O Ford Mustang GTD foi o mais veloz de todos os carros esportivos de série norte americanos, no famoso circuito de Nurburgring, na Alemanha, completando uma volta abaixo de 7 minutos. O Mustang GTD percorreu os 20,7 km e 73 curvas da pista, também chamada de “Inferno Verde”, em 6 minutos e 57s685.
O circuito Nurburgring é um dos melhores do mundo para o desenvolvimento de carros esportivos. Na direção do Mustang GTD, com 815 cavalos de potência, estava Dirk Muller, piloto da Multimatic Motorsports. Foi dele o mérito de completar o circuito no tempo oficial de 6m 57s685.
Apenas seis carros esportivos de produção em série já quebraram essa barreira de sete minutos. E o Mustang GTD é dono do quinto melhor tempo, segundo os registros oficiais de Nurburgring, cumprindo a meta estabelecida por Jim Farley, presidente da Ford, na apresentação do carro em agosto de 2023.
“A equipe por trás do Mustang GTD usou o que aprendemos em décadas na pista e projetou um supercarro que pode competir com os melhores do mundo”, disse Jim Farley. “Estamos orgulhosos de ser a primeira montadora norte-americana a ter um carro capaz de completar uma volta em Nurburgring abaixo de sete minutos. Mas não estamos satisfeitos, sabemos que o Mustang GTD pode render muito mais. Por isso, voltaremos.”
O sucesso do Mustang GTD em Nurburgring se deve ao trabalho de uma equipe pequena e dedicada de engenheiros e designers, que trabalharam incansavelmente por dois anos para transformar o Mustang GT3 de corrida na versão de rua mais rápida e potente do esportivo.
O Mustang GTD representa o ápice de desempenho do Mustang, usando as lições aprendidas pela Ford Performance e a Multimatic no programa de competição do Mustang GT3, especialmente quanto à aerodinâmica e configuração para pistas. No entanto, o Mustang GTD não está sujeito às regras e regulamentos das corridas GT3, que proíbem grande parte da tecnologia que permite uma volta abaixo de sete minutos em Nurburgring.
Isso inclui os freios de carbono-cerâmica, a aerodinâmica ativa, o supercharger e a suspensão semiativa. A carroceria de fibra de carbono também é usada nas corridas GT3. Mesmo sendo totalmente de série, o Mustang GTD que realizou a prova em Nurburgring incluiu também equipamentos de segurança exigidos no circuito, como banco de competição com cinto de cinco pontos e gaiola de proteção.
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