Kevin Magnussen conquistou a pole position para a Sprint, corrida classificatória para o Grande Prêmio de São Paulo, penúltima etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma atividade que ocorreu com garoa o tempo inteiro no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), o piloto da Haas fez o melhor tempo do Q3, com 1min11s674, e contou com uma bandeira vermelha e a chuva para ficar com a posição de honra.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que acabou 0s203 atrás do tempo de Magnussen. George Russell, que causou uma bandeira vermelha ao ficar parado na brita com sua Mercedes no Q3, partirá da terceira posição, sendo seguido por Lando Norris, quarto com a McLaren. O grupo dos cinco melhores foi completado por Carlos Sainz, da Ferrari.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Esteban Ocon colocou a Alpine na sexta posição, fechando a terceira fila do grid. Fernando Alonso, com a outra Alpine do grid, parte em sétimo, sendo seguido por Lewis Hamilton, da Mercedes. Sergio Pérez, da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari, completaram o grupo dos dez melhores no Autódromo de Interlagos.
LEIA MAIS:
F1: Pérez lidera TL1 equilibrado para o GP de São Paulo
Sainz perde cinco posições no grid do GP de São Paulo
A programação da Fórmula 1 em Interlagos segue neste sábado (12), a partir de 12h30, com o segundo treino livre. Depois, às 16h30, ocorre a Sprint que definirá as posições de largada para o domingo. A Band mostra as duas atividades, enquanto o BandSports exibe o treino livre.
Confira como foi a classificação
Q1
A sessão classificatória começou com pista molhada e temperatura em 19°C, enquanto a pista estava em 27°C. A umidade do ar estava em 94%. Logo que a pista foi aberta, boa parte dos pilotos deixou os boxes com pneus intermediários. O primeiro a registrar tempo foi Kevin Magnussen, com um alto 1min19s881, marca que logo foi superada por Lance Stroll.
Charles Leclerc “dançou” com o carro em seu primeiro giro rápido, mas ainda assim tomou a liderança, baixando a marca para 1min18s723 na volta seguinte. Já George Russell, com a Mercedes, apareceu na quinta posição, enquanto Max Verstappen avançou para a liderança com o tempo de 1min18s495 com sua Red Bull. Yuki Tsunoda, por sua vez, escapou da pista com a AlphaTauri.
Fernando Alonso colocou a Alpine na liderança pela primeira vez na sessão ao cravar 1min18s412, ainda com os compostos intermediários, sendo superado por Verstappen na sequência. Com a pista melhorando, os tempos seguiam caindo, e Lewis Hamilton se colocou na ponta da folha de classificação com 1min18s051.
Restando pouco mais de seis minutos para o final do Q1, a AlphaTauri colocou pneus macios no carro de Pierre Gasly, que se colocou somente no 16º posto. Na volta seguinte, o francês tomou a ponta com 1min17s626, fazendo com que alguns pilotos se dirigissem aos boxes para ganhar um jogo de pneus para pista seca, ainda que o asfalto estivesse úmido.
A sessão chegou aos dois minutos finais com Lando Norris se colocando em segundo, mas sendo superado por Russell logo na sequência. Pouco depois, Alonso se colocou na ponta, sendo batido na sequência pela ordem por Nicholas Latifi e Norris. Ainda nos instantes finais, Leclerc acabou atrapalhando Sainz, que vinha em volta rápida. Hamilton ainda tomou o melhor tempo, mas foi Norris quem liderou o Q1 com 1min13s106. Latifi, Zhou, Bottas, Tsunoda e Schumacher foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos partindo à pista imediatamente com os pneus macios. Após Stroll e Magnussen aparecerem na ponta, Verstappen se colocou na liderança com 1min11s670, sendo batido por Norris pouco depois, após o inglês da McLaren marcar 1min11s571. O holandês partiu para um segundo giro, mas não retomou a ponta.
Após alguns minutos na ponta da classificação, Norris foi batido por Alonso, que logo acabou superado por Verstappen. O holandês da Red Bull cravou 1min11s318. Russell aparecia na terceira colocação, enquanto Hamilton e Leclerc completavam o grupo dos cinco melhores quando restavam cinco minutos para o final do Q2.
A atividade chegou aos dois minutos finais com Verstappen quebrando a barreira de 1min11s, marcando 1min10s881, enquanto Sainz, que estava entre os eliminados, pulou para o segundo posto, 0s009 atrás do campeão do mundo. Magnussen, por sua vez, pulou para a sétima posição com o carro da Haas. Vettel passou reto na primeira perna do S do Senna, perdendo a volta.
A sessão foi retomada, mas apenas Pérez saiu para a pista. Melhor para o dinamarquês, que faturou a pole.
O Q2 chegou ao final com Verstappen na frente, seguido por Sainz e Leclerc. Albon, Gasly, Vettel, Ricciardo e Stroll foram eliminados.
Q3
A rodada final da classificação começou com Magnussen sendo o primeiro a deixar os boxes, o que foi seguido por todos os outros pilotos. O dinamarquês marcou 1min11s674 e se viu na frente mesmo após Verstappen e Sainz completarem voltas. Leclerc, por sua vez, foi aos boxes sem completar volta. Russell parou na brita, forçando uma bandeira vermelha quando restavam oito minutos para o final do treino.
O treino até foi retomado, e Pérez e Hamilton saíram para a pista, abortando a volta. Assim, Magnussen faturou a pole position para a Sprint.
Deixe seu Comentário