Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López venceram as 6 Horas de Fuji com o GR010 HYBRID número 7 após uma batalha épica da TOYOTA GAZOO Racing com a Porsche pelo triunfo na pista japonesa. Com o segundo lugar obtido por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa no GR010 HYBRID número 8, a TOYOTA GAZOO Racing ainda conquistou o pentacampeonato consecutivo de construtores do Mundial de Endurance.
“Concluir a dobradinha era nosso objetivo e não foi fácil, mas nosso ritmo foi brilhante. Obrigado à equipe pelo trabalho árduo e obrigado à Toyota e aos nossos parceiros por fazerem parte disso. Fiquei muito feliz em ver tantas bandeiras da TOYOTA GAZOO Racing espalhadas pela pista. Eu realmente aprecio o grande apoio dos fãs”, disse Kobayashi, que é team principal e piloto do carro 7.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Com público de 54.700 pessoas nas arquibancadas de Fuji, a vitória do carro 7 manteve Conway, Kobayashi e López na disputa do título mundial de pilotos, justamente no duelo com o carro 8 de Buemi, Hartley e Hirakawa. Resta apenas uma prova para o final do campeonato e 39 pontos estarão em jogo, sendo que o carro 8 lidera com 15 pontos de vantagem.
“É bom vencer em Fuji, a nossa quarta vitória de um ano incrível para o carro 7. Estou feliz por conseguir o campeonato de construtores para a equipe também. Parabéns a todos do time. Há muitas pessoas por trás deste projeto que tornaram isso possível. Tenho muito orgulho de fazer parte deste grupo”, disse López.
A dobradinha da TOYOTA GAZOO Racing na corrida após garantir o primeiro lugar não reflete a história completa de uma corrida incrivelmente acirrada na disputa pelas primeiras colocações, já que os GR010 HYBRIDs lutaram bastante no pelotão e apenas assumiram definitivamente a liderança na quinta hora.
Na largada, Conway foi empurrado para terceiro e Sébastien caiu para sexto, pois estava duelando com a Ferrari número 50 em uma caótica curva um. Quando a corrida foi retomada após um safety car na primeira volta, Mike foi tirado da pista enquanto lutava pelo segundo lugar e caiu para quarto, enquanto Buemi ultrapassou o Cadillac número 2 para conseguir o quinto lugar.
“Toda a equipe e engenheiros do nosso carro fizeram um trabalho excelente, não apenas neste fim de semana, mas durante toda a temporada. Parabéns a todos da TOYOTA GAZOO Racing pelo título de fabricantes, agora vamos tentar conquistar o título de pilotos no Bahrein”, disse Conway.
Uma emocionante batalha foi formada entre os candidatos ao título Mundial, TOYOTA GAZOO Racing e Ferrari, com os GR010 HYBRIDs chegando ao topo. Conway e Buemi lutaram para ultrapassar as duas Ferraris e, quando o Porsche número 6 que estava à frente parou para abastecer, o número 7 liderou na frente do número 8 após a primeira hora.
“É um resultado de equipe perfeito, todos fizeram um excelente trabalho e agora podemos desfrutar da vitória com o título mundial de construtores. Foi uma corrida muito acirrada e tenho certeza de que os fãs gostaram disso”, disse Buemi.
López procurou incansavelmente uma maneira de ultrapassar o líder e logo os três primeiros ficaram separados por apenas um segundo, após uma série de voltas rápidas de Hirakawa, que acabou ultrapassando López antes de fazer uma ousada ultrapassagem para a liderança no final da quarta hora.
“É fantástico conquistar o título de construtores e o nosso resultado é bom também para o campeonato de pilotos. Falta apenas uma corrida, então espero que possamos ter o mesmo resultado no Bahrein. É claro que estamos um pouco decepcionados por não vencer esta corrida com o nosso carro 8, mas no geral estamos muito felizes com a dobradinha”, disse Hirakawa.
A pressão na frente aumentou após as primeiras trocas de pilotos, que ocorreram por volta das duas horas. López estabeleceu imediatamente a volta mais rápida da corrida e aproximou-se do Porsche número 6, com Hirakawa também diminuindo a diferença para o terceiro colocado no comando do carro número 8.
Poucos minutos depois, as mudanças finais de piloto fizeram com que Brendon assumisse a liderança, com Kobayashi em segundo. Kobayashi foi o carro mais rápido na pista e logo assumiu a liderança, ampliando sua vantagem enquanto Hartley se defendia da breve pressão do Porsche número 6 na hora final da corrida.
Kobayashi controlou o stint final e recebeu a bandeira quadriculada após 229 voltas para conquistar a nona vitória da TOYOTA GAZOO Racing em 10 corridas no Fuji Speedway e estender a invencibilidade da equipe que vem desde 2016. Hartley cruzou a linha em segundo com o carro 8.
“Uma dobradinha para o time diante de nossos torcedores para conquistar o título mundial. Essa foi a missão hoje e foi um trabalho bem executado. Ambos os carros perderam posições na primeira volta, por isso foi uma grande luta voltar ao primeiro e ao segundo lugares, e isso graças a um enorme esforço da equipe”, disse Hartley.
Depois de liderar a equipe durante todo o fim de semana, o presidente da Toyota e presidente da TOYOTA GAZOO Racing Europe, Koji Sato, juntou-se aos pilotos para comemorar uma vitória suada e o título mundial no pódio. A temporada 2023 do WEC terminará com as 8 Horas do Bahrein, no dia 4 de novembro.
6 Horas de Fuji – Resultado:
1- #7 TOYOTA GAZOO Racing 229 voltas
2- #8 TOYOTA GAZOO Racing +39s119
3- #6 Porsche Penske (Estre/Lotterer/Vanthoor) +47s768
4- #50 Ferrari AF Corse (Fuoco/Molina/Nielsen) +1 volta
5- #51 Ferrari AF Corse (Pier Guidi/Calado/Giovinazzi) +1 volta
6- #38 Hertz Team Jota (Da Costa/Stevens/Ye) +1 volta
Deixe seu Comentário