A Mitsubishi sempre teve forte atuação em competição, inclusive criando os seus próprios campeonatos Mitsubishi Cup, promovidos há mais de 25 anos e que acontecem pelo país afora. A novidade agora é o lançamento do Eclipse Cross R, da Mitsubishi Motors em parceria com a Spinelli Racing. O modelo estará à venda para qualquer pessoa que tenha o sonho de se tornar piloto de rali, com ou sem experiência na modalidade. Já está definido que ele disputará a Mitsubishi Cup a partir da temporada de 2024.
O Eclipse Cross R é feito na fábrica da HPE em Catalão (GO) e tem como base a linha Eclipse Cross de rua. Esta versão de competição Eclipse Cross R já oferece toda a experiência e conhecimento da Mitsubishi Motors na produção de carros de corrida homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Os compradores terão diversas vantagens comerciais para a disputa da temporada 2024 da Mitsubishi Cup, além de todo o suporte do time da Spinelli Racing durante as competições. O valor do carro é de R$ 479.000. Mas com as isenções das taxas de inscrição para a Cup por dois anos, o preço cai para R$ 437.000.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp
Guiga Spinelli, campeão de rally, e organizador da Mitsubishi Cup acha que o Eclipse Cross R está preparado para encarar todos os desafios das provas: “O Eclipse tem uma dirigibilidade fantástica que demonstra que o sistema de tração é realmente um diferencial do modelo. Além disso o motor tem um ótimo desempenho, que fica mais evidente com o câmbio sequencial, que torna o carro um verdadeiro modelo de corrida, mesmo que usando praticamente todas as peças do Eclipse Cross de rua. Ele ficou rápido, fácil de pilotar e muito resistente. Pacote ideal para correr de rally”.
Sua tração integral nas quatro rodas traz o mesmo DNA do famoso Lancer Evolution, com algumas adaptações para competição. O motor é o mesmo 1.5 turbo a gasolina da versão de rua e desenvolve 172cv a 5.700 rpm. O gerenciamento do motor é feito pela moderna ECU (PR8) de competição da empresa nacional ProTune e todo este desenvolvimento foi realizado em conjunto com a empresa de motores Dacar Motorsport. O veículo também foi equipado com o mais novo painel de aquisição de dados da marca, o TDL 5.0 EVO.
O câmbio é sequencial de seis velocidades e desenvolvido pela GRAF Gearboxes, empresa argentina que, desde 1965 já forneceu caixas de câmbio para importantes modalidades do automobilismo. Com bancos, cintos de segurança de seis pontos e volante, todos de competição, o Eclipse Cross R também traz portas, capô, tampa traseira e para-choque dianteiro em fibra de vidro. Os vidros das portas foram substituídos por estruturas em policarbonato. Tudo para a máxima otimização de peso e melhor desempenho em competição.
O sistema de suspensão é todo original do Eclipse de rua, independente nas quatro rodas. O que muda são os amortecedores que são específicos para a prática do rally e produzidos pela marca sueca Ohlins, assim como as molas helicoidais dianteiras. As molas traseiras são da marca Eibach. As rodas são de aro 16 e, os pneus, Pirelli Scorpion MTR 255/70/16, próprios para encarar os mais diversos tipos de obstáculos que uma pista de terra, lama, cascalho ou areia oferece em um rally.
Deixe seu Comentário