A ProMacchina Motorsport, com mais de 20 anos de experiência em provas de rally, lança um novo carro para a categoria Rally 5, a categoria de entrada do Campeonato Brasileiro de Rally. Trata-se do VW Up! Rally 5, um novo projeto para a categoria de base da competição no Brasil.
Com estimados 150 cv de potência e 200Nm de torque, o primeiro carro turbo 4×2 do certame traz para as competições o mesmo conceito de maior eficiência energética, cada vez mais aplicado pelas montadoras de carros.
Desde seu lançamento, Maurício Neves, preparador responsável pela ProMacchina, imaginou que o VW Up seria um ótimo carro de rally. Com tamanho reduzido, ótima relação de peso e potência e o torque do motor turbo, o compacto tem tudo para iniciar uma revolução no rally brasileiro.
Segundo Maurício Neves, “O projeto estava montado, mas caminhando devagar por conta do cenário econômico, mas, por mais inusitado que fosse, foi durante as semanas mais intensas de distanciamento social que o projeto decolou e agora já está nos primeiros testes”, contou o preparador.
O primeiro carro já está em preparação e tem previsão de estreia para o final de 2020. Novos pedidos do VW Up! Rally 5 já podem ser feitos para a temporada 2021 de rally, com valor a partir de R$ 140 mil, segundo informado pela ProMacchina.
Ficha Técnica do carro
O VW Up Rally 5 terá o monobloco original preparado para competições e manterá o mesmo conjunto de motor e câmbio de fábrica. O carro receberá um novo mapa da injeção eletrônica desenvolvido pela SFI Chips, molas e amortecedores de competição da Baratec Brasil, bancos concha, cintos de 6 pontos e todo equipamento de segurança será fornecido pela OMP Racing Brasil, opcional de tanque de combustível no padrão FIA produzido pela Sat Racing e será calçado com pneus de rally Maxxis.
– Monobloco reforçado;
– Santo-Antônio ProMacchina padrão FIA;
– Motor 1.0 Turbo com Remap eletrônico SFI Chips com aproximadamente 150cv e 200Nm de torque;
– Cambio de 5 marchas com nova relação de diferencial mais curta;
– Embreagem cerâmica;
– Coxins de motor e câmbio reforçados;
– Amortecedores e molas específicos para rally Baratec Brasil;
– Freio de mão hidráulico de competição;
– Bancos, cintos, sistema de extintor de incêndio, travas de capô e volante de competição OMP Racing Brasil;
– Pneus de rally Maxxis 175/65 R14;
– Opção de tanque homologado FIA 60 litros SAT Brasil;
– Scoop do teto, apoia pé para navegador, asa traseira em fibra de alta resistência by SAT Brasil.
Categoria
De acordo com o padrão FIA – Federação Internacional de Automobilismo, a categoria Rally 5 é destinada para carros de produção, 4×2, com motorização até 1.6L aspirado ou até 1.0 Turbo.
Esta é a categoria de entrada no Campeonato Brasileiro de Rally, que conta ainda com as categorias Rally 4, para carros de produção preparados, e Rally 2, para carros com tração integral.
O projeto VW Up! Rally 5 é uma iniciativa da ProMacchina Motorsport em parceria com Baratec Brasil Amortecedores, SFI Chips, OMP Racing Brasil, Maxxis Pneus e Sat Racing Tecnologia.
Primeiro VW Up de Rally 5 já tem piloto definido
O mineiro Marcos Debien planeja seu retorno ao rally de velocidade a bordo do novo Up! TSI Rally 5 em 2021.
Em 36 anos de esporte, Debien experimentou diferentes modalidades, carros e equipes, fazendo com que ele procurasse uma solução eficiente para seus objetivos.
“A primeira coisa foi procurar o carro ideal entre os modelos de produção. Precisava ser novo, leve, compacto, com motor turbo e câmbio mecânico”, contou o piloto que comprou um Up para uso diário a fim de experimentar o modelo. “Mas foi em uma live sobre rally com o Maurício Neves que a ideia caminhou, pois ele também tinha uma visão positiva sobre o carrinho”, completou o mineiro. Ao lado do navegador Enrico Aquino, outro aficionado pelo esporte, Debien pretende competir a temporada completa em 2021.
“O Marcos acreditou totalmente na ideia e fechou o 1º Up! TSI Rally 5 da América do Sul”, completou Maurício Neves da ProMacchina, que é preparador e também piloto.
A divulgação de um novo carro de rally agitou os bastidores do rally brasileiro, pois há muito tempo se fala sobre a necessidade de carros mais atuais nas categorias 4×2. Com a opção das fábricas pela a utilização de turbo compressores em motores menores, o rally se mostrou como cenário ideal para o teste e desenvolvimento dessa configuração.
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