O Duster é um supercarro? Não é! Então porque ele estaria em uma seção Supercarros aqui da RACING? Bem, vamos dizer que a família Renault vem crescendo e agregando nomes de peso, como a Mercedes-Benz, que se juntou à marca francesa para fazer um motor 1.3 turbo de última geração, com 170 cv. E também não devemos deixar de falar do outro nome esportivo da família Renault, que é a Alpine, e que deverá fornecer outras tecnologias à marca.
O Duster foi lançado em 2011 no Brasil, e passou a ser o maior concorrente do bem-amado Ford EcoSport. Foram 11 anos de desenvolvimento até chegar nessa versão que eu rodei: o Duster Iconic 1.3 TCE, justamente com o turbo fruto da parceria Renault / Mercedes-Benz, e desenvolvido para equipar os modelos das marcas francesa e alemã.
Como foi a minha experiência com o carro? Eu digo que me surpreendi bastante, pois ainda tinha na cabeça o Duster de 2020, a última vez que o havia dirigido. Por isso, fiz uma lista de 10 motivos para pensar em um Duster, se for optar por um SUV de tamanho pequeno / médio. Bom, entrada é maneira de dizer, pois o preço de todos os carros está um verdadeiro absurdo. O fato é que a linha Duster começa em R$ 109.390, com a nova versão Intense com transmissão manual de cinco marchas. Nesse caso, o motor é o 1.6 SCe, com 120 cv de potência. A versão Intense com câmbio automático custa R$ 118.590. E este modelo que eu acabei de rodar, o Intense Iconic TCE, custa R$ 141.290. Veja agora os aspectos que gostei:
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
1- Motor
A versão Iconic TCE vem com um excelente motor 1.3 flex que entrega 170 cavalos de potência. Segundo a Renault, ele tem o maior torque da categoria com 27,5 kgfm. Combinado com o câmbio automático CVT XTronic de 8 velocidades, o carro tem ainda mais desempenho, economia de combustível e prazer ao dirigir.
2- Interior
Por dentro está tudo melhor: painel, volante com comando satélite, ar-condicionado digital, e bancos com um revestimento resistente. Mas o carro ainda continua com excesso de plásticos no acabamento. De qualquer forma, foi uma grande evolução.
3- Design
O desenho está bem bonito, o carro chama atenção. A altura do solo está imponente (237 mm) e os faróis tem luzes de circulação em LED. A grade dianteira cromada e as rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas também são pontos marcantes desse SUV, que ganhou ares bem mais sofisticados.
4- Tecnologia
Os recursos são dos melhores, como o sistema multimídia Display Link wireless, onde se pode espelhar o celular usando o Android Auto® ou o Apple CarPlay®, em uma tela de 8 polegadas. Ele ainda mostra as imagens fornecidas por quatro câmeras com Sistema Multiview na hora da baliza. Facilita bastante a manobra.
5- Espaço interno
Todo o espaço interno está excelente e mesmo os passageiros do banco de trás são transportados com espaço e conforto. Mas fiquei muito impressionada com o tamanho gigante do porta-malas de 475 L: cabe muita coisa. E pode ficar ainda melhor com os bancos traseiros bipartidos: eles podem ser rebatidos para ganhar ainda mais espaço interno.
6- Equipamentos de segurança
O Duster passou por reforços estruturais, segundo a fábrica. Também tem controle eletrônico de estabilidade (ESP) e isofix para cadeirinhas infantis. Ao dirigir ele também transmite segurança, com uma condução confiável mesmo nas curvas.
7- Loja virtual
Segundo o site da Renault, comprar o Duster é simples e prático. É possível simular um financiamento escolhendo o valor da entrada e o número de parcelas e, ainda, dar o seu usado na troca. Tudo no conforto da sua casa. Basta clicar no botão ir seguindo os passos. Eu avancei bastante, até chegar nos preços e nos detalhes das versões
8- Renault On Demand
Esse é um serviço por assinatura da Renault: você pode alugar o carro zero com documentos, seguro, manutenção e emplacamento inclusos. Esse Duster top de linha Iconic TCE 1.3 Turbo custa R$ 2.789,00 por mês. Veja mais no site ondemand.renault.com.br/simulador/escolher-alugar-carro-mensal. https://ondemand.renault.com.br/simulador/escolher-alugar-carro-mensal
9 – Equipamentos
Como essa versão realmente vem bem equipada, vale a pena falar também do sistema Stop&Start: o carro desliga quando para e religa rapidamente quando o acelerador é acionado, gerando economia de combustível. Destaque também do sensor do ponto cego: uma luz indicadora que alerta a presença de veículo no ponto cego. Segurança nunca é demais!
10 – Experiência ao dirigir
Só mesmo ao volante que se nota se o carro é prático, se ele “vestiu” bem no motorista, se o desempenho é bom, se o consumo está adequado ao seu bolso. Posso dizer que o Renault Duster se mostrou bastante positivo: um carro forte, mas muito tranquilo de se dirigir. Eu pensaria nele ao buscar um SUV pequeno / médio.
Veja também:
Aston Martin apresenta novo DBR22 com mais de 700 cv
Porsche lança 911 inspirado em carros em prol da caridade
Porsche Taycan Turbo S quebra recorde no Nordschleife
Deixe seu Comentário