Card image
Super carros
Ônibus da Copa do Mundo de 1974 tinha torneira de cerveja e motor de 236 cv

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 16/11/2022
  • Atualizado: 16/11/2022 às 10:29
  • Por: Leonardo Marson

Em época de Copa do Mundo, é normal a gente ver os ônibus que levam as seleções para jogos e centros de treinamento. Normalmente eles vêm coloridos e com frases motivacionais no idioma pátrio daquele time. Mas nem sempre foi assim. Em 1974, na Copa do Mundo da Alemanha, os ônibus tinham cinzeiros e torneiras de cerveja. Isso foi resgatado pela Mercedes-Benz, fabricante dos ônibus daquele mundial, que tem uma réplica deste veículo em seu museu.

Copa do Mundo
Foto: divulgação

O modelo é o O 302, e cada uma das 16 seleções daquela Copa do Mundo teve um destes à disposição. Os ônibus tinham a inscrição “WM 74”, com a pintura identificando de qual seleção era aquele veículo. A bandeira do país era colocada no teto. O ônibus exposto no museu da Mercedes em Stuttgart é o da Alemanha Ocidental (em 1974, a Alemanha Oriental também jogou a Copa do Mundo).

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

O Mercedes-Benz O 302 passou a ser produzido muito antes de 1974. As primeiras versões chegaram às ruas alemãs em 1965, e em 1971 o modelo já contava com suspensão pneumática de série, o que seguiu até o final de sua fabricação, em 1976. Não há muitos detalhes técnicos do veículo, mas eram quatro opções de motorização, que variavam entre 125 cv e 236 cv.

LEIA MAIS:

F1: confira a programação e onde ver na TV o GP de Abu Dhabi
Mercedes vence corrida pela 11ª temporada consecutiva na F1
Russell faz corrida perfeita e vence GP de São Paulo de F1

No interior, chamavam atenção itens impensáveis hoje em dia em veículos que são usados para levar atletas para competições. Na parte traseira havia uma torneira de cerveja, e cada jogador tinha um cinzeiro para chamar de seu. Além disso, havia aparelho de som com toca-fitas, poltronas de couro, cabine de banheiro e ar-condicionado.

Após a Copa do Mundo, os ônibus passaram a operar em linhas comerciais, ainda com os esquemas de pintura. Com o tempo, eles deixaram de existir.

Deixe seu Comentário

Comentários