Sergio Pérez conquistou neste sábado (26) a pole position para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, segunda etapa da temporada da Fórmula 1. Em uma classificação marcada por um forte acidente com Mick Schumacher, o piloto da Red Bull registrou na sua última passagem do Q3 no circuito de Jedá a marca de 1min28s200. É a primeira pole position de um mexicano na categoria.
A segunda posição no grid ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que acabou superado em 0s025 pelo mexicano, completando a primeira fila. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, ficou com a terceira posição no grid, sendo seguido por Max Verstappen, piloto da Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Esteban Ocon, da Alpine.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
George Russell, com a Mercedes, ficou com o sexto melhor tempo, e fechará a terceira fila do grid. Fernando Alonso partirá da sétima colocação com um carro da Alpine, sendo seguido por Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo. Pierre Gasly colocou sua AlphaTauri na nona posição, enquanto Kevin Magnussen, da Haas, fecha a lista dos dez melhores.
LEIA MAIS:
Schumacher sofre forte acidente durante classificação da F1 em Jedá
A grande decepção da classificação foi Lewis Hamilton. O piloto da Mercedes não conseguiu avançar para a segunda rodada da classificação ao ficar com o 16º tempo na rodada inicial. É a pior posição de largada do heptacampeão do mundo desde o GP do Brasil de 2017, quando largou da 20ª colocação.
A atividade ainda contou com um grande susto: Mick Schumacher bateu muito forte durante a segunda rodada da classificação. Sem que o piloto conseguisse deixar o carro imediatamente, ambulâncias foram para a pista, mas, de acordo com a Haas, o alemão deixou o local do acidente consciente. Não se sabe se o piloto terá condições de correr no domingo.
O Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 será disputado neste domingo (27), a partir das 14h. A Band, a Rádio Bandeirantes e a BandNews FM transmitem a corrida ao vivo.
Confira como foi a classificação
Q1
A sessão classificatória para a segunda etapa da temporada 2022 começou com temperatura em 23°C e umidade do ar em 55%. Já o asfalto estava em 26°C quando os boxes foram abertos e os pilotos foram para a pista. O primeiro a marcar tempo foi Kevin Magnussen, que marcou 1min30s425 com a Haas equipada com pneus macios.
Lando Norris colocou a McLaren na segunda colocação no começo do treino, sendo seguido por Daniel Ricciardo. George Russell colocou a Mercedes na quarta posição, usando pneus médios em sua volta. Pouco depois, Mick Schumacher avançou para o segundo lugar com a Haas, 0s100 atrás da marca obtida por Magnussen.
A Ferrari mandou seus pilotos para a pista, e veria Carlos Sainz e Charles Leclerc marcarem as melhores voltas, não fosse um acidente com Nicholas Latifi, que parou no muro com a Williams. O acidente com o canadense fez com que a direção de prova acionasse a bandeira vermelha quando restavam 11min22s para o final da sessão.
A sessão foi retomada alguns minutos depois, com Max Verstappen partindo para a pista para cravar 1min29s330, marca que logo foi batida pelos dois pilotos da Ferrari, que viu Sainz tomar a ponta com 1min28s855, enquanto Leclerc ficou 0s184. Valtteri Bottas avançou para o sexto lugar com a Alfa Romeo, ficando logo atrás de Sergio Pérez.
Yuki Tsunoda viu sua AlphaTauri apresentar problemas de alimentação de combustível no motor, e chegou aos cinco minutos finais ainda sem tempo de volta. Norris, por sua vez, pulou para a sexta posição com a McLaren, ficando imediatamente atrás de Bottas, quinto colocado. Magnussen pulou para sétimo, enquanto Ricciardo apareceu em 11º.
Hamilton, agora com pneus macios, ficou com o 16º tempo, posição que o tiraria do Q2. Restando dois minutos para o final, o heptacampeão estava na zona de eliminação ao lado de Nico Hülkenberg, Alexander Albon, Nicholas Latifi e Yuki Tsunoda. No meio do pelotão, Zhou avançou para a nona posição.
Lewis Hamilton melhorou para o 15º lugar, mas viu Lance Stroll melhorar seu tempo, ficando fora do Q2, ao lado de Albon, Hülkenberg, Latifi e Tsunoda. Sainz marcou o melhor tempo, sendo seguido por Verstappen e Leclerc.
Q2
A segunda rodada da classificação com os pilotos partindo à pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a marcar tempo foi Magnussen, que cravou 1min30s206 com pneus macios. Logo depois, Leclerc tomou a liderança da sessão com 1min28s883 usando pneus macios, sendo seguido por Pérez e Sainz.
Verstappen saiu para sua volta rápida e marcou o terceiro tempo, apenas 0s062 atrás do tempo obtido por Leclerc. Fernando Alonso se colocou em quinto, seguido por Russell. A Alfa Romeo mandou seus dois pilotos à pista e viu Bottas se colocar em sexto, enquanto Zhou parou no 11º lugar. Restando cinco minutos para o final da sessão, Mick Schumacher bateu forte com a Haas, causando nova bandeira vermelha.
Após 57 minutos de interrupção, a sessão foi retomada com os pilotos partindo para a pista. Magnussen abortou uma volta rápida, enquanto Norris ficou com o oitavo tempo. Já Russell não conseguiu melhorar seu tempo de volta, ficando com a sétima posição. O dinamarquês da Haas, depois, pulou para sétimo, enquanto Sainz tomou a ponta com 1min28s686 com a Ferrari.
Os eliminados foram Norris, Ricciardo, Zhou, Schumacher e Stroll.
Q3
A rodada final da classificação começou com sete dos dez pilotos partindo para a pista, exceções feitas a Pérez, Bottas e Russell. Leclerc se colocou na ponta, mas logo foi superado por Sainz, que marcou 1min28s402. Pérez se colocou em terceiro, logo à frente de Ocon. Já Verstappen marcou somente o sexto melhor tempo.
Russell se colocou na quinta colocação em sua primeira volta, enquanto Bottas se colocou em sexto com a Alfa Romeo. Pouco depois, os outros pilotos saíram para tentarem melhorar seus tempos nos instantes finais da classificação em Jedá.
Leclerc melhorou seu tempo para 1min28s225, tomando a liderança da sessão, enquanto Sainz não melhorou seu tempo. Pérez marcou 1min28s200, enquanto Verstappen se colocou em quarto. Melhor para o mexicano, que faturou a pole position.
Deixe seu Comentário