Card image
Notícias
24 Horas de Le Mans: o melhor do automobilismo mundial tem final de semana histórico em São Paulo

3 Minutos de leitura

    Notícias
  • Publicado: 14/06/2025
  • Atualizado: 16/06/2025 às 11:56
  • Por: Leonardo Marson

Le Mans não é apenas uma corrida — é um rito de passagem. Uma celebração da coragem, da engenharia e da paixão que moldaram o automobilismo ao longo de mais de um século. Em 2025 a prova acontece entre neste sábado (14) e domingo (15) para as 24 horas de emoção que já estão a toda velocidade – a largada foi dada às 11 horas (horário de Brasília). Antes, pilotos e equipes passaram por uma semana de treinos, classificatórios e rituais que transformam a pequena cidade francesa na capital mundial da velocidade. Le Mans faz parte do Campeonato Mundial de Endurance, o FIA WEC, que desembarca no Brasil em julho para o Rolex 6 Horas de São Paulo.

Foto: Fabrizio Boldoni / DPPI

A cidade já respira o evento e traz, já neste final de semana, diversas ativações para dividir com os amantes dos carros e do automobilismo as emoções de Le Mans.

Neste sábado e no domingo, a partir das 9 horas, quem passar pela região da ponte Cidade Jardim, na Zona Sul, tradicional ponto de encontro dos “spotters” (observadores de carros) pode acompanhar bem de perto o desfile de Porsches, Aston Martin, BMW e outras marcas famosas que disputam o FIA WEC. Serão três sessões da WEC Parade no sábado e três no domingo. Na Praça Deputado Dario de Barros há um pitstop montado com a transmissão ao vivo das 24 Horas de Le Mans pelo canal BandSports e pelo site Grande Prêmio – este transmite a corrida via internet em toda a sua duração.

Já quem estiver pela região da Avenida Paulista, um dos locais mais festejados da cidade, poderá ir até a Praça Oswaldo Cruz, esquina com a Rua Treze de Maio e tirar fotos junto com o Big Capacete todo estilizado pelo FIA WEC. A ação também acontecerá no sábado e no domingo.

Campeonato — Quarta etapa do FIA World Endurance Championship (WEC), a 24 Horas de Le Mans chega exatamente na metade do campeonato, carregando consigo o peso da história e a urgência do presente. A Ferrari, invicta nas três primeiras etapas da temporada — Catar, Ímola e Spa-Francorchamps — é o time a ser batido. Mas em Le Mans nada é previsível. A vitória aqui vale mais que pontos: ela é a eternidade.

Le Mans é um espelho onde se refletem os sonhos de pilotos, engenheiros e apaixonados. Um desfile de prototipagem extrema, marcas icônicas como Porsche, Toyota, Cadillac, Peugeot, Alpine e BMW, e batalhas de 24 horas que decidem legados. Pilotos e equipes que correm apenas em Le Mans vêm em busca de glória. Porque vencer aqui, é vencer tudo.

O Brasil estará representado por oito pilotos, incluindo nomes que ressoam com a alma do automobilismo nacional. Pietro Fittipaldi (United Autosports, LMP2) honra seu sobrenome e divide o cockpit com Renger van der Zande e David Heinmeier-Hansson. Dudu Barrichello, após um desempenho memorável em Spa, volta a bordo do Aston Martin da Racing Spirit of Le Mans, ao lado de Valentin Hasse-Clot e Derek DeBoer, defendendo a bandeira brasileira na categoria LMGT3. O grid conta ainda com nomes consagrados como Augusto Farfus (BMW M Motorsport) e Felipe Nasr (Porsche Penske Motorsport), além de Felipe Drugovich (Cadillac) reforçando o peso do Brasil na disputa.

Interlagos — Le Mans também lança o olhar para São Paulo: a etapa brasileira do WEC, marcada para 13 de julho no Autódromo de Interlagos, será a sequência direta dessa batalha épica.

Trará uma novidade para os fãs: pela primeira vez, a tradicional “invasão da pista” será autorizada em Interlagos após a bandeirada final — um convite ao público para viver de perto o espírito de Le Mans e após o pódio caminhar para a FAN Zone e assistir ao show de encerramento com Capital Inicial.

Ingressos podem ser comprados pelo site oficial fiawecsaopaulo.com.br

Deixe seu Comentário

Comentários