Martin Truex Jr. conquistou neste domingo (19) o título da Monster Energy Nascar Cup Series. O piloto da Furniture Row venceu a etapa de Homestead após levar a melhor em uma disputa das mais tensas contra Kyle Busch, que perdurou pelas últimas 20 voltas das 267 programadas para a última das 36 corridas do ano. O dono do carro número 78 triunfou pela oitava vez no ano.
A segunda colocação ficou com Kyle Busch, que chegou 0s681 atrás de Truex Jr., ficando com o vice-campeonato. Kyle Larson, que não disputava o título, ficou com a terceira colocação, sendo seguido por Kevin Harvick, outro finalista. Chase Elliott completou o grupo dos cinco primeiros, enquanto Brad Keselowski, o último dos finalistas, terminou em sétimo.
A corrida foi das mais tensas, com todos os quatro candidatos ao título liderando por pelo menos uma volta a corrida. O momento chave da prova aconteceu na volta 228, quando a bandeira amarela foi acionada. Naquele momento, Kyle Busch seguia para o final da corrida sem a necessidade de um pit stop, enquanto os rivais precisariam parar mais uma vez.
A prova também marcou a despedida das pistas de Matt Kenseth e Dale Earnhardt Jr., que terminaram na oitava e na 25ª posição. Danica Patrick, que não fará a temporada completa da Nascar no próximo ano, abandonou a prova após acertar o muro e sofrer uma pancada na traseira de seu carro por parte de Kasey Kahne.
Confira como foi a corrida
Segmento 1
Martin Truex Jr. assumiu a liderança da prova na largada, deixando Denny Hamlin para trás. Kyle Busch manteve a terceira colocação, mas superou o companheiro de equipe logo na terceira volta, partindo para o ataque sobre o piloto da Furniture Row na sequência. Na sexta volta, o motor de Joey Gase explodiu, provocando a primeira bandeira amarela da prova.
Brad Keselowski foi aos boxes logo após a neutralização da prova, em atitude seguida por pilotos como Kyle Larson e Kurt Busch. A relargada aconteceu logo na décima volta, com Truex Jr. mantendo a primeira posição, mesmo após dar uma patinada no momento em que reacelerou. Keselowski, por sua vez, rapidamente escalou o pelotão, subindo para terceiro na volta 12.
Kyle Larson tomou a ponta da corrida na 14ª volta, superando Truex Jr., que acabou ultrapassado também por Keselowski no mesmo giro. Kyle Busch, por sua vez, perdeu desempenho e despencou para a 12ª colocação. Com 25 voltas, Larson abriu 2s5 em relação a Keselowski, que por sua vez era acompanhado por Kurt Busch, Truex Jr. e Joey Logano.
Logano deixou Truex Jr. para trás para assumir a quarta posição, enquanto Kevin Harvick despencou para o oitavo lugar, após ser superado por Chase Elliott. Na volta 38, Jimmie Johnson ficou lento na pista, sendo obrigado a visitar os boxes por conta de um furo lento no pneu. A direção de prova, porém, seguiu em bandeira verde.
Martin Truex Jr. veio para os boxes na volta 39, e foi seguido por Matt Kenseth. Keselowski parou na passagem seguinte, enquanto Kyle Busch trocou os pneus e reabasteceu no 41º giro. Após as paradas nos boxes, Larson manteve a liderança, com uma margem de três segundos em relação a Keselowski na 48ª volta.
Na 51ª passagem, Truex Jr. reclamou do funcionamento dos freios. Quem cresceu na corrida foi Harvick, que vinha discreto até então. O piloto da Stewart-Haas avançou para a quarta posição, e se aproximou de Truex Jr., ganhando o terceiro lugar na 58ª volta. O piloto da Furniture Row precisou, pouco depois, corrigir o carro, que escapou de traseira.
Kyle Busch voltou a ter um bom desempenho e passou a escalar o pelotão, e se aproximou de Truex Jr., ganhando a posição na volta 71. Na frente, Harvick passou a descontar a diferença para Keselowski, que se mantinha na segunda colocação, porém, o piloto da Joe Gibbs tomou a terceira posição sobre o representante da Stewart-Haas.
O segmento chegou ao final na volta 80 com Kyle Larson na liderança da prova, seguido Keselowski, Kyle Busch, Harvick e Truex Jr..
Segmento 2
A relargada aconteceu na volta 87, e Keselowski tomou a liderança da prova, sendo superado por Larson na sequência. Harvick manteve a terceira colocação, seguido por Kyle Busch e Truex Jr.. O piloto do número 4 superou o representante da Penske na volta 93, ganhando a segunda colocação. Duas voltas depois, foi a vez de Busch passar pelo “Bad Brad”.
Truex Jr. voltou a apresentar um bom desempenho e assumiu a quarta posição, superando Keselowski. Na volta 114, foi a vez de Kyle Busch deixar Harvick para trás, tomando a posição de título pela primeira vez na corrida. Oito voltas depois, Keselowski foi aos boxes em bandeira verde, enquanto Larson parou no giro seguinte, cedendo a liderança para “Buschinho”.
