciais da corrida aconteceu na quinta hora, quando os pilotos Matthieu Vaxiviere e Kamui Kobayashi duelavam pela liderança na reta principal a 300 km/h. Um toque entre os dois fez com que o Toyota sofresse um furo de pneu e danificasse a sua carroceria, forçando a ir para os boxes. Essa decepção foi agravada por uma penalidade de stop and go de 90 segundos pelo incidente, o que só permitiu que ele voltasse em terceiro lugar.

Alpine vence 6 Horas de Monza com André Negrão
Alpine, Toyota e Peugeot disputam posições na largada – Foto: Florent Gooden / DPPI / divulgação

Isso deu à Alpine uma certa tranquilidade rumo à bandeira quadriculada, embora Vaxiviere tivesse que observar em seus espelhos retrovisores cuidadosamente a chegada de Ryo Hirakawa, que sonhava com a liderança.
Mas o piloto japonês não conseguiu ameaçar de verdade e o trio franco-brasileiro da Alpine ampliou sua vantagem no campeonato para 10 pontos com a vitória.

Alpine vence 6 Horas de Monza com André Negrão
Pit Stop e estratégia funcionaram para a equipe francesa – Foto: Frédéric Le Floch / DPPI / divulgação

A equipe da Glickenhaus Racing havia conquistado a pole position antes da corrida e parecia ter uma forte chance de vitória, quando o 007LMH Hypercar chegou a liderar na primeira metade da corrida.
Suas chances, porém, terminaram na quarta hora, quando depois de cumprir uma penalidade, Olivier Pla sofreu um raro problema de turbo e foi forçado a para o seu Hypercar.

Alpine vence 6 Horas de Monza com André Negrão
Alpine travou e venceu batalha contra os carros da Toyota em Monza – Foto: Florent Gooden / DPPI / divulgação

A Peugeot Total Energies fez sua estreia na categoria e ficou em quarto lugar, com Loic Duval, James Rossiter e Gustavo Menezes, com seu Peugeot 9X8. O outro carro do time, pilotado por Jean-Eric Vergne, Mikkel Jensen e Paul di Resta, parou na primeira hora, voltou depois de um reparo, mas acabou se retirando no final.

A quinta rodada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2022 acontecerá no Fuji Speedway, dia 11 de setembro.

Alpine vence 6 Horas de Monza com André Negrão
André Negrão no cockpit de seu Alpine A480 da WEC – Foto: Joao Filipe / DPPI / divulgação

Depoimento dos pilotos vencedores:

André Negrão (BRA)
“É incrível vencer em Monza, nos recuperando após nossa semana difícil nas 24 Horas de Le Mans. Acho que os fãs gostaram do show de hoje e estou muito satisfeito com a vitória. Ainda lideramos o campeonato. Marcamos alguns pontos valiosos antes das duas últimas corridas do calendário, mas ainda há muito a conquistar.”

Nicolas Lapierre (FRA)
“Foi uma corrida brilhante, tanto dentro como fora do cockpit. Não foi fácil bater os Toyotas, pois nossos carros são tecnicamente muito diferentes, mas usamos todas as nossas forças para atingir nosso objetivo. Tivemos que fazer o nosso melhor aqui, pois a próxima prova acontecerá no quintal da Toyota, no Japão, e nós fizemos e já estamos ansiosos para o desafio em Fuji.”

Matthieu Vaxiviere (FRA)
“Que corrida e que batalha! Eu me diverti muito hoje, com muitas disputas emocionantes entre todos os Hypercars correndo no mesmo segundo. Isso é o que mais gostamos por ser pilotos, mas também para os espectadores deve ter sido incrível. Foi uma vitória da equipe, com todos trabalhando perfeitamente juntos na estratégia, pit stops e pilotagem.”

Alpine vence 6 Horas de Monza com André Negrão
André Negrão (BRA) / Matthieu Vaxiviere (FRA) / Nicolas Lapierre (FRA): trio venceu as 6 Horas de Monza 2022 – Foto: WEC / divulgação

 

Classificação das 6 Horas de Monza 2022:
1- Alpine Elf Endurance Team n°36 194 voltas
2- Toyota Gazoo Racing nº 8 +2.762s
3- Toyota Gazoo Racing nº 7 + 2 voltas
4- Realteam pelo WRT n°41 + 6 voltas
5- JOTA nº 38 + 6 voltas

Campeonato Mundial de Endurance FIA – Hypercar
Campeonato de pilotos:
1- Lapierre – Negrão – Vaxiviere – 106 pontos
2- Buemi – Hartley – Hirakawa – 96 pontos
3- Conway – Kobayashi – Lopez – 76 pontos
4- Dumas – Pla – 70 pontos
5- Derani – 47 pontos

Campeonato de Construtores:
1- Toyota Gazoo Racing – 121 pontos
2- Equipe Alpine Elf Endurance – 106 pontos
3- Corrida Glickenhaus – 70 pontos
4- Peugeot TotalEnergies – 12 pontos

Texto Base – WEC / Alpine Signatech / divulgação

Fotos: Alpine Signatech / divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários