A Aston Martin revelou na última semana o seu último modelo com motor V12. O Vantage ganhou uma última versão com uma edição limitada a 333 unidades, todas vendidas, e equipada com um propulsor de 12 válvulas de 5,2 litros naturalmente aspirado, capaz de gerar nada menos que 700 cv de potência, e 76,8 kgfm de torque. Trata-se da mais potente versão deste veículo.
Para controlar toda essa potência, a transmissão do modelo é automática de oito velocidades, e um diferencial mecânico montado na traseira do veículo. A caixa de câmbio também foi adaptada para poder ter respostas rápidas. A aceleração do Vantage V12 é de 0 a 100 km/h é feita em 3,5 segundos, e o carro atinge até 322 km/h.
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A fabricante inglesa, que retornou ao Brasil em 2021, conseguiu deixar o carro mais leve por conta do uso de fibra de carbono em algumas partes da carroceria, como para-choques, para-lamas, capô e soleiras laterais. Assim, a relação peso-potência é 20% melhor no Vantage V12 do que na versão com motor V8, com 390 cv para cada mil quilos.
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O modelo ganhou ainda maior rigidez nas molas, que estão 50% mais “duras” na frente, e 40% atrás, e nas barras estabilizadoras, com 5% na dianteira e 41% na traseira. Os freios vêm de fábrica com um composto de carbono e cerâmica, suportando temperaturas de até 800°C. A asa traseira, por sua vez, torna o visual mais agressivo e fornece pressão aerodinâmica equivalente a 204 kg. Na frente, a grade do radiador aumentou em 25%, melhorando o arrefecimento.
As primeiras entregas dos 333 Aston Martin Vantage V12 deverão ser realizadas a partir do segundo trimestre deste ano. Estima-se que o modelo, que tem um preço avaliado em R$ 5 milhões, deverá contar com uma unidade vindo ao Brasil.
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