Cada piloto tem suas características de condução. Frear com o pé direito ou esquerdo, apostar em um acerto de carro que privilegie sua pilotagem são alguns dos itens que um profissional do automobilismo precisa acertar. A novidade é que, na Stock Car, agora sabemos como os competidores conduzem seus veículos.
A Fras-Le e a Fremax perguntaram aos 24 pilotos do grid da mais importante categoria do automobilismo brasileiro com qual o pé que usam para frear. A pesquisa descobriu que 15 dos competidores fazem as frenagens com o pé direito, enquanto outros sete usam o freio com o pé esquerdo. Ainda outros dois fazem isso com os dois pés, variando de acordo com a pista.
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“O freio de um carro de corrida vai além da função de promover a desaceleração; ele pode ser usado para ajudar a corrigir uma trajetória ou uma tendência do carro em determinado tipo de curva, como os subesterços (saídas de frente), e dentro desse universo, cada piloto se adapta de um jeito e faz a sua escolha por usar um ou outro pé”, disse André Brezolin, engenheiro de projeto da Fras-Le e Fremax.
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“No final de uma curva de raio longo, às vezes há alguma tendência de a frente do carro começar a seguir uma trajetória indesejada – normalmente seguindo a inércia. Então, o piloto dá apenas um toque leve no freio – aí, geralmente com o esquerdo, para não parar de acelerar na saída – para corrigir essa direção”, segue Brezolin
“No entanto, quem freia com o pé esquerdo usa mais pressão e consegue manter alguma aceleração para carregar velocidade para dentro das curvas; quem freia com o direito traz uma tendência a demonstrar um desgaste menor das pastilhas de freio e também se traduzindo até mesmo em economia de combustível”, explica o profissional.
“Mesmo assim, ele também consegue manter alguma aceleração para entrar na curva, mas usando o calcanhar, em uma técnica mundialmente conhecida como punta-taco, em que a frente do pé está no freio e a parte de trás no acelerador. No fim das contas, em termos de performance, os dois estilos se equivalem”, completa Brezolin.
A maioria dos pilotos opta por frear com o pé esquerdo por conta do kart. Gaetano di Mauro usou esta justificativa. “Sempre com o pé esquerdo, desde o kart. É algo automático: no carro de rua freio com o pé direito, mas assim que entro em um carro de corrida, instintivamente o esquerdo é o que age no freio”, disse o piloto da Vogel.
Átila Abreu, piloto da Shell, admite que já usou o pé esquerdo, mas que passou a usar o direito para fazer as frenagens. “Já freei com o pé esquerdo na Stock Car, e depois de um tempo, por causa de balanço do carro e economia de combustível, eu passei a frear com o direito, e sigo assim até hoje. No carro de rua também uso o direito, porque tem mais sensibilidade”, comenta o paulista.
Há ainda os casos de pilotos que variam o uso do pé para frenagem de acordo com a pista. Este é o caso do bicampeão Ricardo Maurício, piloto da Eurofarma RC. O veterano admite variar o pé para frear o carro de acordo com as características de cada curva.
“Uso o pé direito para freadas mais fortes, mas em algumas curvas de alta velocidade eu freio com o pé esquerdo. Nas frenagens mais fortes, tenho mais sensibilidade para não bloquear as rodas; em curvas de alta velocidade prefiro pé esquerdo para ajudar no posicionamento do carro. No carro de rua eu vario dependendo do dia”, disse Ricardinho.
Veja com qual pé os pilotos da Stock Cr freiam seus carros:
Freiam com o pé direito: Átila Abreu, Marcos Gomes, Rubens Barrichello, Thiago Camilo, Cacá Bueno, Júlio Campos e Lucas Foresti.
Freiam com o pé esquerdo: Diego Nunes, Gaetano di Mauro, Pedro Cardoso, Bruno Baptista, Denis Navarro, Gabriel Casagrande, Allam Khodair, Ricardo Zonta, Daniel Serra, Nelsinho Piquet, Guilherme Salas, Cesar Ramos, Galid Osman, Matías Rossi e Rafael Suzuki.
Variam o pé na frenagem: Ricardo Maurício e Tuca Antoniazi.
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