Card image
Notícias
Dakar: Al-Attiyah vence especial e amplia liderança nos carros

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/01/2023
  • Atualizado: 05/01/2023 às 15:52
  • Por: Leonardo Marson

Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel venceram a quinta especial do Rally Dakar entre os competidores dos carros. Nesta quinta-feira (5), a dupla do Toyota Gazoo Racing percorreu os 373 quilômetros cronometrados da etapa que teve largada e chegada em Há’Il, na Arábia Saudita, em 4h13min23s, triunfando pela segunda vez em uma especial nesta edição da prova.

Nasser Al-Attiyah
Attiyah tem mais de 20 minutos de frente para Peterhansel. (Foto: Charly López)

A segunda colocação ficou com Carlos Saniz e Lucas Cruz, dupla da Audi que terminou 1min57s distante do tempo dos vencedores. Outra parceria da equipe das quatro argolas, Stéphane Peterhansel e Edouard Boulanger, foram os terceiros. Yazeed Al Rajhi e Dirk von Zitzewitz foram os quartos com um Toyota da Overdrive, e Guerlain Chicherit e Alex Winocq, com um Prodrive Hunter da GCK, fecharam o top-5.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Henk Lategan e Brett Cummings, com um Toyota da Overdrive, fecharam a especial com o sexto melhor tempo, sendo seguidos por Lucas Moraes e Timo Gottschalk, seus companheiros de equipe. A dupla liderada pelo brasileiro chegou à frente de Giniel de Villiers e Dennis Murphy, do Toyota Gazoo Racing. Sébastien Loeb e Fabian Lurquin, com um Hunter da Bahrein Raid Xtreme, e Vaidotas Zala e Paulo Fiúza, com outro Hunter, completaram o top-10. Loeb e Lurquin, aliás, capotaram no dia, mas se recuperaram e terminaram a especial.

LEIA MAIS:

Loeb vence especial do Dakar nos carros. Al-Attiyah segue na liderança
Dakar: Chicherit vence especial nos carros em dia de caos para Sainz
Al-Attiyah vence especial, e Sainz mantém liderança do Dakar nos carros
Sainz fatura primeira especial do Rally Dakar nos carros com um Audi
Mattias Ekstrom vence prólogo do Dakar na Arábia Saudita

Depois de cinco especiais, Al-Attiyah e Baumel lideram o Dakar com 20h47min36s acumulados, e têm uma frente de 22min36s em relação a Peterhansel e Boulanger, os segundos colocados. Al Rajhi e Zitzewitz são os terceiros, seguidos por Sainz e Cruz. Lategan e Cummings fecham o top-5. Já Moraes e Gottschalk são os sextos colocados.

Tchecos batem holandeses e ampliam liderança nos caminhões

Nos caminhões, Ales Loprais, Petr Pokora e Jaroslav Valtr Jr. venceram a especial desta quinta-feira, após percorrerem os 373 quilômetros do dia em 5h06min57s. A marca do trio da Praga foi 16 segundos melhor em relação ao Iveco de Martin Vandenbrink, Rijk Mouw e Erik Hofman, os segundos colocados. Janus van Kasteren, Darek Rodewald e Marcel Snijders, com outro Iveco, foram os terceiros.

Depois de cinco especiais, as posições desta quinta-feira se reproduzem na classificação geral. Loprais, Pokora e Valtr Jr. lideram com 24h30min26s acumulados, marca 15min22s melhor que a de Vandenbrink, Mouw e Hofman. Van Kasteren, Rodewald e Snijders fecham a lista dos três melhores do Dakar nos caminhões.

O Dakar segue nesta sexta-feira (6), quando a caravana deixa Ha’Il e segue em direção a Al Duwadimi. Serão 467 quilômetros de especial e 877 quilômetros totais.

Deixe seu Comentário

Comentários