Card image
Competições
F1 anuncia retorno do GP da Holanda em Zandvoort

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 14/05/2019
  • Atualizado: 14/05/2019 às 9:36
  • Por: Leonardo Marson

A Fórmula 1 anunciou na manhã desta terça-feira (14) a volta do Grande Prêmio da Holanda ao calendário da categoria a partir de 2020. A prova será disputada no circuito de Zandvoort, e marca o retorno da mais importante categoria do automobilismo mundial ao país europeu depois de um hiato de 35 anos. O acordo entre a Fórmula 1 e o circuito é válido por três anos.

Zandvoort
A Holanda não recebe uma corrida de F1 há 35 anos. (Foto: F1)

O retorno da Holanda ao calendário era cogitado há algum tempo, e ganhou força na última semana, com rumores que davam conta da volta da prova ocupando o lugar que hoje pertence ao GP da Espanha. Essa informação não foi confirmada pela Fórmula 1, que admitiu, porém, que o circuito de Zandvoort e sua infraestrutura passarão por modificações para se adequarem às normas da FIA para receber um Grande Prêmio.

A prova que marcará o retorno da Holanda ao calendário será a 31ª realizada naquele país. A primeira delas aconteceu em 1952 e teve como vencedor Alberto Ascari, com uma Ferrari, piloto que sairia campeão do mundo naquele ano. São 19 vencedores diferentes em 30 corridas, sendo 12 deles campeões do mundo. Jim Clark é o recordista de vitórias, com quatro triunfos.

LEIA MAIS:
Chefes da F1 confirmam GP do Brasil até 2020 em Interlagos
Sette Câmara testa McLaren nesta quarta-feira, em Barcelona

“Estamos orgulhosos em anunciar que a F1 voltará a correr na Holanda, em Zandvoort. Desde o início de nosso mandato na Fórmula 1, dizíamos que queríamos correr em novos lugares, que também respeitam as raízes históricas do esporte na Europa. Então, na próxima temporada, teremos uma nova corrida de rua em Hanoi, no Vietnã, e o retorno de Zandvoort, uma pista que contribuiu com a popularidade do esporte em todo o mundo, após 35 anos”, disse Chase Carey, CEO da F1.

“Nos últimos anos, nós vimos ressurgir o interesse da Fórmula 1 na Holanda, principalmente por conta do entusiasmo dos torcedores pelo talentoso Max Verstappen, como vemos com o mar de laranjas em muitas corridas. Não há dúvida de de que será a cor dominante nas arquibancadas de Zandvoort no ano que vem”, completou o diretor executivo da categoria.

Ex-piloto da Fórmula 1 e diretor esportivo do DGP, empresa promotora do GP da Holanda, Jan Lammers se anima com o retorno de Zandvoort ao calendário da principal categoria do esporte a motor mundial, e lembra que a prefeitura da cidade, um dos mais importantes balneários do país, tem investido para melhorar o acesso ao autódromo.

“O circuito de Zandvoort é lendário e conhecido no mundo todo, e estamos orgulhosos em ver que ele receberá a Fórmula 1 novamente. Para atender os desejos da Fórmula 1 e as normas da FIA, o circuito e a infraestrutura serão modernizadas em algumas áreas, com o trabalho sendo completado muito antes da corrida em 2020. Além disso, a municipalidade de Zandvoort recentemente investiu fortemente para melhorar o acesso ao circuito”, disse.

Foto: F1

Deixe seu Comentário

Comentários