Card image
Notícias
Müller e Fraga faturam título de Endurance da Porsche Cup. Salas e Feldmann vencem em Interlagos

5 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 22/11/2025
  • Atualizado: 22/11/2025 às 18:01
  • Por: Leonardo Marson

Marçal Müller e Felipe Fraga conquistaram o título da temporada 2025 do torneio de endurance da Porsche Cup, que teve sua etapa final neste sábado (22), no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). A dupla teve um pneu furado ainda no início da corrida, mas se recuperou para terminar em quinto, em prova vencida por Guilherme Salas e Alceu Feldmann após 117 voltas.

Marçal Müller
Foto: Oélcio Francisco

Salas e Feldmann estiveram no grupo dos líderes o tempo todo, mas se destacaram a partir da segunda metade, garantindo a vitória após impedirem a aproximação de Matheus Comparatto e Matheus Ferreira, que fecharam a disputa com a segunda posição. Gabriel Casagrande e Alceu Feldmann Neto foram os terceiros, sendo seguidos por Miguel Paludo e Allan Hellmeister, quartos colocados.

Müller e Fraga escalaram o pelotão após o início da corrida com o estouro de pneus para terminarem em quinto, sendo seguidos por Caio Collet e Rodrigo Mello, sextos melhores. Rubens Barrichello e Fernando Barrichello, Beto Gresse e Lineu Pires, Marcelo Hahn e Allam Khodair, e Sebá Malucelli e Marcos Gomes fecharam a lista dos dez melhores.

A corrida contou com duas intervenções do Safety Car. Na primeira delas, Josimar Júnior parou na barreira de pneus após ser abalroado por Caio Chaves, parando na barreira de proteção e causando a neutralização da prova. Depois, na volta 105, Bruno Bonifácio teve a suspensão após sofrer um toque e também parou na barreira do S do Senna.

A temporada 2026 da Porsche Cup será aberta no dia 1º de março, com uma etapa no Autódromo de Interlagos.

Confira como foi a corrida

A largada teve Christian Hahn tomando a liderança ao superar Marçal Müller nos metros iniciais, relegando o gaúcho ao segundo lugar. Francisco Horta, Alceu Feldmann Neto e Caio Chaves completavam o grupo dos cinco melhores. Ainda na volta inicial, Leonardo Herrmann acertou o carro de Cecília Rabelo, que chegou a levantar da pista. A pilota conseguiu retornar à prova, mas foi aos boxes.

Apesar da liderança, Hahn não conseguia abrir vantagem em relação a Muller. Convidado para a disputa, Michael Fassbender ocupava apenas a 30ª colocação após os primeiros minutos de corrida. Com dez voltas, Wagner Pontes se encaminhou aos boxes, onde já estavam Cecilia e Herrmann, que se envolveram em um incidente na primeira volta.

Müller se dirigiu aos boxes na volta 16, três antes da janela de paradas, por conta de um furo de pneu, Por outro lado, Allan Hellmeister avançou para a segunda posição ao superar Feldmann Neto. Um giro depois, o Safety Car foi para a pista por conta de Pietro Rimbano, companheiro de Cecília Rabelo, que teve um vazamento em seu carro.

A janela de paradas foi aberta na volta 19, e um giro depois houve a entrada de praticamente todo o grid, aproveitando a neutralização da disputa. A relargada foi acionada e Vitor Baptista e Rafael Reis, companheiro de Wagner Pontes, deixaram os boxes, enquanto todos os outros seguiam nos boxes, já que a parada mínima contava com seis minutos de tempo mínimo.

Com retardatários na pista, os pilotos que cumpriram a primeira parada seguiam na volta 20. No mesmo momento, Marco Pisani rodou, enquanto Gabriel Casagrande e Thiago Camilo passaram por Miguel Paludo. Felipe Baptista, companheiro de Christian Hahn, teve problemas de pneus e se dirigiu aos boxes para realizar a troca.

Com 21 voltas, Matheus Ferreira liderava a prova, seguido por Casagrande, Camilo, Sérgio Ramalho e Miguel Paludo. Thiago Vivacqua foi penalizado com um drive through por não cumprir o tempo mínimo de parada nos boxes. Quem também cumpriu uma passagem pelos boxes foi William Freire, por conta do incidente com Pisani.

