Em uma coletiva de imprensa realizada no Automobile Club de l’Ouest (ACO) no Circuit de la Sarthe, na França, o chairman da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, revelou o “GR H2 Racing Concept”, primeiro veículo protótipo com motor a hidrogênio para as 24 Horas de Le Mans.
Desenvolvido com pensamento nas competições do futuro, a revelação do protótipo foi estimulada pelo anúncio recente da ACO, organizadora das 24 Horas de Le Mans, de que veículos movidos a hidrogênio poderão competir na corrida, além de veículos elétricos com células a combustível.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Toyoda parabenizou o ACO pelo centenário da histórica corrida de endurance, as 24 Horas de Le Mans, e expressou sua gratidão pela oportunidade de aprimorar os carros durante a competição.
LEIA MAIS:
Ferrari vence as 24 Horas de Le Mans com Giovinazzi, Pier Guidi e Calado
“Meus parabéns ao ACO e a todos os envolvidos pelo 100º aniversário de Le Mans. Este é um lugar onde não apenas competimos em uma das corridas mais famosas do mundo, mas também onde podemos ultrapassar os limites da tecnologia – um lugar onde podemos realizar o futuro. Somos gratos ao ACO e Le Mans por fornecer esta oportunidade única de compartilhar nossos esforços com o mundo”, disse Akio Toyoda.
“Meu objetivo é alcançar a neutralidade de carbono no automobilismo sem sacrificar nada em termos de desempenho ou emoção. Estamos ansiosos pelo nosso novo carro de corrida GR H2, tendo em vista a nova classe Le Mans H2, no futuro. O som, o torque, a dinâmica, está tudo lá. Não estamos apenas reimaginando o carro de corrida, mas fazendo isso com zero emissões. Um brinde aos próximos 100 anos de bandeiras quadriculadas”, completou o dirigente.
Pierre Fillon, presidente da ACO, parabenizou a Toyota pela inovação. “Esse dia será um marco na história das 24 Horas de Le Mans e do Campeonato Mundial de Endurance da FIA: um fabricante, e cujo fabricante é o número 1 do mundo, acaba de apresentar seu projeto ‘Hydrogen Endurance’. Há 100 anos, a ACO criou as 24 Horas de Le Mans, um verdadeiro laboratório tecnológico para um carro em pleno desenvolvimento. Hoje, a mobilidade está passando por uma revolução, a da transição energética e as 24 horas de Le Mans participam da busca por tecnologias sustentáveis”, disse.
“Desde 2018, o ACO, com MissionH24 e GreenGT, promovem o hidrogênio, um transportador de energia seguro e eficiente. Este dia é um novo passo crucial para a criação da categoria ‘Hidrogênio’ das 24 Horas de Le Mans. Mais uma vez, o Endurance demonstra seu compromisso com a mobilidade sustentável, em linha com os players automotivos. Gostaria de saudar este desafio da Toyota, a visão destes homens e mulheres. Toyoda San, ao apresentar hoje oficialmente este projeto ‘Hidrogênio’, você deixou sua marca na história das 24 Horas de Le Mans”, completou Fillon.
Fora do WEC, a Toyota tem competido usando um Corolla com motor a hidrogênio na Super Taikyu Series desde a terceira rodada da temporada de 2021 e competiu com o mesmo carro no IDEMITSU 1500 SUPER ENDURANCE 2022 no Circuito Internacional de Chang, na Tailândia, em dezembro de 2022. Ao fazer isso, foi aprimorando suas tecnologias no automobilismo e, com parceiros dentro e fora da indústria automotiva, acelerando seus esforços para produzir, transportar e usar hidrogênio para a realização de uma sociedade neutra em carbono.
A Toyota pretende avançar ainda mais com esses esforços para fabricar carros cada vez melhores para o automobilismo e criar uma sociedade neutra em carbono e espera enfrentar o desafio de uma nova geração de corridas de 24 horas de Le Mans.
Deixe seu Comentário