Card image
Fórmula 1
Russell faz corrida perfeita e vence GP de São Paulo de F1

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 13/11/2022
  • Atualizado: 13/11/2022 às 16:41
  • Por: Leonardo Marson

George Russell venceu neste domingo (13) o Grande Prêmio de São Paulo, penúltima etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes se manteve na liderança ao longo da maior parte das 71 voltas disputadas no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e garantiu sua primeira vitória na categoria máxima do esporte a motor mundial, e a primeira do time alemão no ano.

George Russell
Russell venceu pela primeira vez na carreira. (Foto LAT)

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que completou o 1-2 da Mercedes no autódromo paulistano, mesmo depois de se envolver em um incidente com Max Verstappen na sétima volta. O pódio ainda contou com Carlos Sainz, piloto da Ferrari que não conseguiu acompanhar o ritmo dos pilotos da equipe da estrela de três pontas.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Charles Leclerc, da Ferrari, terminou em quarto após também rodar no início da corrida após um toque com Lando Norris. Fernando Alonso, da Alpine, ficou com a quinta posição, sendo seguido por Max Verstappen, sexto com a Red Bull após uma corrida de recuperação, sendo seguido por Sergio Pérez, seu companheiro. Esteban Ocon, da Alpine, Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, e Lance Stroll, da Aston Martin, fecharam o top-10.

LEIA MAIS:

Confira como ficou o grid de largada para o GP de São Paulo de F1
Russell supera Verstappen e vence corrida Sprint agitada em Interlagos
Ocon comanda segundo treino livre para o GP de São Paulo em Interlagos
Magnussen surpreende e fatura pole para a Sprint do GP de São Paulo
Magnussen sobre pole em Interlagos: “é incrível, não esperava”

A corrida contou com duas neutralizações. Logo na largada, Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo se tocaram e abandonaram a corrida, causando a entrada do Safety Car. Depois, já na parte final da prova, foi a vez de Lando Norris ter problemas e também provocar o acionamento da bandeira amarela.

A Fórmula 1 encerra a temporada 2022 no próximo final de semana com a disputa do Grande Prêmio de Abu Dhabi, corrida marcada para o circuito de Yas Marina.

Confira como foi a corrida

A largada do Grande Prêmio de São Paulo começou com George Russell mantendo a primeira posição, seguido por Lewis Hamilton, Max Verstappen, Sergio Pérez e Lando Norris. Um pouco mais atrás, Daniel Ricciardo tocou a traseira de Kevin Magnussen, que rodou e o atingiu. Os dois abandonaram a prova e o Safety Car foi acionado imediatamente.

Enquanto a corrida estava neutralizada, Alexander Albon se dirigiu aos boxes e recebeu pneus médios da Williams. A relargada foi acionada na sétima volta com Hamilton e Verstappen se tocando no S do Senna. O holandês precisou visitar os boxes. No mesmo giro, Charles Leclerc e Lando Norris também se esbarraram, com o ferrarista rodando e também sendo obrigado a fazer um pit stop.

Na frente, Russell mantinha uma pequena vantagem sobre Pérez, enquanto Hamilton começou a escalar o pelotão, superando em duas voltas Mick Schumacher e Pierre Gasly para avançar ao sexto posto na décima volta. Norris, por sua vez, segurava um pelotão com Vettel e o heptacampeão. No 13º giro, Verstappen e Norris foram punidos em cinco segundos por causarem colisões.

Hamilton voltou ao top-5 na volta 14, deixando Vettel para trás, superando Norris no giro seguinte. Fernando Alonso, por sua vez, foi aos boxes e ganhou um jogo de pneus médios. Na frente, Russell seguia na liderança com uma vantagem de dois segundos em relação a Pérez. No giro 17, foi a vez de Vettel deixar Norris para trás, tomando o quinto lugar.

