Pascal Wehrlein venceu nesta sexta-feira (27) a primeira corrida do ePrix de Diriyah, segunda etapa da temporada 2023 da Fórmula E. Em uma corrida em que largou da nona posição e escalou o pelotão no circuito urbano na Arábia Saudita, o alemão da Porsche precisou conter os ataques de Jake Dennis nas voltas finais para triunfar pela primeira vez no ano e pela segunda na carreira.
A segunda posição ficou com Dennis, piloto da Andretti que começou a corrida em 12º, escalando o grid para terminar meio segundo atrás de Wehrlein. O pódio ainda contou com Sam Bird, piloto da Jaguar que liderou parte da prova. Sébastien Buemi, que largou da pole position e liderou as voltas iniciais, foi o quarto com a Envision, enquanto René Rast, da McLaren, fechou o top-5.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Nick Cassidy, com outro carro da Envision, fechou a prova com a sexta colocação, chegando logo à frente de Jean-Éric Vergne, sétimo com um carro da Penske. Jake Hughes, da McLaren, perdeu desempenho ao longo das 39 voltas e foi o oitavo, enquanto André Lotterer, da Andretti, foi o nono. Mitch Evans, da Jaguar, ficou com o décimo lugar.
LEIA MAIS:
Buemi derrota Hughes e fatura pole da Fórmula E em Diriyah
Fórmula E: Ticktum aparece no fim e lidera segundo treino em Diriyah
Bird acerta volta no final e lidera treno da Fórmula E em Diriyah
Fórmula E: veja a programação e onde assistir ao ePrix de Diriyah na TV
Os brasileiros não tiveram bons desempenhos na corrida desta sexta-feira. Lucas Di Grassi largou da sétima posição, mas logo saiu da zona de pontuação e terminou com o 13º lugar com a Mahindra. Já Sérgio Sette Câmara levou o equipamento da NIO ao 15º posto, depois de largar da 11ª colocação.
A Fórmula E segue já neste sábado (28), quando realiza a segunda corrida do ePrix de Diriyah, a partir das 14h. A Band e o BandSports mostram a prova ao vivo.
Confira como foi a corrida
A prova em Diriyah começou com Sébastien Buemi mantendo a primeira posição nos metros iniciais, sendo seguido por Jake Hughes, Sam Bird e Dan Ticktum. René Rast completava a lista dos cinco melhores mesmo após sofrer um toque de Mitch Evans na primeira curva e escapar da pista. António Félix da Costa perdeu a asa dianteira e foi aos boxes, e o lance causou a entrada do Safety Car.
A relargada veio logo na volta dois, com Buemi seguindo na liderança, seguido por Bird, que precisou de uma volta para superar Hughes, passando a atacar o campeão da segunda temporada da categoria elétrica. Lucas Di Grassi ocupava a nona posição com a Mahindra, enquanto Sérgio Sette Câmara caiu para a 13ª colocação com o carro da NIO.
De tanto pressionar, Bird passou por Buemi na sétima volta, tomando a liderança da prova na Arábia Saudita. O piloto da Envision, por sua vez, passou a ser atacado por Hughes, o terceiro colocado. Mais atrás, Pascal Wehrlein se jogou para cima de Rast para tomar a quinta posição, enquanto diversos pilotos passaram a acionar o modo ataque, entre eles Jake Dennis e Jean-Éric Vergne.
Dennis passou por Di Grassi na décima volta, tomando a nona posição, enquanto Ticktum, que vinha em quarto, partiu para o uso da potência extra e caiu para sétimo. Na volta 12, Mitch Evans escapou da pista, enquanto Sacha Fenestraz acertou o muro. Na frente, Bird passou a abrir vantagem, chegando a 1,8 segundos sobre Buemi, que seguia segurando Hughes.
Evans foi punido em cinco segundos por causar uma colisão com Rast, enquanto Vergne passou por Di Grassi, entrando no top-10. Já Dennis seguiu avançando e tomou a sétima posição. Bird acionou o modo ataque e viu Buemi se aproximar, trazendo consigo Hughes. Na volta 17, Rast e Ticktum passaram a usar o modo ataque, buscando avançar na classificação. Hughes fez o mesmo no giro seguinte, caindo para quinto.
Bird seguia na liderança da prova, e abriu pequena vantagem sobre Buemi, que passou a ser atacado por Wehrlein. Mais atrás, Evans passou por Ticktum, ganhando a oitava colocação. Dennis seguia avançando e ocupava a sexta colocação na volta 23, atacando Hughes. Bird e Buemi partiram para o modo ataque na volta 24, e Wehrlein avançou para o segundo posto.
Wehrlein passou a atacar Bird pela liderança da prova, enquanto Buemi se aproveitou para se aproximar dos dois. Na volta 25, o alemão chegou a conseguir a ultrapassagem, mas tomou o X ao perder o ponto de frenagem na curva 1. O piloto da Porsche, porém, seguiu atacando o rival da Jaguar, enquanto Sette Câmara despencou para a 17ª posição.
Hughes foi buscar o modo ataque na volta 28 e caiu para sétimo, enquanto Wehrlein seguia pressionando Bird pela liderança, permitindo a aproximação de Buemi e de Rast. Na 30ª volta, Wehrlein conseguiu a ultrapassagem e tomou a ponta da corrida. O suíço da Envision, por sua vez, acionou o modo ataque e caiu para a quarta posição, superado por Dennis.
Na volta 33, Mortara foi aos boxes, enquanto Dennis partiu para o ataque sobre Bird pelo segundo lugar, conseguindo a ultrapassagem na volta 34, enquanto Wehrlein acionou seu último modo ataque na corrida. O vencedor do México descontou a diferença em relação ao adversário da Porsche e partiu para o ataque na volta 36.
Sem o acréscimo de voltas, Dennis seguiu pressionando Wehrlein, sem ter espaço para tentar a ultrapassagem na penúltima volta. O alemão, então, seguiu para vencer, não sem ter que se defender na última curva. Bird completou o pódio.
Deixe seu Comentário