A TOYOTA GAZOO Racing se aproximou da linha de chegada do Rally Dakar 2026 após um duplo resultado entre os seis primeiros na 12ª especial, no penúltimo dia de uma prova exaustiva na Arábia Saudita.

Embora as chances de vitória da equipe tenham efetivamente acabado na quinta-feira, seus três DKR GR Hilux voltaram à disputa pela honra da etapa. Mais um dia exigente terminou com um top-3 e dois carros entre os 10 primeiros.
A etapa de 720 km entre Al Henakiyah e Yanbu representou a última longa especial da prova. Os 311 km de competição apresentaram uma variedade de terrenos exigentes, desde trechos de alta velocidade e seções rochosas mais lentas até dunas de areia e planaltos.
Toby Price e Armand Monleón disputaram seu segundo top-3 na edição deste ano desde o início da etapa. O DKR GR Hilux número 204 apresentou um desempenho consistente ao longo de toda a prova e ficou a 1min25s da vitória, conquistando o terceiro lugar. Price e Monleón estão agora em oitavo lugar na classificação geral antes da etapa final.
“Me diverti muito no carro. Armand e eu trabalhamos muito bem juntos. Foi uma etapa muito acidentada, mas que tinha de tudo: dunas, leitos de rios e áreas abertas. Pensei que poderíamos estar perto de uma vitória na especial, mas com este nível de competição nunca se pode ter certeza. Estávamos muito perto. Perdemos um pouco nas rochas, então poderíamos ter recuperado tempo ali, mas também poderíamos ter perdido tempo com um furo de pneu. No geral, o carro está bom. Falta mais uma etapa e mais uma chance de vitória. Vamos acelerar e nos divertir”, disse Price.
Seth Quintero e Andrew Short ganharam mais terreno na classificação geral, continuando sua recuperação após sofrerem com furos de pneu no início do rali. Outra forte especial do DKR GR Hilux numeral 203 rendeu o 11º lugar no penúltimo dia de competições, levando a dupla para a nona posição geral.
“Foi um bom dia para nós. A navegação foi difícil e cometemos alguns erros, mas recuperamos mais posições na classificação geral. Passar da 31ª para a nona posição não é uma tarefa fácil no Rally Dakar, por isso estamos orgulhosos disso. Toda a equipe TGR W2RC está fazendo um trabalho incrível e vamos continuar lutando para tentar ganhar mais posições. Estou ansioso pela última etapa; só gostaria que o rali durasse mais uma semana”, comentou Quintero.
Henk Lategan e Brett Cummings deixaram para trás a decepção da quinta-feira e voltaram à ação após reparos no DKR GR Hilux número 202 danificado durante a noite. Começando na parte de trás do pelotão, eles sofreram dois furos de pneus e tiveram que dirigir na poeira dos outros carros a caminho do nono lugar. Depois de perder quase quatro horas com um problema no rolamento da roda na quinta-feira, eles permanecem fora do top-10 geral, em 21º lugar.
“Começamos bem atrás por conta do nosso problema de ontem, o que significava pilotar na poeira de todo mundo. A etapa em si foi muito boa e eu gostei muito. Mas ficamos o tempo todo na poeira dos outros carros. Acabamos ultrapassando alguns dos carros à nossa frente, mas então tivemos um pneu furado e ficamos para trás novamente. Era difícil ultrapassar, mas quando conseguimos novamente, tivemos outro furo de pneu. Isso foi um pouco frustrante, mas chegamos ao final e ainda temos uma etapa pela frente, então daremos o nosso melhor”, disse Lategan.
A cidade portuária de Yanbu, no Mar Vermelho, sedia a etapa final no sábado. Um percurso cronometrado de 105 quilômetros confirmará a classificação antes que o pódio final conclua a rodada de abertura do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIA (W2RC) de 2026.


Deixe seu Comentário