
O Autódromo Juan Manuel Fangio, em Rosário, Argentina, recebeu no último final de semana a etapa inaugural da temporada 2025 do TCR South America. A chegada da Hankook como nova fornecedora oficial de pneus agradou aos pilotos e aniquilou recordes na pista argentina.

Fazendo valer o fator casa, as vitórias foram de pilotos argentinos: Leonel Pernía venceu a primeira prova com o Honda Civic da equipe Honda YPF, e Fabricio Pezzini triunfou na segunda prova com o Cupra da equipe brasileira W2 ProGP.
Desde 2023 fornecendo pneus à Stock Car, Stock Light e Fórmula 4 Brasil, a Hankook passa a calçar os carros do TCR South America e sua versão brasileira, além da Turismo Nacional, chegando a cinco categorias de âmbito nacional e continental no automobilismo sul-americano.
O desempenho dos Hankook F200 de medidas 260/660R18 agradou, especialmente, aos pilotos. “É um pneu mais rápido que o anterior, sem dúvida. Por serem mais macios, eles trazem uma característica diferente: ao mesmo tempo que ele traz mais performance, ele permite adaptações estratégicas ao piloto na gestão do desgaste conforme o decorrer da prova. Gostei bastante”, explicou Pedro Cardoso, atual campeão da categoria e que foi ao pódio nas duas provas do final de semana com um terceiro e um segundo lugar com o Peugeot da equipe PMO Racing.
Já nos primeiros treinos livres na pista de 4.000 metros, os pilotos já puderam sentir a diferença ao superarem as marcas de 2024 com a nova borracha. Na classificação, onde os pilotos extraem o máximo desempenho dos pneus, o recorde anterior foi aniquilado em mais de 1,5 segundo: de 1min38s814 da pole position de 2024, em 2025 o melhor tempo do grid foi registrado em 1min37s284 – uma diferença de 1s530.
“A primeira impressão foi muito boa. É [um pneu] mais macio e mais rápido que o anterior – os tempos de volta deixaram isso bem claro. Com mais tempo de pista no decorrer da temporada, a experiência vai nos permitir extrair mais dos novos pneus. Nas corridas estes pneus trazem uma dinâmica diferenciada em termos de estratégia e estilos de pilotagem”, apontou Duda Pamplona, sócio e chefe de equipe na W2 ProGP.
Os pneus Hankook F200, composto médio S55H, demonstraram alta performance e confiabilidade em uma pista exigente, mesmo sob calor intenso (45°C no asfalto e 30°C ambiente). “O progresso das equipes desde os treinos livres permitiu ajustes precisos de cambagem e pressão, essenciais para lidar com o desgaste do ombro interno e as irregularidades do asfalto. Apesar de ser uma novidade, a adaptação foi rápida, resultando em um equilíbrio entre performance e durabilidade. O desempenho superior dos pneus foi comprovado com a quebra do recorde de tempo da pista na categoria”, registrou Leandro Figueiredo, Técnico de Garantia e Qualidade da Hankook.
A próxima etapa do TCR South America será disputada em Posadas, na província de Misiones, também na Argentina, no dia 20 de abril.
Deixe seu Comentário