Terceiro colocado na temporada 2025 da F4 Brasil, Pedro Lima inicia nesta semana sua trajetória no automobilismo europeu. O brasiliense de 15 anos de idade assume o carro #53 da equipe holandesa VAR na Winter Series. É o primeiro dos três campeonatos que o mais jovem vencedor de uma corrida na F4 Brasil vai disputar em 2026 (ele tem previsto em seu calendário também a F4 Italiana e a EuroF4).

A Winter Series é um certame de início de temporada que realiza em 2026 sua quarta edição. Neste ano serão cinco etapas com rodadas triplas em pistas de Portugal e Espanha. O último campeão da Winter Series foi o brasileiro Gabriel Gomez.
A temporada 2026 é a mais importante escalada na trajetória de Pedro Lima no esporte a motor. Credenciado por resultados expressivos no kart, no ano passado o brasiliense disputou a F4 Brasil pela Bassani Racing. Ele cravou pole, venceu duas provas e terminou em terceiro lugar na classificação final, com um total de 11 pódios em 21 corridas. No dia 28 de setembro de 2025, com a vitória no Velocitta, colocou seu nome na história do campeonato brasileiro como o mais jovem vencedor de corrida na categoria. Também foi destaque na preliminar do GP São Paulo de F1, em evento extracampeonato da F4 Brasil, com dois pódios em três provas.
Agora o desafio será ainda maior, medindo força com os principais pilotos da F4 no mundo. Na lista de inscritos preliminar para a etapa do Estoril há 31 competidores. Além de Pedro, Rafaela Ferreira corre com a bandeira do Brasil.
Na semana preparatória para a estreia em Portugal, Pedro Lima passou pela sede da equipe VAR, na Holanda, para sessões de simulador e reuniões com os engenheiros com quem vai trabalhar ao longo do ano.
O campeonato da Winter Series é disputado com os carros equipados com o mesmo chassi Tatuus e motor Abarth usados no Brasil, mas com pneus Pirelli, que serão mais uma novidade para o brasiliense que até então competia com Hankook. Além do Estoril, o campeonato passa por Portimão, no circuito que foi recentemente anunciado de volta ao calendário da F1, então vai para a Espanha nas pistas de Valencia, Aragón e Barcelona.
““Estou muito animado para correr no Estoril. É um ano de muitas novidades e espero tirar o máximo da oportunidade de representar uma equipe de sucesso em diversas categorias de base. Competir na Europa é a realização de um sonho e vou dar meu máximo para aprender e me desenvolver como piloto profissional. Será um ano muito intenso e estou preparado para o desafio”, comenta Lima.
Cada etapa tem dois dias de treinos e dois de corrida, com dois qualificatórios de 15 minutos e três provas de 30 minutos mais uma volta. A Winter Series tem todas as provas exibidas pelo canal oficial da categoria no Youtube.


Deixe seu Comentário