Card image
Fórmula 1
Ex-piloto da Ferrari na F1, Patrick Tambay morre aos 73 anos

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 04/12/2022
  • Atualizado: 04/12/2022 às 12:41
  • Por: Leonardo Marson

Dono de duas vitórias na Fórmula 1. Patrick Tambay morreu neste domingo (4) aos 73 anos. A informação foi confirmada pela família do ex-piloto da Ferrari para a agência de notícias AFP. O francês, em seus últimos anos de vida, conviveu com a Doença de Parkinson.

Patrick Tambay
Tambay passou por Ferrari, McLaren e Renault na F1. (Foto: Scuderia Ferrari)

Tambay disputou 114 corridas na mais importante categoria do automobilismo mundial, correndo entre os anos 1970 e 1980. Seus dois únicos primeiros lugares na Fórmula 1 foram obtidos na passagem pela Ferrari: em Hockenheim, em 1982, e em Ímola, em 1983. Também foram conquistadas cinco poles positions.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Patrick Tambay foi campeão da Can-Am e estreou na Fórmula 1 em 1977, quando participou de treinos com a Surtees antes de correr a temporada pela equipe Theodore. Depois, o piloto passou por McLaren e Ferrari, onde substituiu Gilles Villeneuve após a morte do canadense.

LEIA MAIS:

Domenicali sobre Binotto: “Segundo lugar não é suficiente para a Ferrari”

Seu melhor desempenho em um campeonato da Fórmula 1 ocorreu em 1983, quando fechou a temporada com a quarta posição, ainda que sem ter vencido corridas. Tambay ainda fez três temporadas pela Renault antes de deixar a categoria máxima, em 1986.

O piloto ainda participou de provas como as 24 Horas de Le Mans, onde obteve um quarto lugar em 1989 como melhor resultado em suas quatro participações. Outra prova importante da qual Tambay tomou parte foi o Paris-Dakar, mais importante rali do planeta.

“Estamos todos realmente tristes com a notícia da morte de Patrick Tambay. Ele foi uma das verdadeiras estrelas dos anos 80, vencendo duas corridas com a Scuderia e contribuindo para a conquista dos títulos de Construtores em 1982 e 1983”, publicou a Ferrari, através das redes sociais.

Deixe seu Comentário

Comentários