Charles Leclerc venceu neste domingo (10) o Grande Prêmio da Áustria, 11ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O monegasco largou da segunda posição, mas mostrou um ritmo de corrida melhor em relação a Max Verstappen, superando o rival em três oportunidades para vencer a prova no Red Bull Ring, em Spielberg.
A segunda posição acabou nas mãos de Verstappen, piloto da Red Bull que não conseguiu manter a ponta, mas que se beneficiou da quebra do motor do carro de Carlos Sainz, já na parte final da prova. Lewis Hamilton, com a Mercedes, completou o pódio, sendo seguido por George Russell, seu companheiro de equipe que caiu para as últimas posições no começo da corrida, após ser punido após um toque com Sergio Pérez, que abandonou posteriormente, na largada.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Esteban Ocon, com a Alpine, fechou a corrida com a quinta posição, sendo seguido por Mick Schumacher, sexto com a Haas. Lando Norris, da McLaren, fechou a corrida em sétimo, enquanto Kevin Magnussen, com a outra Haas, cruzou a linha de chegada em oitavo. Daniel Ricciardo, da McLaren, e Fernando Alonso, da Alpine, fecharam a lista dos dez melhores.
LEIA MAIS:
Verstappen vence corrida Sprint e larga na pole no GP da Áustria de F1
Sainz lidera 1-2 da Ferrari no segundo treino da F1 na Áustria
Pérez é punido e cai para sétima fila no grid da corrida Sprint na Áustria
Verstappen desbanca Leclerc e fatura pole da corrida Sprint na Áustria
Hamilton sobre batida na Áustria: “não tenho respostas para isso”
A Fórmula 1 retoma a temporada 2022 daqui duas semanas, com a disputa do Grande Prêmio da França, marcado para o circuito de Paul Ricard.
Confira como foi a corrida
O Grande Prêmio da Áustria começou com Max Verstappen mantendo a liderança nos metros iniciais, sendo seguido por Charles Leclerc. Carlos Sainz escapou da pista, mas manteve a terceira posição após ser atacado por George Russell, que caiu para quinto ao ser superado por Sergio Pérez. O inglês e o mexicano se tocaram, com o piloto da Red Bull parando na brita.
Pérez foi aos boxes na segunda volta, enquanto dois giros depois Lewis Hamilton cometeu um pequeno erro e foi ultrapassado por Mick Schumacher, caindo para a oitava posição. Valtteri Bottas, que largou dos boxes, procurou os pits novamente na sétima volta, enquanto Leclerc passou a se aproximar de Verstappen, chegando de vez no nono giro.
O primeiro ataque do monegasco sobre o holandês veio na décima volta, sem sucesso, enquanto Russell foi punido em cinco segundos pelo incidente na primeira volta com Pérez. Duas voltas depois, Leclerc mergulhou para tomar a liderança, enquanto Russell foi para os boxes pagar a punição e trocar a asa dianteira.
Na 14ª volta, Verstappen foi aos boxes e recebeu pneus duros da Red Bull, voltando na oitava posição. Hamilton, um pouco mais atrás, deixou Mick Schumacher e Kevin Magnussen para trás para tomar o quarto lugar na volta 15. O dinamarquês foi aos boxes na volta seguinte, enquanto o alemão foi superado pelo líder do campeonato pouco depois, caindo para a quinta posição.
Enquanto Ocon e Schumacher foram aos boxes, Verstappen passou por Hamilton, tomando a terceira posição na volta 18. Fernando Alonso, então, passou a atacar GuanYu Zhou dois giros depois, mas após três voltas, cedeu sua posição para Ocon, que vinha com pneus mais novos e mais rápido. O francês também passou pelo chinês e por Yuki Tsunoda, avançando para sexto.
Magnussen se aproveitou do trânsito e passou por Alonso e Zhou ao mesmo tempo, passando para a oitava posição. Pouco depois, foi a vez de Norris fazer a mesma coisa. O piloto da Alfa Romeo foi para os boxes na volta 25, enquanto Schumacher passou pelo espanhol da Alpine no giro seguinte, mesmo momento em que Pérez abandonou a disputa.
Leclerc foi para os boxes na volta 27, recebendo pneus duros, o que também aconteceu com Sainz no giro seguinte. Assim, Verstappen retomou a primeira posição. Hamilton trocou pneus no giro 29, que perdeu tempo e voltou para a pista logo atrás de Ocon, superando o francês uma volta mais tarde. Pierre Gasly acabou punido em cinco segundos por conta dos limites de pista na volta 33.
O monegasco da Ferrari passou a descontar rapidamente a diferença em relação a Verstappen, e recuperou a primeira posição na volta 33, mesmo momento em que Schumacher deixou Magnussen, seu companheiro de Haas, para trás, tomando a sexta posição. Norris foi mais um piloto punido com cinco segundos por conta dos limites de pista.
Verstappen foi pela segunda vez aos boxes na volta 37, ganhando pneus duros novamente. Já Sebastian Vettel rodou após ser tocado por Gasly em uma disputa por posição na volta 40. Russell foi para os boxes na volta 42, ganhando pneus duros usados da Mercedes, enquanto Norris passou por Magnussen para tomar a sétima posição.
Gasly recebeu mais cinco segundos de punição, agora por conta do incidente com Vettel. Magnussen e Albon pararam nos boxes na volta 42, enquanto Schumacher e Norris fizeram seus pits no giro 44. Enquanto Russell passava por Stroll para tomar a oitava posição, Ocon e Ricciardo trocaram pneus na volta 45. O francês, quatro voltas depois, descontou uma volta para Leclerc.
O monegasco da Ferrari foi aos boxes na volta 50, ganhando pneus duros, o que foi repetido pela equipe italiana com Sanz um giro depois. Nicholas Latifi abandonou a prova com problemas em sua Williams, enquanto Hamilton fez mais um pit stop na volta 52, ganhando pneus duros. No giro 53, Leclerc passou por Verstappen e retomou a liderança.
Na volta 55, Russell passou por Alonso para avançar ao sexto lugar. Dois giros depois, Sainz abandonou a prova com problemas de motor, chegando a ver sua Ferrari ter um princípio de incêndio. O Safety Car Virtual foi acionado pouco depois, e Leclerc e Verstappen foram aos boxes, ambos recebendo pneus médios.
A bandeira verde foi retomada na volta 60, com Verstappen tentando descontar a diferença sobre Leclerc, enquanto Russell passou por Ocon para tomar o quarto lugar. Norris, por sua vez, passou por Magnussen para tomar o sétimo posto. Na volta 65, Bottas passou por Albon para entrar na zona de pontos pela primeira vez na corrida.
Leclerc passou a ter problemas com o carro nas voltas finais, mas se segurou na frente e garantiu a vitória. Verstappe e Hamilton completaram o pódio, enquanto Alonso passou por Bottas no final para ser o décimo.
Deixe seu Comentário