A Fórmula 1 está de volta a Portugal. Neste final de semana haverá a disputa da 12ª etapa da temporada, no circuito de Portimão, localizado na região do Algarve e que debutará na mais importante categoria do automobilismo mundial. Além disso, a prova marca o retorno do campeonato ao país ibérico.
Será a 17ª vez que a Fórmula 1 realizará o Grande Prêmio de Portugal. A primeira vez da categoria naquele país aconteceu em 1958, no circuito do Porto, em corrida vencida por Stirling Moss. O “campeão sem título” ainda venceu no ano seguinte, quando a corrida foi disputada pela única vez em Monsanto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Apesar disso, a história do GP de Portugal é baseada nas corridas no circuito do Estoril, que recebeu provas até 1996. Assim, os maiores vencedores da Fórmula 1 em terras lusitanas são Alain Prost e Nigel Mansell, ambos com três vitórias. Foi no Estoril que Ayrton Senna venceu pela primeira vez, em 1985.
LEIA MAIS:
Confira a programação para o GP de Portugal e onde ver na TV
Senna também é o recordista de poles positions na mais importante categoria do automobilismo mundial em Portugal, faturando três posições de honra. Já Gerhard Berger é o piloto com mais melhores voltas, com três giros mais rápidos em corrida.
A corrida deste final de semana será disputada em um circuito que tem 4.653 metros de extensão, com 15 curvas. O Grande Prêmio de Portugal contará com 66 voltas. Os treinos serão realizados a partir da sexta-feira, enquanto a corrida está marcada para o domingo.
Deixe seu Comentário