Card image
Fórmula 1
Verstappen vence corrida Sprint e larga na pole no GP da Áustria de F1

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/07/2022
  • Atualizado: 09/07/2022 às 12:11
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste sábado (9) a corrida Sprint que definiu o grid de largada para o Grande Prêmio da Áustria, 11ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da pole position e, exceção feita a largada, não foi ameaçado pelos rivais, triunfando, ganhando mais oito pontos no campeonato e garantindo a posição de honra para o domingo.

Max Verstappen
Verstappen venceu de ponta a ponta em Spielberg. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, que teve que duelar com Carlos Sainz, seu companheiro de Ferrari, para garantir o lugar na primeira fila no domingo. O espanhol da equipe vermelha, foi o terceiro colocado, sendo seguido por George Russell, quarto colocado com a Mercedes. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Sergio Pérez, da Red Bull.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Esteban Ocon levou a Alpine ao sexto lugar ao final das 23 voltas da prova, sendo seguido por Kevin Magnussen, sétimo com a Haas. Lewis Hamilton, da Mercedes, completou a zona de pontos ao terminar na oitava posição, depois de sofrer muito para passar Mick Schumacher, nono com a Haas. Valtteri Bottas, que largará da última posição por conta da troca de motor, fechou o top-10 com a Alfa Romeo.

LEIA MAIS:

Sainz lidera 1-2 da Ferrari no segundo treino da F1 na Áustria
Pérez é punido e cai para sétima fila no grid da corrida Sprint na Áustria
Verstappen desbanca Leclerc e fatura pole da corrida Sprint na Áustria
Hamilton sobre batida na Áustria: “não tenho respostas para isso”

O Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 será disputado neste domingo (10), a partir das 10h, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.

Confira como foi a corrida

Antes da largada, uma bandeira amarela foi acionada por conta do carro de Fernando Alonso, que ficou com os cobertores de aquecimento dos pneus instalados no momento da volta de apresentação. O carro do espanhol foi levado aos boxes, e não largou para Sprint, ficando com a penúltima posição no grid para o domingo, já que Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, está punido.

No final da volta de apresentação, foi a vez da Alfa Romeo de GuanYu Zhou apresentar problemas, abortando a largada. Uma nova volta de aquecimento foi acionada e a corrida passou a ter 23 voltas, e não mais 24. Quando a largada foi autorizada, Max Verstappen manteve a ponta, seguido por Carlos Sainz e Charles Leclerc. Atrás, Pierre Gasly escapou da pista após um toque com Lewis Hamilton.

Ainda no giro inicial, Leclerc recuperou a segunda posição ao repassar Sainz. Verstappen, por sua vez, começou a abrir vantagem sobre as Ferraris, alcançando dois segundos de frente para Leclerc. Mais atrás, Hamilton passou por Alexander Albon, avançando para o décimo lugar. O tailandês passou a ser atacado também por Lando Norris, em disputa valendo a 11ª posição.

No meio do pelotão, Esteban Ocon e Kevin Magnussen passaram a duelar pelo quinto lugar na quinta volta, com o francês levando a melhor nesta disputa. Sainz, em terceiro, passou a ameaçar Leclerc pela segunda colocação. Na volta seguinte, o espanhol abriu ataque, mas viu o companheiro de equipe se manter no segundo posto.

Na oitava volta, Hamilton passou por Bottas, tomando a nona posição, enquanto Albon foi punido em cinco segundos por forçar Norris para fora da pista. No mesmo momento, Pérez passou por Mick Schumacher, tomando a sétima posição. Na volta seguinte, o mexicano deixou Magnussen para trás, tomando o sexto lugar.

Verstappen disparou três segundos sobre Leclerc, enquanto Vettel escapou no segundo setor da pista após ser tocado por Albon, caindo para o 19º lugar com a Aston Martin. Mais na frente, Pérez avançou para o quinto lugar ao passar por Ocon. Hamilton, em nono, abriu ataque sobre Schumacher, sem conseguir a ultrapassagem.

Na frente, Verstappen passou a controlar a distância sobre Leclerc, que até reduzia a vantagem, mas timidamente. Hamilton seguia em perseguição sobre Schumacher, que impedia a todo custo a ultrapassagem. A ultrapassagem do heptacampeão veio apenas na 22ª volta. Vettel foi chamado aos boxes pouco depois.

Verstappen seguiu para vencer a prova, seguido por Leclerc e Sainz.

Deixe seu Comentário

Comentários