Após o lançamento do novo Mercedes-AMG GT3, a Mercedes-AMG apresenta o desenvolvimento adicional de seu modelo GT4 de sucesso global para o décimo aniversário do seu programa de corridas para clientes privados da marca. O novo Mercedes-AMG GT4 (modelo 2020) apresenta novas características de design e otimizações técnicas que, entre outras, aprimoram o desempenho das corridas de resistência. Graças ao aprimoramento do arrefecimento do motor e dos freios, o novo Mercedes-AMG GT4 também é capaz de oferecer com segurança um desempenho superior em pista com condições extremamente quentes.
Os números comprovam: são 363 corridas, 137 pódios, 151 vitórias na sua classe e 53 vitórias no geral: o recorde do Mercedes-AMG GT4 desde o seu lançamento no mercado em 2018 é impressionante. Nos últimos dois anos, o “irmão mais novo” do Mercedes-AMG GT3 tornou-se um dos carros de maior sucesso no crescente segmento GT4 em todo o mundo. Até agora, a marca de carros esportivos e de desempenho fabricados em Affalterbach, Alemanha, já entregou mais de 120 unidades de modelos de corrida para equipes de clientes em todo o mundo. Com a nova edição do GT4, que estará competindo globalmente nas pistas ainda em 2020, a Mercedes-AMG amplia o já alto nível de competitividade de seu modelo de sucesso.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Arrefecimento aprimorado do freio e do motor
As vantagens particulares do novo Mercedes-AMG GT4 podem ser encontradas no arrefecimento otimizado dos freios ao redor do eixo dianteiro e no aprimoramento do arrefecimento do motor. Tanto a entrada de ar do freio ampliada, quanto o caminho que ele percorre com diâmetro maior, evitam o superaquecimento dos componentes de frenagem. Como resultado, eles garantem uma melhor dirigibilidade, bem como um desgaste consideravelmente reduzido dos freios que estão sob carga específica durante as corridas de resistência. Graças a um novo duto feito de carbono, proteção térmica adaptada e adaptadores de pinça otimizados, o fluxo de ar que passa pelas partes afetadas termicamente foi aprimorado. Um disco de freio recém-desenvolvido no eixo dianteiro, voltado para confiabilidade e longevidade, complementa o resfriamento otimizado do sistema. O radiador de óleo reorganizado contribui para um resfriamento ainda mais eficaz do motor biturbo V8 de 4,0 litros AMG, assim como o novo duto de ar de exaustão de carbono e a nova borda do capô, em forma de material reforçado com fibra natural. Como resultado, o Mercedes-AMG GT4 pode oferecer confiabilidade em seu desempenho, mesmo em condições extremamente quentes.
LEIA MAIS:
Coluna da Isabel Reis: afinal, o que é o tempo?
Supercarro da Semana: Lexus RX 450h
Novo conceito de iluminação
A atualização do Mercedes-AMG GT4 também inclui luzes dianteiras e traseiras otimizadas, idênticas às utilizadas no Mercedes-AMG GT3. Seu design está alinhado com os atuais carros de rua Mercedes-AMG GT. Além do visual renovado do facelift, o novo conceito de luz também tem um objetivo prático: os novos faróis de LED de alto desempenho proporcionam uma iluminação consideravelmente melhor da pista. No escuro ou com pouca visibilidade, isso leva a vantagens decisivas para os motoristas em termos de segurança e desempenho.
Detalhes práticos que melhoram a resistência do modelo
Outra melhoria são as hastes modificadas no eixo traseiro, que também são semelhantes às usadas no novo modelo GT3 e que vêm com uma longevidade significativamente prolongada. Como resultado, o Mercedes-AMG GT4 que, entre outros, já conquistou três vitórias na sua classe nas 24 horas de Nürburgring, está ainda melhor preparado para corridas de resistência nas condições mais difíceis. A integração de um tanque de fluido de freio ampliado, preparada com os requisitos específicos das corridas de resistência, também é uma das novidades do Mercedes-AMG GT4 para o ano de 2020.
Altos padrões de segurança
Além do desenvolvimento de vários detalhes do exterior e da tecnologia embarcada do veículo, há também uma série de qualidades que o Mercedes-AMG GT4 destacou desde quando fez sua estreia, como, por exemplo, os padrões de segurança particularmente altos do veículo. A gaiola em aço de alta resistência foi aparafusada à estrutura de alumínio e uma escotilha de extração do piloto foi integrada ao teto do carro. A célula de segurança do cockpit é feita de carbono, com apoio de cabeça integrado, o que fornece um nível de proteção consideravelmente mais alto do que os assentos normais de corrida. Um poderoso sistema de extintores internos de incêndio complementa o conceito abrangente de segurança. A facilidade do uso dos componentes eletrônicos desenvolvidos pela Mercedes-AMG também contribuem. Por exemplo, o carro vem com um controle de tração específico para a competição e um ABS multi-ajustável. Eles são baseados na tecnologia GT3, assim como a caixa de câmbio de competição sequencial com diferencial ajustável. A suspensão com braços duplos e amortecedores com altura ajustáveis garantem um setup altamente preciso, com resposta personalizada. O inovador controle de torque do motor biturbo V8 é uma garantia de força e dirigibilidade exata dosada pelo acelerador. Como resultado, pilotos de todos os níveis de habilidade rapidamente adquirem confiança no veículo.
Stefan Wendl, chefe da Mercedes-AMG Customer Racing, falou sobre o novo facelift do modelo Mercedes-AMG GT4: “Quando entramos no segmento GT4 há dois anos, nosso objetivo era construir um carro capaz de vencer imediatamente. Observando os feitos do Mercedes-AMG GT4, conseguimos fazê-lo de uma maneira impressionante. Para permitir que nossas equipes de corrida de clientes realizem essas conquistas importantes nas pistas de corridas no futuro e também estejam preparadas da melhor maneira para os desafios em mercados recém-ingressados, como Ásia e América do Sul, agora decidimos atualizar o Mercedes-AMG GT4. A nova edição combina aspectos de desempenho, segurança e economia como nenhum outro carro deste segmento e foi feita sob medida para atender aos requisitos das equipes privadas. Com seu poderoso motor biturbo V8, o novo Mercedes-AMG GT4 também garante muita diversão longe das principais corridas internacionais, seja durante os dias de pista ou em campeonatos. O caminho para um futuro de sucesso na categoria GT4 foi definido. ”
Deixe seu Comentário