O pioneiro do segmento de carros premium compactos completou nessa segunda-feira (26) seu 60º aniversário, muito embora esbanje atualmente uma jovialidade jamais vista. Há exatos 60 anos, no dia 26 de agosto de 1959, a British Motor Corporation (BMC) orgulhosamente revelou o resultado de todos os seus esforços para a criação de um novo e revolucionário carro compacto. E, de fato, logo na sua estreia, o público pode admirar nada menos que dois novos modelos: o Morris Mini-Minor e o Austin Seven.
Muito espaço interno apesar das dimensões externas mínimas, assentos para quatro ocupantes, características de dirigibilidade impecáveis, economia de combustível excepcional e um preço muito acessível – esta foi a síntese que o criador do Mini, o engenheiro automotivo e designer Alec Issigonis recebeu da BMC. E as ideias brilhantes que ele implementou no desenvolvimento destes dois modelos tiveram impacto transportado com sucesso para outras variantes do carro.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Hoje, 60 anos depois, sabemos que pouquíssimos conceitos aplicados a automóveis sobreviveram por tanto tempo, e nenhum deles jamais foi convertido em uma variedade tão ampla de versões quanto no Mini. Uma das razões para este notável sucesso é que, desde o início, o Mini cumpriu todas as exigências de seu tempo, oferecendo ainda outros atributos neste mesmo processo.
LEIA MAIS:
McLaren anuncia novo roadster para 2020
Audi celebra 25 anos no Brasil com versão especial do A3
Dream Route terá sexta edição com rota inédita
Youtuber pilota carro mais potente do planeta
Medindo apenas 3,05 metros ou 120 polegadas de comprimento e vendido a £ 496 (aproximadamente R$ 2.500), o Mini era simplesmente perfeito para vagas apertadas de estacionamento e orçamentos restritos. Por meio de suas qualidades ao volante e do charme de suas proporções, o Mini também despertou grande interesse para quem buscava não um carro compacto e eficiência superior, mas também desempenho esportivo como também um estilo exclusivo na rua.
Esta combinação de diferentes qualidades permanece popular, mas com um conceito ainda mais jovial do que nunca. Assim, o atual MINI também é mais moderno e, ao mesmo tempo, mais fascinante e respeitado do que qualquer um de seus concorrentes, ao combinar eficiência incomparável, qualidade extremamente elevada, dirigibilidade incrivelmente ágil, com esportividade inigualável e design altamente expressivo e inconfundível.
Deixe seu Comentário