Card image
Notícias
Porsche Cup: Argentina marcará contato inicial de convidados com o novo carro

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/08/2022
  • Atualizado: 09/08/2022 às 18:04
  • Por: Leonardo Marson

Depois de um mês de descanso, os pilotos da Porsche Cup Brasil voltam às pistas com uma missão dupla em solo internacional. O Autódromo de Termas de Río Hondo, em Santiago Del Estero, na Argentina, vai receber a quarta etapa do campeonato Sprint (11 e 12 de agosto) e a primeira etapa do campeonato Endurance (14 de agosto). Essa será a segunda vez que Termas de Río Hondo recebe a Porsche, a primeira vez foi em 2017 pelo campeonato sprint.

Porsche Cup
Foto: Luca Bassani

O circuito de 4.805 metros traz um ponto com maior estresse físico e térmico para os discos de freio que a Fremax fornece à Porsche Cup Brasil. Com uma reta longa – 1.070 metros -, na qual os Porsche deverão alcançar velocidades na casa dos 260 km/h, a freada para a curva 6 é a mais severa do traçado, exigindo do piloto uma redução de sexta para segunda marcha e contorno a cerca de 70 km/h.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

As corridas longas trazem para a categoria monomarca um grid com nomes da elite do automobilismo mundial. Também será a primeira vez que os convidados terão contato com o novo Porsche 911 GT3 Cup da geração 992. Até o momento, 24 duplas estão confirmadas na categoria principal.

LEIA MAIS:

Pole na Moto3 em Silverstone, Diogo Moreira é o Piloto da Semana

Entre os nomes confirmados estão alguns conhecidos do público argentino, como é o caso de Rubens Barrichello (dupla de Franco Giaffone) e Ricardo Zonta (dupla de Werner Neugebauer), que já atuaram no automobilismo argentino e também têm passagem pela Fórmula 1. Outro com passagem pela categoria mais reconhecida do automobilismo mundial é Nelson Piquet Jr (Rodrigo Mello), que também tem em seu currículo o título da Fórmula E.

Entre as demais duplas, chamam atenção nomes da Stock Car Pro Series. Ao todo são 16 pilotos convidados com passagem pela categoria brasileira (incluindo quatro campeões em um total de sete títulos) e 12 pilotos que disputam a temporada de 2022. Além dos pilotos da Stock, completam o grid pilotos da Copa Truck (Danilo Dirani em dupla com Renan Pizii) e até o campeão brasileiro de Rally Cross Country Adroaldo Weisheimer (em dupla com Enzo Elias).

O sistema de disputa do campeonato Endurance mudou da temporada passada para essa. Agora as corridas serão divididas em dois segmentos. Na Argentina a etapa terá duração de 300 quilômetros ou 2h45, para isso o primeiro segmento terá duração de 32 das 63 voltas previstas com três pit stops obrigatórios para troca de pilotos com tempo mínimo de seis minutos. Diferente do ano passado, toda parada obrigatória deverá ter troca de piloto e o mínimo de voltas que um piloto deve guiar durante a prova é de 32 voltas. Na prova de longa duração, as duas categorias principais – Carrera Cup e Sprint Challenge – correm no mesmo grid.

As atividades de pista em Río Hondo começam já na quarta-feira (10), com os treinos opcionais voltados para pilotos titulares e convidados. Ao todo serão três sessões para cada categoria (992 e 991.2), com duração de 45 minutos cada. A quinta (11) e a sexta-feira (12) são dedicadas ao cronograma da etapa Sprint. Na quinta, está prevista uma sessão de treino livre na parte da manhã, com classificação no início da tarde e a primeira prova da etapa terá largada às 16h15. A sexta-feira encerra a quarta etapa com a largada às 13h30.

No sábado (13) e no domingo (14) todas as atenções se voltam ao grid estelar da Porsche Carrera Brasil na primeira etapa Endurance da temporada. O primeiro dia de atividades prevê apenas uma sessão de treinos livres na parte da tarde. No domingo (14) pela manhã acontece a classificação para a corrida que terá largada às 13 horas.

A amplitude térmica na região do autódromo de Termas de Río Hondo será um desafio para os pilotos: na quarta-feira (10), primeiro dia de atividades, a variação prevista é de 6ºC a 22ºC, assim como na quinta-feira (11), e também ensolarada. As nuvens aparecem a partir da sexta-feira (12), com baixa probabilidade de chuva e temperaturas variando entre 9 e 26 graus.

No sábado (13) a mínima prevista é de 11ºC com máxima de 28ºC, com pouca variação no domingo (14) – de 13 a 29 graus, com sol entre nuvens. As informações meteorológicas são do site wheather.com.

Os canais SporTV irão transmitir todas as provas da categoria ao vivo (quinta às 16h20 e sexta às 13h25, ambas no SporTV3; e no domingo à 13 horas no SporTV2), assim como o perfil oficial da Porsche Cup no YouTube e demais plataformas digitais.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

“Termas é um circuito longo, que impressiona pela largura da pista, o que possibilita mais de uma linha de traçado. A freada mais forte é ao final da reta oposta, onde chegamos a mais de 260 km/h em sexta marcha e reduzimos para segunda, na curva mais lenta do circuito. Há três ou quatro pontos onde freamos atacando a curva, o chamado trail braking, quando freamos já no contorno, já que são curvas longas, o que exige bastante tanto dos freios como dos pneus. O asfalto é bem liso, há poucas e proeminentes ondulações, mas de forma geral é muito bom, com baixa degradação de pneus”, diz Werner Neugebauer.

“A 4° etapa da Porsche Cup chega em um dos autódromos mais velozes da temporada. Termas do Rìo Hondo, com 4.805m, tem uma das maiores retas da competição com aproximadamente 1.070 metros, fazendo com que os carros cheguem ao limite tanto em velocidade final, alcançando em torno de 260 km/h, quanto em desaceleração e frenagem reduzindo de 6º marcha para 2º ao final da reta, requisitando assim uma maior eficiência dos freios, performance e recuperação térmica”, comenta Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX.

Duplas Carrera Cup (Titular/Convidado)
Alceu Feldmann/Guilherme Salas
Franco Giaffone/Rubens Barrichello
Sylvio de Barros/Ricardo Maurício
Miguel Paludo/Dennis Dirani
Werner Neugebauer/Ricardo Zonta
Edu Guedes/Carlos Ambrósio
Renan Pizii/Danilo Dirani
Leonardo Sanchez/Átila Abreu
Paulo Sousa/Galid Osman
Christian Hahn/Diego Nunes
Rodrigo Mello/Nelson Piquet Jr.
Bruno Campos/Giuliano Losacco
Gustavo Farah/Sebastian Moreno
Lucas Salles/Rafael Suzuki
Enzo Elias/Adroaldo Weisheimer
Francisco Horta/William Freire
Rouman Ziemkiewicz/Gabriel Casagrande
Eduardo Menossi/Pedro Boesel
Nelson Monteiro/Alan Hellmeister
Georgios Frangulis/Cesar Ramos
Marcelo Hahn/Allam Khodair
João Barbosa/João Gonçalves
Lineu Pires/Beto Gresse
Nicolas Costa/Jeff Giassi

Deixe seu Comentário

Comentários