Na 18ª volta, Sainz foi chamado aos boxes e recebeu da Ferrari pneus macios, retornando à pista e deixando para trás momentos depois Albon para tomar o 11º lugar. Dois giros depois, foi Gasly quem se dirigiu aos boxes. Russell passou a andar mais forte e disparou 2s7 em relação a Pérez, o segundo colocado, que viu Hamilton começar a se aproximar.

Vindo de trás com pneus mais novos e macios, Sainz apareceu na oitava posição depois de ultrapassar Lance Stroll e Mick Schumacher. Na volta seguinte, Leclerc foi aos boxes pela segunda vez, ganhando um jogo de pneus macios. Segundo colocado, Pérez foi aos boxes no giro 24 e ganhou pneus médios, o que foi seguido por Verstappen na mesma volta, com o holandês cumprindo punição.

Russell visitou os boxes na volta 25, trocando os pneus macios pelos médios, cedendo a ponta para Hamilton. No mesmo giro, Norris foi aos boxes e cumpriu punição, enquanto Bottas foi outro a fazer a troca de pneus. Na 27ª volta, foi a vez de Vettel visitar os boxes, ganhando pneus médios da Aston Martin. Na frente, Hamilton seguia na pista com os pneus usados desde a largada.

Com pneus mais novos, o tetracampeão do mundo não teve dificuldades para tomar o oitavo posto de Gasly. Hamilton foi aos boxes na 30ª volta, ganhou pneus médios e retornou à pista na quarta colocação. O heptacampeão do mundo logo fez a volta mais rápida da corrida no 32º giro. Na volta seguinte, Lance Stroll tomou a 14ª posição de Yuki Tsunoda.

Na volta 34, foi a vez de Verstappen passar pelo japonês da AlphaTauri, tomando o 15º posto. Hamilton descontava quase um segundo por volta em relação a Sainz, que vinha em terceiro, enquanto Russell, aos poucos, ampliava a diferença sobre Pérez, chegando aos 5s7 na volta 36, momento em que Alonso e Gasly fizeram seus pit stops.

Sainz fez sua segunda troca de pneus no giro 37, voltando aos médios. Pérez foi avisado pela Red Bull para partir para um “plano B”, e Russell começou a disparar na frente, abrindo sete segundos na 40ª volta. Além disso, o mexicano passou a ver Hamilton cada vez mais próximo. O dono do Mercedes número 44 chegou de vez no mexicano na volta 45ª volta, conseguindo a ultrapassagem no final da reta para tomar o segundo lugar.

Leclerc voltou aos boxes na volta 45, ganhando pneus macios para o próximo stint. Já Verstappen buscava recuperação e apareceu na sexta posição após as paradas de Bottas, Vettel e Norris. Na volta 48, Pérez foi aos boxes pela segunda vez e recebeu pneus macios, voltando à pista na quarta posição. Uma volta depois, foi Hamilton quem ganhou compostos vermelhos da Mercedes.

Russell foi para os boxes pela segunda vez, ganhando pneus macios e retornando na liderança da prova, seguido por Sainz e Hamilton. Na volta 52, Norris parou na pista com problemas em sua McLaren, deixando a corrida e forçando o acionamento do Safety Car Virtual. Alonso aproveitou para fazer mais uma parada nos boxes, o que foi seguido por Sainz. Na volta 55, o Safety Car real foi acionado.

A relargada foi acionada na volta 60, com Sainz partindo para cima de Pérez pelo terceiro lugar, trazendo consigo Leclerc. Russell rapidamente abriu um segundo de frente para Hamilton, que não era ameaçado pelos rivais. Alonso, por sua vez, passou por Bottas para tomar o sexto lugar. Com a liberação da asa móvel na volta 63, Sainz passou por Pérez para tomar o terceiro lugar.

Pérez, com os médios, passou a ser escalado, sendo superado por Leclerc na volta 64, e por Alonso no giro seguinte, caindo para o sexto lugar. Na volta 67, foi Verstappen quem deixou para trás o mexicano. A corrida chegou ao final com Russell celebrando sua primeira vitória no ano, seguido por Hamilton e Sainz.

Deixe seu Comentário

Comentários