Enzo Fittipaldi entrou no top-5 da corrida na volta 25, ao superar Paludo, enquanto Casagrande tomou a liderança da disputa ao passar por Ferreira na volta seguinte. No mesmo giro, Guilherme Salas passou por Fittipaldi, avançando para o quinto posto. Com 27 voltas, a chuva chegou a Interlagos, ainda que timidamente.

Ferreira despencou para o quarto lugar com 28 voltas, enquanto Ramalho partiu para o ataque sobre Casagrande pela liderança da prova, conseguindo a ultrapassagem no giro número 30. Cecília Rabelo, agora com o carro reserva, apareceu com problemas mais uma vez. Camilo, em terceiro, passou a buscar a ultrapassagem sobre Casagrande, tomando o posto no giro 33.

Líder da prova, Ramalho abria vantagem sobre Camilo com 38 voltas, enquanto a segunda janela de paradas nos boxes foi aberta no giro seguinte. Após a parada nos boxes, Alceu Feldmann retornou na liderança da corrida, mas pressionado por Matheus Comparatto, que abriu ataque sobre o veterano, conseguindo a ultrapassagem na volta 53.

A manobra valeu a vitória do segmento para Ferreira e Comparatto, que foram seguidos por Feldmann e Salas. Feldmann Neto e Casagrande completaram a volta 57 na terceira posição, enquanto Paludo e Hellmeister foram os quartos colocados. Josimar Júnior e Sérgio Ramalho completaram o grupo dos cinco primeiros colocados

Dois giros depois, uma nova janela de paradas foi aberta, e Ferreira, de volta ao carro, conseguiu manter a liderança, posição que mantinha mesmo com Salas descontando rapidamente a diferença. Com a abertura da penúltima janela na volta 78, praticamente todos os pilotos retornaram aos boxes para mais uma troca de pneus e reabastecimento.

Após as paradas, Alceu Feldmann assumiu a liderança da prova, sendo seguido por Alceu Feldmann Neto, o segundo colocado, com Matheus Comparatto, Allan Hellmeister e Josimar Júnior completando a lista dos cinco melhores. A corrida entrou nas 30 voltas finais com Hellmeister cortando rapidamente a diferença em relação a Comparatto.

Na volta 93, Hellmeister passou por Comparatto, tomando a terceira colocação. No giro seguinte, Josimar Júnior parou na barreira de proteção após tomar um toque de Caio Chaves. O Safety Car foi acionado imediatamente. A prova seguia com liderança de Feldmann, com Feldmann Neto em segundo, e Hellmeister em terceiro.

Chaves, causador do acidente, foi excluído da disputa logo após a batida de Josimar. A última janela de paradas foi aberta e os pilotos voltaram aos boxes. A relargada foi acionada na volta 97, com retardatários descontando voltas. Salas tomou a liderança, com Ferreira em segundo, Paludo em terceiro, Fittipaldi em quarto e Casagrande na quinta posição.

Ferreira abriu ataque sobre Salas na volta 100, sem conseguir a ultrapassagem em um primeiro momento. Mais atrás, Casagrande passou por Fittipaldi, tomando o quarto lugar. Na volta 105, Bruno Bonifácio teve uma quebra de suspensão e abandonou a disputa, causando uma nova entrada do Safety Car na pista.

A relargada veio na volta 108 com Allam Khodair atacando Enzo Fittipaldi, sem conseguir a ultrapassagem. O piloto ainda foi superado por Felipe Fraga na sequência. Fittipaldi acabou penalizado por uso indevido do botão de ultrapassagem na relargada. Na frente, Salas seguia na liderança, seguido por Ferreira e Paludo.

Khodair foi penalizado em cinco segundos por um lance com Fraga, também na relargada. A corrida se encaminhou para o final com Salas seguindo para a vitória, com Ferreira e Casagrande formando o top-3. Fraga, em quinto, foi o campeão.

Deixe seu Comentário

Comentários