A temporada do vigésimo aniversário da Porsche Cup teve um final épico, digno de um ano coroado de emoção e grandes histórias. Miguel Paludo levantou seu décimo título com o segundo lugar na Carrera Cup, conquista garantida a metros da bandeira quadriculada, com Christian Hahn parado na barreira de proteção da Subida do Café.

A corrida foi vencida por Marçal Muller, que terminou o ano em terceiro lugar, atrás dos duelistas pelo título. Representante brasileiro no Shoot-out do Jr Programme na próxima semana, o estreante Matheus Comparatto foi quarto no campeonato terminando a prova na mesma posição.
Pela classe Challenge, a vitória ficou com Caio Chaves, campeão da categoria. Gerson Campos foi ao pódio em terceiro, assegurando o vice-campeonato.
O domingo também confirmou o rol dos campeões de 2025 nos campeonatos de sprint, com Miguel Paludo (Carrera), Marcos Regadas (Carrera Sport), Silvio Morestoni (Carrera Rookie), Caio Chaves (Challenge), Lucas Locatelli (Challenge Sport) e Daniel Neumann (Challenge Rookie).
A temporada 2025 terá sua jornada final no próximo dia 22, com a prova de 500 km que marca a etapa decisiva do Endurance Challenge.
As Corridas
Carrera
A corrida foi iniciada sob regime de safety-car e a largada veio com os carros em fila indiana. O pole Chris Hahn tinha vantagem sobre Miguel Paludo na pontuação com descartes e o eneacampeão era sétimo no grid.
Quando a bandeira verde foi acionada, Marçal Muller logo atacou Hahn, passando por fora no fim da reta Oposta. Paludo tratou de achar espaço e, agressivo, era quarto com meia volta de prova em ritmo de competição.
A pista aparentava ficar mais molhada e os carros abanavam nas freadas, com o top5 indicando Muller, Hahn, Matheus Ferreira, Paludo e Marcos Regadas.
Na volta 4, Paludo e Regadas passaram Ferreira, que recebeu toque na segunda perna do S do Senna e acabou na barreira de pneus. Jeff Giassi então entrou no top5, mas logo foi ultrapassado por Lucas Salles.
Paludo buscou Hahn, que alcançou Muller. Restavam 16 minutos para a volta final e o campeonato estava aberto com duelo entre o #26 e o #7.
O carro de segurança então foi ativado, restando 12 minutos no cronômetro regressivo. Muller era o líder, seguido por Hahn, Paludo, Salles e Regadas (liderando na Sport). O primeiro colocado da Rookie era Flavio Sampaio, em 25º.
A relargada veio na abertura da volta 13, com pouco mais de um minuto no relógio. Seriam duas voltas para resolver o título entre Hahn e Paludo.
Muller relargou bem e Hahn seguiu em seu vácuo. Miguel perdeu contato com a dupla. Hahn atacou na tomada do S do Senna e Muller defendeu. Depois, Hahn chegou a passar colocando rodas além da zebra, mas Muller deu o troco. Paludo se aproveitou e surpreendeu Hahn no Mergulho. Mas o #26 tinha ainda um Boost, que usou na Junção. Eis que seu carro destracionou no Café e parou na barreira de proteção. O título escapou por metros.
Paludo recebeu a bandeirada em segundo, para selar seu décimo, e provavelmente mais emocionante, título na Porsche Cup.
Além de Muller e Paludo, o pódio teve Jeff Giassi, Matheus Comparatto e Lucas Salles. Em sexto, Regadas ganhou novamente na Sport. Em 22º, Silvio Morestoni venceu na Rookie.
Challenge
A largada foi dada em fila indiana, o que favoreceu Caio Chaves a defender a ponta na reta. Mas Daniel Neumann se lançou a partir do segundo lugar e acabou faltando pista para seu carro na saída do S do Senna. Melhor para Caio Castro, que leu bem o movimento e saltou de terceiro para a liderança na tomada da curva do Sol. Leonardo Herrmann e José Moura Neto completavam o top5.
Na volta 3 o carro de segurança precisou ser acionado para resgate de um competidor atolado na caixa de brita no fim da reta Oposta.
A relargada veio na abertura da volta 6 e desta vez Neumann cravou a manobra na freada para assumir a liderança. Caio Castro tentou de toda maneira o troco e chegou a emparelhar na reta Oposta e no Laranjinha. Então na próxima passagem pela reta principal ele deu vácuo para Caio Chaves e o campeão mergulhou por dentro, para ser segundo colocado. Pouco atrás, Gerson Campos ingressava no top5 com oportunistas manobras sobre Cecilia Rabelo e Moura Neto.
Caio Chaves então enquadrou Neumann e arriscou ataque por fora no S do Senna. O #21 defendeu, mas na reta Oposta Chaves emparelhou e passou. Caio Castro viu a brecha e seguiu a linha, retomando o segundo posto após briga tripla pela liderança.
Após mais duas voltas, Chaves livrou pouco mais de 1s de margem para os duelistas pelo segundo lugar. A batalha seguia formidável entre Caio Castro e Neumann, com os carros alternando trajetórias e emparelhando em mais de um trecho da pista. Então o #21 bateu para dentro na tomada do S do Senna. Caio Castro também acabou na barreira de pneus, do lado externo. O safety-car imediatamente foi acionado e a ordem no top5 indicava: Chaves, Herrmann, Gerson Campos, Moura Neto e Matheus Roque. E assim eles foram comboiados até a bandeirada, com vitória de Caio Chaves no geral, Moura Neto na Sport e William Araujo na Rookie.



Deixe seu Comentário