Harvick e Kyle Busch pararam na volta 124, mesma volta em que Truex Jr. parou, perdendo algum tempo em relação aos rivais. Entre os finalistas, Harvick passou a ser o melhor colocado, assumindo a segunda posição, apenas atrás de Larson, que manteve a liderança após a rodada de paradas nos boxes.
Na 132ª volta, Kyle Busch voltou ao segundo lugar, recuperando a posição de título. Truex Jr. se aproximou de Keselowski quatro voltas mais tarde, tomando a quarta colocação. A bandeira amarela foi acionada na volta 141, provocada por um incidente entre Danica Patrick e Kasey Kahne. A piloto da Stewart-Haas, que não fará a temporada completa ano que vem, abandonou a prova.
A relargada aconteceu quando restavam dez voltas para o fim do segmento, e Larson manteve a ponta, seguido por Truex Jr., que passou a ser pressionado por Harvick. Kyle Busch, por sua vez, foi superado por Kurt Busch, para o sexto lugar. O piloto da Joe Gibbs se recuperou e deixou o irmão e Keselowski para trás, tomando a quarta posição.
Encerrado na volta 160, o segmento 2 foi vencido por Larson, seguido por Truex Jr., Harvick, Kyle Busch e Keselowski.
Segmento 3
Após a parada nos boxes, Truex Jr. assumiu a liderança da corrida, seguido por Kyle Busch e Kyle Larson. Harvick voltou em quarto, enquanto Keselowski apareceu apenas na sétima colocação. A relargada, que foi a primeira com dois finalistas na primeira fila, aconteceu na volta 166, com o piloto da Furniture Row mantendo a ponta, enquanto Keselowski caiu para o nono lugar.
O piloto da Penske passou a sofrer com o ritmo da prova, ao passo que seus três concorrentes ocupavam as primeiras colocações. Truex Jr. manteve a primeira colocação da corrida até a volta 177, quando foi superado por Kyle Busch. O dono do carro número 78 conseguiu retomar a ponta no mesmo giro, mas acabou tomando o troco na passagem seguinte.
David Starr ficou lento na pista, mas conseguiu levar o carro para os boxes sem a necessidade de acionamento do Safety Car. Larson conseguiu a ultrapassagem sobre Harvick na sequência, tomando a terceira colocação. Keselowski seguiu perdendo terreno, e caiu para a 11ª posição ao ser superado por Austin Dillon e Ricky Stenhouse Jr..
A noite caiu em Homestead e Kyle Busch abriu 2s9 em relação a Truex Jr. quando restavam 75 voltas para o final da corrida. O dono do número 78 acabou superado por Kyle Larson três voltas depois, caindo para terceiro. Com 198 voltas, Keselowski foi para os boxes para mais uma rodada de paradas nos boxes. Truex Jr. e Harvick pararam na volta seguinte.
Kyle Busch optou por seguir na pista para fazer apenas mais uma parada nos boxes, enquanto os rivais precisariam de uma bandeira amarela. Truex Jr. e Harvick descontaram a volta de desvantagem sobre o piloto da Joe Gibbs. Restando 53 voltas para o fim, Kyle Larson foi aos boxes para mais uma parada, restando apenas os quatro pilotos da Joe Gibbs para fazer o pit stop.
Kyle Busch fez sua parada na volta 217, e retornou à pista em sexto. Melhor para Truex Jr., que retomou a liderança da prova. Quando retornou à pista, o dono do carro número 18 passou a andar 5mph mais rápido que o piloto da Furniture Row. Tal desempenho o fez superar Keselowski na volta 221, tomando a quarta posição.
A bandeira amarela foi acionada na volta 228, quando Kurt Busch sofreu com um estouro de pneus. Quem também abandonou a corrida foi Daniel Suárez, que apareceu lento no momento do acidente com o piloto da Stewart-Haas. Na parada nos boxes, Truex Jr. manteve a liderança, seguido por Harvick e Kyle Busch. Keselowski apareceu na sétima posição.
A relargada aconteceu quando restavam 34 voltas para o final da corrida, com Truex se mantendo na ponta da corrida, seguido por Harvick e por Joey Logano, que passou a duelar pelo segundo lugar. Kyle Busch manteve o quarto lugar, enquanto Keselowski subiu uma posição, alcançando o sexto posto em Homestead.
“Buschinho” partiu para o ataque sobre Logano, que manteve a terceira colocação. Truex Jr. seguiu líder, sempre seis décimos à frente de Harvick. O dono do carro número 18 finalmente passou por Logano, tomando a terceira posição. A diferença entre os três primeiros colocados da prova era de dois segundos restando 20 voltas para o final.
Kyle Busch superou Harvick restando 18 voltas para o final, tomando a segunda colocação. O representante da Stewart-Haas caiu para o quarto lugar duas voltas depois, ao ser superado por Larson. Busch descontou a vantagem para Truex Jr., enquanto o piloto da Chip Ganassi encostou nos dois líderes.
As voltas finais foram de pressão de Kyle Busch sobre Truex Jr., que conseguiu manter uma vantagem que impedia o rival de tentar a ultrapassagem, garantindo a vitória e seu primeiro título na Nascar.
Foto: Getty Images
Deixe seu Comentário