Card image
Notícias
Stock Car abre temporada com mudanças e chance de equilíbrio ainda maior

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/03/2023
  • Atualizado: 29/03/2023 às 15:48
  • Por: Leonardo Marson

Hora de matar a saudade da Stock Car Pro Series. Cheia de novidades, a principal categoria do automobilismo brasileiro acelera pela primeira vez em 2023 ao iniciar, neste final de semana, a 45ª temporada de sua história. A partir das 11h40 deste domingo (2), 30 carros e pilotos darão o passo inicial na luta pela conquista do título mais cobiçado do esporte a motor do país.

Stock Car
Foto: Luiz França

Será a primeira das 12 etapas programadas para 2023 em um campeonato que vem com novidades. Pilotos que trocaram de equipe, outros que retornam ao grid – como o campeão de 2016 Felipe Fraga, retornando pela Blau Motorsport -, e também competidores estreando na Stock Car Pro Series, como Enzo Elias, campeão da Porsche Cup em 2022 e que faz sua estreia pela equipe Crown Racing/TMG como companheiro de equipe de Nelsinho Piquet; o gaúcho Lucas Kohl, que também dá o passo inicial na categoria principal estreando pela renovada Hot Car Competições como companheiro de Gaetano di Mauro; e também o anúncio, surpreendente, de que Dudu Barrichello fará sua primeira temporada completa na Stock Car, como companheiro de equipe justamente do pai, o bicampeão Rubens Barrichello na Mobil Ale Full Time.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Além da “dança das cadeiras”, do lado técnico há uma novidade que exigirá adaptação de todos os pilotos: a mudança no fornecimento de pneus. Com pneus novos, os compostos e até as medidas são diferentes, o que impacta drasticamente o desempenho e aderência do carro.

LEIA MAIS:
Stock Car: Tony Kanaan estreia em 2023 com a Texaco Racing de olho nos pneus
Veja a programação e onde assistir a etapa de Goiânia da Stock Car na TV
Blau Motorsport estreia Felipe Fraga e nova parceria na abertura da Stock Car 2023

“A gente tem um processo de adaptação ao desconhecido, e pneu é aderência pura”, destaca o campeão de 2022, Rubens Barrichello. “Junto disso temos os freios, que são super importantes na Stock Car. Então a gente vai para esta primeira prova mergulhando no desconhecido, porque o pneu pode mudar a altura do carro, que pode mudar o balanço dele e, fundamentalmente, pode mudar a estrutura e equilíbrio do freio. Tudo isso vem em composição e por isso são extremamente importantes”, destaca o bicampeão da categoria.

De fato, a impressão que se passa inicialmente é que, com uma mudança tão crítica, justamente a do que faz o contato do carro com o solo, o equilíbrio deve ficar ainda maior já que pilotos e equipes começam da estaca zero. É a opinião do engenheiro André Brezolin, responsável pelo fornecimento das pastilhas de freio da Fras-le e dos discos de freio da Fremax na categoria. Ele julga que não só a aderência, mas até a maneira de se trabalhar a frenagem, deverá ter alguma alteração por parte dos pilotos. “O pneu tem um papel fundamental no desempenho da frenagem”, diz.

“Uma boa aderência do pneu com o solo vai fazer toda aquela força de frenagem que o piloto tem nos discos e pastilhas de freio ser transmitida para o pneu, fazendo o veículo parar antes, desacelerar mais e não travar as rodas”, explica Brezolin. “Vai ser um desafio interessante para pilotos e equipes, porque muda tudo com um novo fornecedor de pneus: composto, nível de aderência, durabilidade, como o carro deverá ser acertado e como o piloto irá trabalhar no pedal de freio, bem como sua abordagem em entradas e saídas de curva. No final das contas, isso deve trazer ainda mais equilíbrio e tornar as disputas mais emocionantes”, diz o engenheiro de Fras-le e Fremax.

A programação do final de semana prevê dois treinos extras na quinta-feira (30) justamente para que os pilotos tenham um primeiro contato com a nova borracha. Na sexta-feira (31), dois treinos livres e o sábado (1) com a classificação para definição do grid às 13 horas. No domingo (2), a primeira prova tem largada às 11h40 e a segunda, às 12h20. As corridas têm transmissão ao vivo por Band, SporTV3 e canal oficial da Stock Car no YouTube.

Deixe seu Comentário

Comentários