Piloto TOYOTA GAZOO Racing, Sébastien Ogier é o novo campeão do WRC. O francês teve uma disputa das mais acirradas com Elfyn Evans e Kalle Rovanpera que só foi decidida na última etapa do campeonato, o Rally da Arábia Saudita, disputado neste final de semana na região de Jedá. Ao lado de Vincent Landais, o veterano completou a prova na terceira posição e pôde comemorar o nono campeonato mundial da carreira.

Evans, que chegou à decisão com três pontos de vantagem sobre Ogier, precisou fazer uma parada para trocar um pneu ainda nas especiais da manhã da sexta-feira, perdendo 1min40s. Depois, foi a vez do francês perder pressão nos pneus nas especiais da tarde, ficando apenas duas posições à frente do galês, e um ponto acima do adversário na classificação.
Na especial que abriu o último dia de provas na Arábia Saudita, Ogier e Evans chegaram a ficar separados por um décimo. Então, o francês foi 7,9 segundos mais rápido que o galês, e avançou ao terceiro posto, contra o sétimo lugar do adversário. Evans ainda foi melhor no Super Saturday, mas viu Ogier garantir o décimo pódio em 11 participações no ano e ficar com o título.
O resultado representa o nono título mundial de Ogier, que agora se iguala a Sébastien Loeb como maior campeão da história do WRC. A conquista vem cinco anos depois de seu último título, e é a terceira conquista com a TOYOTA GAZOO Racing, sendo a primeira ao lado de Landais. Evans acabou como vice-campeão, seguido por Rovanpera, que tinha chances remotas de título, precisando descontar 24 pontos para sair com o campeonato.
“Que disputa acirrada com Elfyn (Evans) e Scott (Martin). Um grande campeão precisa de grandes adversários, e eles foram muito fortes e nos levaram ao limite até a última etapa do ano. Parabéns a eles, a Kalle (Rovanpera) e Jonne (Halttunen) também, e a toda a equipe. Foi uma temporada muito bem-sucedida, e estou orgulhoso e feliz por fazer parte desta família”, disse Ogier.
“Nunca pensei que este momento do nono título chegaria depois de ter decidido fazer uma mudança e passar mais tempo com a minha família. É graças à oportunidade de trabalhar com esta equipe fantástica e de ter encontrado um jovem copiloto, Vincent, que fez um trabalho incrível ao meu lado, trazendo uma energia tão positiva e me fazendo sentir mais jovem. Juntos, alcançamos grandes feitos e estou muito feliz por dar as boas-vindas ao clube dos campeões mundiais”, completou Ogier.
“Foi uma disputa incrivelmente acirrada entre Seb e Elfyn, que se estendeu até a última etapa do último rali da temporada. Acho que Seb mostrou que é o melhor piloto do mundo no momento, e talvez até mesmo de todos os tempos: ele igualou o recorde ao conquistar o nono título, e fez isso com três fabricantes diferentes. Eu também venci com três equipes, mas só conquistei quatro títulos”, disse Juha Kankkunen, vice-chefe de equipe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“Elfyn também fez um trabalho fantástico. Ele não cometeu nenhum erro, teve que ser o primeiro carro na pista durante a maior parte da temporada e foi muito consistente. Será ótimo tê-lo conosco e tentar conquistar o título novamente no ano que vem. Kalle também deu o seu melhor, embora desta vez não estivesse realmente em suas mãos. Sentiremos sua falta, mas estamos ansiosos para acompanhar seu novo desafio e, com jovens rápidos como Sami e Oliver surgindo, tenho certeza de que podemos ter outra temporada forte em 2026”, completa Kankunnen.
A temporada 2026 do WRC será aberta entre os dias 22 e 25 de janeiro, com a disputa do Rally de Monte Carlo.


Deixe seu Comentário