Card image
Competições
Hamilton lidera primeiro treino livre em Monza

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/09/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:52
  • Por: Leonardo Marson
Hamilton dominou a primeira atividade do dia. (Foto: Getty Images)

Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Itália, 13ª etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. Em uma atividade que a Mercedes demonstrou grande superioridade sobre os rivais, o inglês marcou na melhor de suas voltas no Autódromo Nacional de Monza em 1min21s537, usando pneus supermacios.

LEIA MAIS:
Alonso perde 35 posições no grid em Monza

A segunda colocação ficou com Valtteri Bottas, que foi quatro décimos mais lento em relação ao seu companheiro de equipe. Sebastian Vettel, com a Ferrari, apareceu em terceiro, distante 1s1 do tempo obtido por Hamilton. Kimi Räikkönen apareceu em quarto com a outra Ferrari, e foi seguido por Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Max Verstappen marcou o sexto melhor tempo da sessão com o outro carro da Red Bull, enquanto Sergio Pérez apareceu em sétimo com a Force India, logo à frente de Esteban Ocon, seu companheiro de equipe. Stoffel Vandoorne colocou a McLaren na nona posição, e Felipe Massa fechou o grupo dos dez mais rápidos com a Williams.

A sessão foi marcada por uma chuva fraca que insistiu em cair ao longo da 1h30min de atividade em Monza. Os pilotos ficaram nos boxes, porém, apenas por alguns minutos na parte final da atividade, logo retornando à pista com os pneus slicks.

O segundo treino livre em Monza está marcado para 9h desta sexta-feira. O Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 acontece a partir das 9h deste domingo (3).

Confira como foi o primeiro treino livre

A primeira atividade do final de semana em Monza foi aberta pontualmente às 5h, pelo horário de Brasília, com tempo nublado na região do circuito italiano. Os pilotos partiram para as voltas de instalação, mas Felipe Massa rapidamente registrou 1min27min666, utilizando os pneus supermacios em sua Williams.

Antonio Giovinazzi, que participaria da primeira sessão do dia pela Haas no lugar de Kevin Magnussen, não foi para a pista por conta da ameaça de chuva no circuito. Pouco depois, Lewis Hamilton marcou 1min25s553, usando os compostos macios em sua Mercedes. O inglês melhorou muito na volta seguinte, e cravou 1min23s964.

A Ferrari optou por mandar à pista Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen com pneus supermacios, atitude seguida por Max Verstappen na Red Bull. Destes, o alemão foi quem marcou o melhor tempo com 1min24s396, ficando com o terceiro melhor tempo. Segundos antes, Valtteri Bottas tomou a primeira colocação com 1min22s523.

No fechamento da primeira meia hora de atividade, Massa, Romain Grosjean e Stoffel Vandoorne passaram a reportar chuva nas curvas 7, 8, 9 e 10. Na sequência, Jolyon Palmer foi para a pista pela primeira vez no final de semana, retornando aos boxes pouco depois, fazendo com que a pista ficasse vazia por alguns instantes.

Com 39 minutos de sessão, Bottas voltou à pista com os pneus supermacios, mas não conseguiu melhorar seu tempo. Hamilton, porém, marcou 1min21s868, marca melhor que a obtida por Nico Rosberg no mesmo primeiro treino livre de 2016. O inglês melhorou ainda mais sua marca e registrou 1min21s729 na sequência.

Hamilton tornou a melhorar seu tempo e alcançou 1min21s537 com 52 minutos de atividade, enquanto Bottas se colocava quatro décimos atrás de seu companheiro de equipe. Na sequência, Kimi Räikkönen avançou ao quarto lugar na classificação, enquanto Vettel mantinha-se na terceira colocação, mais de um segundo atrás do inglês da Mercedes.

A pista foi declarada molhada nos últimos 20 minutos de sessão, e os pilotos recolheram-se aos boxes. Sete minutos depois, a Ferrari mandou Räikkönen à pista com pneus supermacios, mas o finlandês deu uma volta muito lenta pelo traçado italiano. Depois, o time de Maranello mandou Vettel à pista na mesma situação.

Com a pista secando, os pilotos voltaram a andar pelo circuito de Monza. Os tempos, porém, não melhoraram e a sessão seguiu para o final e Hamilton terminou a atividade com o melhor tempo.

Foto: Getty Images

Deixe seu Comentário

Comentários