Card image
Notícias
Com a borracha da F1, pilotos da Porsche terão força máxima de frenagem em Interlagos

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/11/2022
  • Atualizado: 09/11/2022 às 19:22
  • Por: Leonardo Marson

O campeonato Sprint da Porsche Carrera Cup Brasil tem a sua decisão marcada para este fim de semana em Interlagos, na capital paulista, em evento suporte ao Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Os pilotos do mais veloz campeonato monomarca do país farão as corridas de prévias da maior categoria do planeta tanto no sábado (12) quanto no domingo (13). A rodada dupla será válida pela sexta e última etapa do campeonato de corridas curtas e vai coroar o campeão da temporada 2022.

Porsche Cup
Foto: Luca Bassani

Entre os postulantes ao título estão Enzo Elias, Marçal Müller e Christian Hahn. Para levar o troféu para casa, as frenagens podem ser fundamentais no circuito mais tradicional do Brasil, já que os pilotos dos Porsche GT3 992 contam com ABS e freiam próximo da placa de 50 metros no final da reta principal e aproximação para o S do Senna.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

E, na preliminar da Fórmula 1, os Porsche da geração 992 terão ainda mais apoio nas frenagens. Em condições de pista seca, a quantidade de borracha que se acumula na pista com a passagem dos carros da F1 aumenta os níveis de aderência, possibilitando aos pilotos um “abuso” ainda maior no pedal do freio, permitindo uma frenagem ainda mais próxima da curva. Um processo que eleva a temperatura dos discos Fremax, que suportam mais de 700ºC de temperatura, e ao mesmo tempo diminui o tempo de uso do pedal do freio e aumenta a eficiência de frenagem – maior desaceleração em menor distância e tempo.

LEIA MAIS:

Porsche Cup: Chris Hahn briga pelo título em Interlagos

Com o ABS habilitado, os competidores poderão usar e abusar do pedal de freio e dos discos de freio Fremax, que equipam os carros da Porsche Brasil. Na volta rápida, os carros chegam ao final da reta principal a uma velocidade próxima aos 253 km/h e diminuem para uma mínima de 82 km/h ao contornar a primeira perna do S, aplicando uma força no de aproximadamente 188 kg/cm² no pedal de freio, gerando uma desaceleração de 2,16 G. O pé fica no freio por aproximadamente 4,2 segundos em uma distância aproximada de 190 metros.

Já os carros da categoria máxima chegam à placa de 50 metros para a frenagem rumo ao S do Senna carregando uma velocidade aproximada de 330 km/h. Usando de uma pressão de 174 quilos (por centímetro quadrado) no pedal do freio e contando com grande pressão aerodinâmica como auxílio na intensa redução de velocidade, que causa uma desaceleração de 5,8 G, a frenagem é feita em 2,4 segundos apenas e o piloto percorre 145 metros com o freio acionado, tirando mais de 200 km/h da velocidade inicial e fazendo o contorno da primeira perna do S do Senna em torno de 132 km/h.

Disputa pelo título
Quem chega em Interlagos como líder da Carrera Cup é o brasiliense Enzo Elias, com 162 pontos somados. O vice-líder é o gaúcho Marçal Müller, que empata em número de pontos com Elias, mas tem menos vitórias. Christian Hahn, que soma 130 pontos, também sonha com o título da temporada. O atual campeão da categoria, Miguel Paludo, é o quarto colocado, com 129 tentos conquistados e ainda tem chances de título. O regulamento prevê o descarte das duas piores pontuações de cada piloto ao final do campeonato.

A última etapa terá três dias oficiais de atividade de pista. A sexta-feira (11) terá uma sessão de treino livre na parte da tarde. No sábado (12) acontecem a classificação e a primeira das duas corridas previstas para a etapa. A classificação será na parte da manhã e a corrida a tarde, antes da corrida Sprint da F1. No domingo (13) é realizada a segunda corrida, antecedendo a corrida da F1. A etapa terá transmissão ao vivo de Band, SporTV e plataformas digitais tanto no sábado (12) quanto no domingo (13).

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Fala, piloto!
“Interlagos é possivelmente a pista mais exigente do Brasil no ponto de vista dos freios. A pista começa com três frenagens muito fortes, às quais chegamos com muita velocidade: no S do Senna, na curva do Lago e no Laranja, seguidas por diversas curvas de baixa velocidade, que têm um espaço de tempo muito curto entre elas, onde o conjunto de freios tem pouco tempo para refrigeração.

“Para ‘piorar’ a situação, sempre que andamos com a Fórmula 1, a pista ganha muita aderência devido à borracha dos pneus deles que se deposita no asfalto. Isso faz com que possamos frear ainda mais próximos da curva e com maior intensidade, causando choques térmicos mais abruptos nas pastilhas e discos. Acabamos dependendo da qualidade desse conjunto para poder continuar na corrida volta após volta”
(Christian Hahn, piloto da Carrera Cup, #26)

A pista de Interlagos na visão da FREMAX
“Interlagos possui uma das frenagens mais desafiadoras dos circuitos brasileiros ao final da reta dos boxes, o S do Senna, a qual permite disputas extremamente emocionantes. Além disso, em seus 4.309 metros, das 13 curvas do traçado, seis delas trazem pontos de frenagens fortes, onde os freios têm grande importância, sendo decisivos para o resultado, já que os locais também são propícios para ultrapassagens.

“Na prática, é possível perceber a eficiência do sistema de frenagem na utilização dos discos Fremax no principal ponto de frenagem do circuito, o S do Senna. Contando com ABS, os pilotos terão ainda mais um aliado neste final de semana de preliminar da Fórmula 1, já que haverá uma quantidade maior de borracha acumulada no asfalto, proporcionando um aumento da aderência da pista. Essas condições podem ser levadas ainda mais ao extremo, permitindo frenagens ainda mais agressivas, no limite do equipamento, mais próximas às curvas”.
(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)

Deixe seu Comentário

Comentários