Card image
Fórmula E
Relembre os campeões que fizeram história na Fórmula E

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/01/2023
  • Atualizado: 10/01/2023 às 18:51
  • Por: Ana Oliveira

A Fórmula E se prepara para sua nona temporada. Ao longo dos últimos anos, sete pilotos diferentes levantaram a taça do campeonato elétrico, fazendo história na categoria. Dentre eles, dois brasileiros.

Foto: Mercedes

Nelson Piquet Jr. foi o primeiro campeão da história da Fórmula E. O brasileiro teve uma disputa impressionante ponto a ponto com o compatriota Lucas Di Grassi e com Sebastien Buemi em busca do título. Após a conquista, Nelsinho ficou até a quinta temporada da categoria. Atualmente é piloto da Stock Car Brasil.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Nos dois anos seguintes ao título de Nelsinho, Buemi e Di Grassi travaram grandes batalhas nos circuitos da F-E. O suíço se deu melhor na segunda temporada, conquistando o título por um ponto de diferença para Di Grassi. O ponto da vitória foi conquistado graças ao ponto de volta mais rápida do último eprix daquela temporada.

LEIA MAIS:
Fórmula E: novo regulamento promete evolução da categoria em 2023
Fórmula E anuncia etapa em Portland e define calendário 2023
Confira quem são os 22 pilotos do grid da Fórmula E para 2023

O terceiro ano parecia estar nas mãos de Buemi. Porém, Di Grassi conseguiu se recuperar no campeonato e chegou na última rodada em busca do título perdido no ano anterior. Com a vitória e a pole position em mãos, bastou uma desclassificação de Buemi para o Brasil conquistar seu segundo título na Fórmula E.

O quarto e quinto anos foram dominados por Jean-Éric Vergne. O francês, que corria pela Techeetah na época, conseguiu o último título da era Gen1, primeira geração de carros da F-E. No ano seguinte, Vergne se tornou o primeiro campeão da Gen2, carro que viria a ser utilizado até 2022.

O sexto ano contou com mais uma vitória da Techeetah, mas dessa vez com Antonio Felix da Costa como campeão. Em uma briga entre Costa e Vergne, o português levou a melhor na temporada de 2020, que chegou a ficar mais de 150 dias parada por conta da pandemia de COVID-19.

Os últimos dois anos da Fórmula E contaram com uma dominância conhecida para quem acompanha a Fórmula 1: a Mercedes. O primeiro campeonato veio em 2021, com Nyck De Vries. O jovem holandês ficou na equipe em 2022, mas agora inicia seus passos na F1 com a AlphaTauri.

Por fim, Stoffel Vandoorne garantiu o bicampeonato da equipe alemã, que também foi o último. A Mercedes optou por se retirar da categoria e sua estrutura migrou para a McLaren, que chega com grandes expectativas para o ano que vai inaugurar a era Gen3.

Deixe seu Comentário

Comentários