
Marçal Muller e Felipe Fraga foram dominantes no treino classificatório da etapa de 300 km que abre a temporada do Endurance Challenge da Porsche Cup em Portimão, Portugal. Os pilotos do Porsche #544 lideraram as duas sessões do treino classificatório e terminaram com a média de 1:46.285. A marca foi de impressionantes 0s621 de vantagem sobre o tempo combinado dos pilotos do carro #70, Lucas Salles e Rafael Suzuki, que ficaram com o segundo tempo do grid.

Salvo pelo domínio do carro pole, que, nas mãos de Muller, anotou três poles e um segundo lugar em quatro tomadas de tempo válidas pelo campeonato de sprint da temporada da Porsche Cup, incluindo a da semana passada também no Algarve, no restante do grid foi mantida a apertadíssima diferença que caracteriza as etapas de longa duração da categoria. Entre o vice-líder da classificação e o 16º colocado no grid, a margem ficou dentro do mesmo segundo nas médias dos dois competidores.
A segunda fila será composta pelo Porsche #7, do eneacampeão Miguel Paludo, líder do campeonato de sprint com 100% de pódios no ano, em dupla com Alan Hellmeister. Esta é a corrida número 200 de Paludo no evento e ele tem 155 pódios nas 199 provas anteriores. O quarto colocado na tomada de tempo foi o Porsche #27, da dupla pernambucana Sergio Ramalho e Josimar Junior. É a primeira tripulação da classe Sport no grid. Já o #77, de Chico Horta e William Freire, também da classe Sport, completa o top5.
A dupla pole na Carrera Rookie é a do Porsche #911, de Silvio Morestoni e Jeff Giassi. Morestoni já se destacou na divisão na etapa de sprint da semana passada e, mesmo recorrendo ao carro reserva para o quali deste sábado, mostrou performance destacada.
Pela Challenge, a pole ficou com o carro #66, de Sadak Leite e Fabio Carbone, com média de 1:49.278. A seguir veio o #98, de Cecilia Rabelo e Pietro Rimbano, que anotaram 1:49.347, a melhor média da divisão Sport. Pela Challenge Rookie, Daniel Neumann e Gustavo Bandeira estabeleceram 1:49.504.
A etapa de Portimão terá 300 km de duração (65 voltas) ou o máximo de 2 horas e 30 minutos. O regulamento particular da prova determina três janelas de pit-stop obrigatórios, que terão cada uma oito minutos de duração e serão abertas quando o carro líder completar 16, 31 e 48 voltas.
Cada tripulação tem um determinado tempo mínimo de parada obrigatória, mas, via de regra, são 6 minutos entre ingresso e saída do pit. Para a parada ser considerada válida como parada obrigatória, é mandatório trocar o piloto. Na prática, isso significa que o piloto que largar deverá também realizar o terceiro stint, com o companheiro sendo encarregado dos stints 2 e 4.
Para melhor distribuição dos stints, o regulamento estipula também o número máximo de 33 voltas completadas pelo piloto de maior graduação de cada dupla.
A prova distribui pontuação pela ordem de cada categoria no término da volta 30, conferindo pontos para o primeiro segmento apenas para carros que tenham realizado um pit-stop obrigatório até aquele momento. Será indicado o término do segmento no posto de sinalização da direção de prova e a corrida seguirá normalmente sob bandeira verde ou sob bandeira amarela, se esta já tiver em vigência por motivos de segurança.
Novidade para a Carrera introduzida com primazia pela Porsche Cup em 2025, o Boost segue disponível no campeonato de endurance. Como nas provas de sprint dos carros da geração 992, o mecanismo acréscimo adicional de potência para propiciar mais emoção às disputas é limitado a partir do quali. O regulamento particular do GP Paulo Pinheiro estabeleceu 20 acionamentos, a partir dos treinos realizados no sábado. O uso de cada Boost é de livre escolha pelas tripulações _e o traçado do Algarve já mostrou nas corridas de sprint da semana que passada que admite mais de um trecho de proveito máximo de seu acionamento, apresentando uma variável a mais na estratégia.
A corrida tem largada prevista para as 9h pelo horário de Brasília, com transmissão pelos canais digitais oficiais da Porsche Cup, Band e Sportv.
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