Bruno Baptista conquistou neste sábado a pole position para a etapa de abertura da Stock Car. O piloto da RCM foi o mais rápido do Q3 da classificação realizada na tarde deste sábado (1) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), marcando 1min27s790, garantindo a primeira posição de honra da temporada 2023 da principal categoria do automobilismo brasileiro.
A primeira fila ainda vai contar com Ricardo Maurício, piloto da Eurofarma RC que acabou batido em 0s062 por Baptista. Ricardo Zonta, com a Shell/RCM, vai largar da terceira posição, sendo seguido por Cesar Ramos, quarto com a Ipiranga Racing. Daniel Serra, companheiro de Maurício, e Gaetano di Mauro, da HotCar, completam o top-6.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Melhor entre os que não se classificaram, Gabriel Casagrande vai largar da sétima posição com a A.Mattheis-Vogel, dividindo a quarta fila com Thiago Camilo, da Ipiranga Racing. Nelson Piquet Jr., da Crown Racing/TMG, partirá em nono, seguido por Felipe Fraga, da Blau Motorsport. Matías Rossi, de volta à Full Time, partirá da 11ª posição.
LEIA MAIS:
Stock Car: Camilo dá o bote no final e lidera segundo treino em Goiânia
Stock Car: Ricardo Maurício puxa 1-2 da Eurofarma no TL1 em Goiânia
Quem não foi bem foi Rubens Barrichello. O campeão de 2022 e piloto da Mobil ALE Full Time se colocou apenas na 22ª colocação. Já entre os novatos, Dudu Barrichello foi quem obteve o melhor resultado, e partirá da 24ª colocação com o outro time da Mobil ALE. Já o pentacampeão Cacá Bueno partirá somente da 27ª posição com o carro da KTF Sports.
A etapa de abertura da Stock Car está marcada para este domingo (2), a partir das 11h40, com transmissão de Band, Sportv, BandSports e canal da categoria no YouTube.
Confira como foi a classificação
Q1 – Grupo 1
A primeira rodada da classificação começou com 30°C de temperatura ambiente e 53°C no asfalto. A umidade do ar era de 52%. Logo que os boxes foram abertos, alguns dos pilotos já saíram para a pista. O primeiro a registrar tempo foi Guilherme Salas, com a marca de 1min39s632. Átila Abreu e Rafael Suzuki rapidamente bateram o tempo do paulista.
Com três minutos para o final da primeira fase do Q1, Salas retomou a ponta, agora com 1min28s251. Nos dois minutos finais, Gaetano di Mauro apareceu na liderança, cravando 1min28s161 com o carro da HotCar. Suzuki voltou a pontear a sessão, mas Ricardo Maurício se colocou na frente com a Eurofarma RC ao marcar 1min27s738.
O cronômetro zerou e os pilotos passaram a acelerar para fechar a primeira rodada. Maurício melhorou seu tempo para 1min27s698, sendo seguido por Bruno Baptista, Daniel Serra, Thiago Camilo e Ricardo Zonta.
Q1 – Grupo 2
A segunda rodada do Q1 começou com Raphael Teixeira sendo o primeiro a deixar os boxes. O piloto da Scuderia Chiarelli foi o primeiro a registrar tempo, com 1min32s558. Cacá Bueno, que estreia na KTF neste final de semana, fritou os pneus em sua primeira volta rápida. Julio Campos, da Lubrax Podium, se colocou na frente no grupo com 1min29s8810, mas ainda fora do top-15.
Campos foi justamente o primeiro a entrar no top-15, agora com 1min28s128. Outro que entrou na zona de classificação foi Lucas Foresti, da A.Mattheis-Vogel. Felipe Fraga marcou, no minuto final, o melhor tempo do segundo grupo ao marcar 1min27s868 com o carro da Blau Motorsport. O cronômetro zerou e Sergio Jimenez foi mais um a se colocar entre os classificados, tirando Foresti.
Campos voltou a melhorar para se classificar. Assim, o paranaense e Fraga foram os classificados do Grupo 2.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos permanecendo na pista por alguns instantes. Os 15 competidores só partiram para a pista restando cinco minutos para o encerramento da sessão. Felipe Baptista foi o primeiro a marcar tempo com a marca de 1min28s141, marca que logo foi superada por Di Mauro, que cravou 1min27s937.
Maurício tomou a liderança da folha de tempos com 1min27s922, marca 0s015 melhor que a de Di Mauro. Com o cronômetro zerado, Bruno Baptista marcou 1min27s698 para avançar ao topo da classificação. Maurício foi o segundo, 0s224 distante, enquanto Ricardo Zonta foi o terceiro. Di Mauro, Serra e Cesar Ramos fecharam o top-6.
Q3
A rodada final começou com os pilotos aguardando quase cinco minutos para sair para a pista. O primeiro a marcar volta foi Bruno Baptista, com 1min27s790, marca apenas 0s062 melhor em relação a Maurício, o segundo colocado, enquanto Zonta aparecia em terceiro. Os pilotos partiram para a última volta rápida, mas não melhoraram seus tempos. Melhor para Baptista, que ficou com a pole position.
Deixe seu Comentário