Na última semana, a FIFA anunciou o adiantamento do início da Copa do Mundo do Catar, que agora terá seu pontapé inicial no dia 20 de novembro, com a partida entre Catar e Equador. Na mesma data será realizada a última etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, marcado para o circuito de Yas Marina.
Esta será a primeira vez que a categoria máxima do automobilismo mundial fará a última etapa de uma temporada concomitantemente ao período de uma Copa do Mundo. Mas GPs durante a competição mais importante do futebol são comuns e ocorrem desde a criação da F1, em 1950. Até hoje foram 37 corridas nestas condições, sendo que sete delas ocorreram em dias de finais de Copa.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
O primeiro piloto a vencer em dia de final de Copa do Mundo foi Juan Manuel Fangio, que triunfou no Grande Prêmio da França, em Reims, no mesmo dia em que a Alemanha bateu a Hungria por 3 a 2 na decisão do Mundial de 1954, na Suíça. Uma curiosidade deste jogo é que as duas seleções se enfrentaram na primeira fase, com vitória húngara por 8 a 3.
LEIA MAIS:
Magnussen comenta privilégio em pilotar na F1
Em 1962, Jim Clark venceu em Spa-Francorchamps e, horas depois, o Brasil venceria a Tchecoslováquia para faturar o bi mundial no Chile. O tri, conquistado no México contra a Itália em 1970, ocorreu no mesmo dia da vitória de Jochen Rindt no GP da Holanda, em Zandvoort. Em 1974, a Alemanha Ocidental bateu a Holanda em casa quando Ronnie Peterson venceu da França.
Alain Prost venceu na França no dia em que a Alemanha bateu a Argentina na decisão na Itália, em 1990. Em 1998, Michael Schumacher triunfou na Inglaterra horas antes de a França vencer a Copa do Mundo pela primeira vez ao golear o Brasil por 3 a 0. Por fim, em 2010, a Espanha derrotou a Holanda no mesmo dia em que Mark Webber ganhou na Inglaterra.
Deixe seu Comentário