O WRC testa carros, pilotos e membros da equipe mais do que qualquer outra categoria. Da neve gelada ao calor do deserto, em todos os tipos de terreno, o Mundial de Rally oferece um cenário único para aprender sobre as estradas e condições enfrentadas pelos clientes da Toyota em todo o mundo.

Desde sua temporada de estreia em 2017, a TOYOTA GAZOO Racing WRT conquistou o desafio do WRC, ganhando os títulos de construtores, pilotos e copilotos seis vezes. Nesse período, o sucesso da equipe também ajudou a fabricante a estabelecer um novo recorde de vitórias em ralis, que atualmente é de 105.
Após uma campanha recorde em 2025, a TGR-WRT entra neste ano com o objetivo de defender com sucesso seus títulos. Sem descansar sobre os louros, a equipe continua trabalhando para melhorar o GR YARIS Rally1, que também ostenta uma nova e pintura vermelha, branca e preta.
Aproveitando as possibilidades de homologação disponíveis para a temporada final do regulamento atual do Rally1, a equipe se concentrou em desenvolvimentos relacionados à aerodinâmica e suspensão. Isso inclui uma nova asa traseira (instalada nos três carros dos fabricantes para a primeira etapa), enquanto a introdução de novas peças no sistema de suspensão permite maiores possibilidades de configuração.
Um renovado lineup de pilotos para 2026 adiciona mais jovens talentos à lista da TGR-WRT, e todas as cinco equipes do GR YARIS Rally1 estarão em ação na primeira etapa.
Sébastien Ogier conquistou o seu nono campeonato mundial, igualando o recorde, num final emocionante da temporada de 2025, guiado pelo copiloto Vincent Landais. Ele é também o piloto mais bem-sucedido na longa história do Rally de Monte Carlo, que se realiza na sua cidade natal, Gap, nos Alpes franceses, tendo conquistado a sua décima vitória há um ano.
Antes do início do rali no porto de Mônaco na quinta-feira, uma nova edição especial do GR Yaris comemorando o nono título de Ogier será revelada em uma estreia mundial. Ele será exibido ao lado do GR Yaris MORIZO RR, que foi criado com o presidente da TOYOTA GAZOO Racing WRT, Akio Toyoda, também conhecido como Morizo, e revelado pela primeira vez no Tokyo Auto Salon.
Elfyn Evans embarca em sua sétima temporada consecutiva com a TGR-WRT, ao lado do copiloto Scott Martin. Vice-campeões do ano passado, eles subiram ao pódio quatro vezes no Rally de Monte Carlo com a equipe, incluindo o segundo lugar em 2025.
Juntando-se à equipe para a temporada de 2026 estão Oliver Solberg e o copiloto Elliott Edmondson, após sua campanha dominante no título do WRC2 do ano passado no carro GR Yaris Rally2, além da vitória em sua estreia no GR YARIS Rally1 na Estônia. Com seis participações anteriores no Rally de Monte Carlo, Solberg é o terceiro piloto finalista indicado para marcar pontos para a TGR-WRT.
Também competindo em um quarto carro sob a bandeira da TGR-WRT está Takamoto Katsuta, que busca melhorar sua melhor marca anterior, um sexto lugar na prova, com o copiloto Aaron Johnston. Sami Pajari, por sua vez, começa sua segunda temporada sob a bandeira da TGR-WRT2, com o objetivo de continuar o forte progresso que demonstrou durante sua campanha de estreia no ano passado ao lado do copiloto Marko Salminen.
“É sempre animador começar uma nova temporada, seja você um piloto, um chefe de equipe ou um fã. É interessante ver o nível das equipes e dos pilotos e quem parece estar em boa forma para o ano que vem. Com o trabalho de desenvolvimento que fizemos na suspensão e na aerodinâmica, nosso GR YARIS Rally1 deve ser forte, mas sabemos que nossos rivais também têm trabalhado duro para melhorar. O Rally de Monte Carlo é o evento mais difícil e estressante da temporada, mas também o mais gratificante se você conseguir chegar ao pódio em Mônaco”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“Sébastien fez isso mais vezes do que qualquer outra pessoa e sei que, mesmo depois de conquistar seu nono título mundial, ele ainda estará com fome de vitórias. Elfyn também teve um desempenho incrível ao longo da última temporada e não precisa fazer nada diferente para ser um candidato novamente este ano. Também estamos entusiasmados por ter Oliver se juntando à nossa equipe e por ver o que ele, Taka e Sami podem fazer durante a temporada”, completa Latvala.
O compromisso da TGR-WRT em apoiar jovens pilotos se estende ao Programa WRC Challenge. Depois de demonstrar um forte progresso durante 2025, o piloto de segunda geração do programa, Yuki Yamamoto, dá mais um passo, embarcando em uma temporada completa de ralis WRC ao volante de um GR Yaris Rally2.
O carro de Yamamoto é um dos sete GR Yaris Rally2 inscritos no Rally de Monte Carlo. Filip Mareš, Chris Ingram, Eliott Delecour (filho do vencedor do Rally de Monte Carlo de 1994, François), Olivier Burri e Johannes Keferböck estão todos inscritos no WRC2, com Paolo Vallivero também na lista de inscritos.
O Rally de Monte Carlo é famoso por suas condições climáticas frequentemente instáveis, que podem trazer gelo e neve para as estradas asfaltadas. A escolha dos pneus pode ser crucial, com uma variedade maior de borracha – alguns com pregos – disponível para se adequar às condições. O rali deste ano começa e termina no porto de Mônaco e, pela primeira vez desde 2008, inclui uma superespecial usando parte do circuito de Fórmula 1 do Principado.
A ação segue diretamente para as montanhas na quinta-feira, com três etapas percorridas no caminho de volta para Gap, duas delas no escuro. Três etapas a oeste de Gap são percorridas duas vezes na sexta-feira, enquanto o sábado apresenta mais três provas nas montanhas antes da superespecial do Circuito de Mônaco à noite. Duas etapas repetidas acima de Mônaco formam a final de domingo, incluindo a Power Stage, que encerra o rali, sobre o famoso Col de Turini.
O Rally de Monte Carlo é o primeiro evento de uma temporada de 14 etapas do WRC em 2026, que leva os competidores a quatro continentes e termina na Arábia Saudita, de 11 a 14 de novembro.


Deixe seu Comentário